Jornalismo lifestyle e tendências de consumo - o caso da NiT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://journals.openedition.org/cp/5516 |
Resumo: | As mudanças recentes no mundo são resultado de uma conjugação de fatores que têm a tecnologia como seu motor e a utilização que dela fazemos como elemento acelerador. Na comunicação e no jornalismo há novos desafios e oportunidades. O jornalismo lifestyle assume-se como um campo fértil para investigação, em face da necessidade de definição das suas características e relação com a sociedade de consumo. Este artigo procura explorar a forma como os conteúdos da publicação digital de lifestyle NiT se configuram como jornalismo lifestyle, considerando-o um elemento fundamental para a definição do estilo de vida dos indivíduos em sociedade. Através da análise do tipo de conteúdos privilegiados por esta publicação, particularizando a secção “compras”, subsecção “lojas e marcas”, este artigo procura identificar as características dos artigos mais lidos nesta secção para elaborar uma reflexão sobre o jornalismo lifestyle, identificar a existência de referências diretas a marcas, produtos ou serviços e, eventualmente, poder relacionar as referências encontradas com os anunciantes da publicação. |
id |
RCAP_56138663c9ecdc5c2f43c6baad6bdad5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revues.org:cp/5516 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Jornalismo lifestyle e tendências de consumo - o caso da NiTjournalismlifestyledigital communicationconsumption societyjornalismolifestylecomunicação digitalsociedade de consumoAs mudanças recentes no mundo são resultado de uma conjugação de fatores que têm a tecnologia como seu motor e a utilização que dela fazemos como elemento acelerador. Na comunicação e no jornalismo há novos desafios e oportunidades. O jornalismo lifestyle assume-se como um campo fértil para investigação, em face da necessidade de definição das suas características e relação com a sociedade de consumo. Este artigo procura explorar a forma como os conteúdos da publicação digital de lifestyle NiT se configuram como jornalismo lifestyle, considerando-o um elemento fundamental para a definição do estilo de vida dos indivíduos em sociedade. Através da análise do tipo de conteúdos privilegiados por esta publicação, particularizando a secção “compras”, subsecção “lojas e marcas”, este artigo procura identificar as características dos artigos mais lidos nesta secção para elaborar uma reflexão sobre o jornalismo lifestyle, identificar a existência de referências diretas a marcas, produtos ou serviços e, eventualmente, poder relacionar as referências encontradas com os anunciantes da publicação.Current worldwide changes result from an intersection between technology and other societal factors, with digital devices usage assuming most relevant performative change. In communication and journalism, there are new challenges and opportunities. Lifestyle journalism is assumed to be a new investigative field, observing the need to define its core and activity in relation to consumption society. This article explores NiT digital lifestyle publication and tries to analise its content as lifestyle journalism, as it contributes to define individual lifestyle. Through analyzing the characteristics of this publication content – specifically the “shopping” section, and more particularly the “stores and brands” sub-section –, we try to establish a relation between consumption society and NiT. By using August 2019 publications in this sub-section, we try to find direct references to brands, services and products.Escola Superior de Comunicação SocialComunicação pública2019-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://journals.openedition.org/cp/5516oai:revues.org:cp/5516porurn:doi:10.4000/cp.5516http://journals.openedition.org/cp/5516Cordeiro, Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-24T11:07:31Zoai:revues.org:cp/5516Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:23.777820Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jornalismo lifestyle e tendências de consumo - o caso da NiT |
title |
Jornalismo lifestyle e tendências de consumo - o caso da NiT |
spellingShingle |
Jornalismo lifestyle e tendências de consumo - o caso da NiT Cordeiro, Paula journalism lifestyle digital communication consumption society jornalismo lifestyle comunicação digital sociedade de consumo |
title_short |
Jornalismo lifestyle e tendências de consumo - o caso da NiT |
title_full |
Jornalismo lifestyle e tendências de consumo - o caso da NiT |
title_fullStr |
Jornalismo lifestyle e tendências de consumo - o caso da NiT |
title_full_unstemmed |
Jornalismo lifestyle e tendências de consumo - o caso da NiT |
title_sort |
Jornalismo lifestyle e tendências de consumo - o caso da NiT |
author |
Cordeiro, Paula |
author_facet |
Cordeiro, Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cordeiro, Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
journalism lifestyle digital communication consumption society jornalismo lifestyle comunicação digital sociedade de consumo |
topic |
journalism lifestyle digital communication consumption society jornalismo lifestyle comunicação digital sociedade de consumo |
description |
As mudanças recentes no mundo são resultado de uma conjugação de fatores que têm a tecnologia como seu motor e a utilização que dela fazemos como elemento acelerador. Na comunicação e no jornalismo há novos desafios e oportunidades. O jornalismo lifestyle assume-se como um campo fértil para investigação, em face da necessidade de definição das suas características e relação com a sociedade de consumo. Este artigo procura explorar a forma como os conteúdos da publicação digital de lifestyle NiT se configuram como jornalismo lifestyle, considerando-o um elemento fundamental para a definição do estilo de vida dos indivíduos em sociedade. Através da análise do tipo de conteúdos privilegiados por esta publicação, particularizando a secção “compras”, subsecção “lojas e marcas”, este artigo procura identificar as características dos artigos mais lidos nesta secção para elaborar uma reflexão sobre o jornalismo lifestyle, identificar a existência de referências diretas a marcas, produtos ou serviços e, eventualmente, poder relacionar as referências encontradas com os anunciantes da publicação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://journals.openedition.org/cp/5516 oai:revues.org:cp/5516 |
url |
http://journals.openedition.org/cp/5516 |
identifier_str_mv |
oai:revues.org:cp/5516 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
urn:doi:10.4000/cp.5516 http://journals.openedition.org/cp/5516 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Comunicação Social Comunicação pública |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Comunicação Social Comunicação pública |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130597884428288 |