A improvisação como ferramenta pedagógica no ensino vocacional de piano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Crisóstomo, João Miguel Dias
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5663
Resumo: Resumo I - A frequência do Estágio do Ensino Especializado proporcionou uma oportunidade de observar o ensino de piano numa das escolas mais importantes do ensino da música em Portugal, acompanhando alunos do Curso Básico e do Curso Secundário, que frequentaram a Escola de Música do Conservatório Nacional no regime integrado. O processo de observação de aulas que decorreu deste estágio possibilitou-nos assistir às aulas de piano de uma professora experiente, permitindo a observação de metodologias consolidadas e assistir de perto à forma como estas são postas em prática. Por outro lado, através da leccionação de aulas observadas, foi dada a oportunidade de testar e reflectir sobre o próprio desempenho docente, procurando estratégias e ferramentas pedagógicas que possam vir a acrescentar qualidade à prática pedagógica. O ensino especializado da música em Portugal tem experimentado mudanças importantes, o que leva a que haja uma adaptação das escolas às mudanças, continuando a leccionar um ensino de qualidade, que se quer cada vez mais eficaz, inovador, e com professores cada vez melhor fundamentados e preparados.
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Por outro lado, através da leccionação de aulas observadas, foi dada a oportunidade de testar e reflectir sobre o próprio desempenho docente, procurando estratégias e ferramentas pedagógicas que possam vir a acrescentar qualidade à prática pedagógica. O ensino especializado da música em Portugal tem experimentado mudanças importantes, o que leva a que haja uma adaptação das escolas às mudanças, continuando a leccionar um ensino de qualidade, que se quer cada vez mais eficaz, inovador, e com professores cada vez melhor fundamentados e preparados.Resumo II - Um dos primeiros jogos musicais propostos aos alunos de iniciação musical, nas aulas de formação auditiva dos nossos conservatórios, é aquele em que o professor, apresentando uma frase rítmica ou melódica, pede ao aluno para “inventar” uma resposta a essa frase. Este exercício simples de improvisação pode ser uma forma extremamente interessante de estimular o aluno para a linguagem musical e de o despertar para importantes recursos que estão ao seu dispor, na construção do discurso musical. Este projecto de investigação teve como objectivo criar um espaço de experimentação livre, onde os alunos de piano do ensino especializado da música tivessem uma oportunidade para potenciarem a sua aprendizagem instrumental, através da improvisação. Pretendeu-se encontrar uma abordagem complementar à aprendizagem do piano, que possa desenvolver uma relação mais instintiva com o instrumento; uma relação forte que dê respostas claras aos alunos e um significado à linguagem musical; uma relação que estimule nos alunos a criatividade, que potencie a motivação e, consequentemente, o sucesso na aprendizagem.Abstract I - The year's teaching placement provided an opportunity to observe piano teaching at one of the most important schools of music in Portugal, and follow students of the Elementary and Intermediate Courses, who attended the integrated learning system of the Escola de Música do Conservatório Nacional. The process of observation classes held during this placement, gave us the possibility to attend an experienced teacher's piano lessons, allowing us the observation of consolidated methodologies and to watch closely how these are implemented. On the other hand, through teaching supervised classes, we were given the opportunity to test and reflect on our own teaching performance, look for educational strategies and tools, that might add quality to the pedagogical practice. In Portugal, specialized music teaching has experienced important changes. This means there is an adaptation of schools suited to these changes, while continuing to offer an increasingly effective, and innovative quality education, where teachers are better grounded and prepared.Abstract II - One of the first musical games suggested to young music students, in the music training classes of our music schools, is a simple game in which the teacher, with a rhythmic or melodic phrase, asks the student to "invent" a response to that phrase. This simple exercise of improvisation can be an extremely interesting way to encourage students to develop their own musical language and awaken important resources in the construction of musical discourse. This research project aimed to create a free trial space where piano pupils in specialized music education had an opportunity to increase their instrumental learning through improvisation. It was intended to find a complementary approach to learning to play the piano, which can enhance a more instinctive relationship with the instrument, a strong relationship that gives clear answers to students and meaning to musical language and a relationship that stimulates creativity in students, develops motivation and hence success in learning.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaMoyano, JorgeBuckley, RichardRCIPLCrisóstomo, João Miguel Dias2016-02-11T16:42:11Z2015-082015-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5663TID:201454300porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:49:23Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5663Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:55.089202Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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