Jornalismo lifestyle e tendências de consumo - o caso da NiT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Paula
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://journals.openedition.org/cp/5516
Resumo: As mudanças recentes no mundo são resultado de uma conjugação de fatores que têm a tecnologia como seu motor e a utilização que dela fazemos como elemento acelerador. Na comunicação e no jornalismo há novos desafios e oportunidades. O jornalismo lifestyle assume-se como um campo fértil para investigação, em face da necessidade de definição das suas características e relação com a sociedade de consumo. Este artigo procura explorar a forma como os conteúdos da publicação digital de lifestyle NiT se configuram como jornalismo lifestyle, considerando-o um elemento fundamental para a definição do estilo de vida dos indivíduos em sociedade. Através da análise do tipo de conteúdos privilegiados por esta publicação, particularizando a secção “compras”, subsecção “lojas e marcas”, este artigo procura identificar as características dos artigos mais lidos nesta secção para elaborar uma reflexão sobre o jornalismo lifestyle, identificar a existência de referências diretas a marcas, produtos ou serviços e, eventualmente, poder relacionar as referências encontradas com os anunciantes da publicação.
id RCAP_56138663c9ecdc5c2f43c6baad6bdad5
oai_identifier_str oai:revues.org:cp/5516
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Jornalismo lifestyle e tendências de consumo - o caso da NiTjournalismlifestyledigital communicationconsumption societyjornalismolifestylecomunicação digitalsociedade de consumoAs mudanças recentes no mundo são resultado de uma conjugação de fatores que têm a tecnologia como seu motor e a utilização que dela fazemos como elemento acelerador. Na comunicação e no jornalismo há novos desafios e oportunidades. O jornalismo lifestyle assume-se como um campo fértil para investigação, em face da necessidade de definição das suas características e relação com a sociedade de consumo. Este artigo procura explorar a forma como os conteúdos da publicação digital de lifestyle NiT se configuram como jornalismo lifestyle, considerando-o um elemento fundamental para a definição do estilo de vida dos indivíduos em sociedade. Através da análise do tipo de conteúdos privilegiados por esta publicação, particularizando a secção “compras”, subsecção “lojas e marcas”, este artigo procura identificar as características dos artigos mais lidos nesta secção para elaborar uma reflexão sobre o jornalismo lifestyle, identificar a existência de referências diretas a marcas, produtos ou serviços e, eventualmente, poder relacionar as referências encontradas com os anunciantes da publicação.Current worldwide changes result from an intersection between technology and other societal factors, with digital devices usage assuming most relevant performative change. In communication and journalism, there are new challenges and opportunities. Lifestyle journalism is assumed to be a new investigative field, observing the need to define its core and activity in relation to consumption society. This article explores NiT digital lifestyle publication and tries to analise its content as lifestyle journalism, as it contributes to define individual lifestyle. Through analyzing the characteristics of this publication content – specifically the “shopping” section, and more particularly the “stores and brands” sub-section –, we try to establish a relation between consumption society and NiT. By using August 2019 publications in this sub-section, we try to find direct references to brands, services and products.Escola Superior de Comunicação SocialComunicação pública2019-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://journals.openedition.org/cp/5516oai:revues.org:cp/5516porurn:doi:10.4000/cp.5516http://journals.openedition.org/cp/5516Cordeiro, Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-24T11:07:31Zoai:revues.org:cp/5516Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:23.777820Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Jornalismo lifestyle e tendências de consumo - o caso da NiT
title Jornalismo lifestyle e tendências de consumo - o caso da NiT
spellingShingle Jornalismo lifestyle e tendências de consumo - o caso da NiT
Cordeiro, Paula
journalism
lifestyle
digital communication
consumption society
jornalismo
lifestyle
comunicação digital
sociedade de consumo
title_short Jornalismo lifestyle e tendências de consumo - o caso da NiT
title_full Jornalismo lifestyle e tendências de consumo - o caso da NiT
title_fullStr Jornalismo lifestyle e tendências de consumo - o caso da NiT
title_full_unstemmed Jornalismo lifestyle e tendências de consumo - o caso da NiT
title_sort Jornalismo lifestyle e tendências de consumo - o caso da NiT
author Cordeiro, Paula
author_facet Cordeiro, Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Paula
dc.subject.por.fl_str_mv journalism
lifestyle
digital communication
consumption society
jornalismo
lifestyle
comunicação digital
sociedade de consumo
topic journalism
lifestyle
digital communication
consumption society
jornalismo
lifestyle
comunicação digital
sociedade de consumo
description As mudanças recentes no mundo são resultado de uma conjugação de fatores que têm a tecnologia como seu motor e a utilização que dela fazemos como elemento acelerador. Na comunicação e no jornalismo há novos desafios e oportunidades. O jornalismo lifestyle assume-se como um campo fértil para investigação, em face da necessidade de definição das suas características e relação com a sociedade de consumo. Este artigo procura explorar a forma como os conteúdos da publicação digital de lifestyle NiT se configuram como jornalismo lifestyle, considerando-o um elemento fundamental para a definição do estilo de vida dos indivíduos em sociedade. Através da análise do tipo de conteúdos privilegiados por esta publicação, particularizando a secção “compras”, subsecção “lojas e marcas”, este artigo procura identificar as características dos artigos mais lidos nesta secção para elaborar uma reflexão sobre o jornalismo lifestyle, identificar a existência de referências diretas a marcas, produtos ou serviços e, eventualmente, poder relacionar as referências encontradas com os anunciantes da publicação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://journals.openedition.org/cp/5516
oai:revues.org:cp/5516
url http://journals.openedition.org/cp/5516
identifier_str_mv oai:revues.org:cp/5516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv urn:doi:10.4000/cp.5516
http://journals.openedition.org/cp/5516
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
Comunicação pública
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
Comunicação pública
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130597884428288