Um caminho para uma escola profissional mais inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ana Rita Teixeira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/39064
Resumo: Compreendendo a inclusão como um fenómeno social complexo, que depende principalmente do planeamento e capacidade de toda a comunidade educativa, e seu envolvimento no processo, a presente dissertação é fruto de uma investigação sobre Educação Inclusiva e a perceção dos docentes de uma escola profissional face à mesma, bem como a sua apropriação/implementação, tendo em conta o novo regime jurídico. Para o efeito, recorreu-se à revisão da literatura para esclarecer os conceitos essenciais da investigação, tais como: necessidades educativas especiais, inclusão, educação inclusiva, o ensino colaborativo, formação de professores e o ensino de formação profissional. De modo a obter a informação pretendida, e como método de recolha de dados, foi utilizada a observação participante ativa, de forma a analisar as atitudes dos docentes no seu estado natural, sem que estes se apercebessem de que estariam a ser observados, sendo também realizados inquéritos por questionário à equipa de docência da escola. Perante a análise da informação recolhida, verificou-se que a maioria dos inquiridos conhece o novo regime jurídico, apresentando, no entanto, diversas dificuldades na sua implementação. Alguns dos resultados obtidos sugerem inquietações em relação ao processo de inclusão, apontando como pertinentes algumas condições importantes para a sua melhoria, tais como a formação dos professores. Neste sentido, elaborou-se uma ação de formação, de forma que os docentes, por um lado, pudessem sentir-se mais confiantes na utilização de estratégias enquadradas no novo regime jurídico e desenvolver um trabalho colaborativo, e, por outro, levá-los a refletir sobre as suas metodologias. A reduzida dimensão da amostra, limitada a uma única escola, permite apenas inferir do panorama da realidade em estudo, limitando, deste modo, a obtenção de conclusões gerais definitivas.
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