O marketing e a comunicação na hotelaria: o estudo de caso de hotel familiar e hotel de grupo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Luís Miguel Martins Vieira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/1087
Resumo: Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Marketing e Promoção Turística apresentado à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria.
id RCAP_56f1ce4369f053bf2265d1c0ab33cd92
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1087
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O marketing e a comunicação na hotelaria: o estudo de caso de hotel familiar e hotel de grupoTurismoHotelariaGestão hoteleiraMarketingComunicaçãoComunicação externaDissertação para obtenção do grau de Mestre em Marketing e Promoção Turística apresentado à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria.O marketing assume uma grande importância para todo o tipo de empresas turísticas na medida em que se apresenta como uma ferramenta de apoio à gestão e na ajuda da definição de estratégias adequadas para o desenvolvimento das mesmas, com o objetivo principal de potenciar resultados financeiros. Desta forma, o pensamento de marketing e a estratégia de comunicação desenvolvida de forma pensada e estruturada permite colocar a empresa em melhores condições de alcançar uma maior quota de mercado que permita fazer chegar o produto ou serviço junto dos clientes e do mercado. Assim, o marketing e a comunicação devem definir um conjunto de ações de comunicação interna e externa que possam ser colocadas em prática e que permitam transmitir mensagens com o objetivo de dar a conhecer a empresa, os seus produtos e serviços de forma a provocar nos consumidores o desejo de aquisição. Para perceber de que forma é que o marketing e a comunicação podem desempenhar este papel vital para as unidades hoteleiras, procurámos recolher um conjunto de informações sobre os temas do turismo, da hotelaria, da gestão hoteleira, do marketing e da comunicação, temas estes que admitimos serem determinantes para o nosso trabalho de investigação. Para tal, foi fundamental a pesquisa de livros temáticos, a consulta de artigos publicados, a leitura de teses já realizadas sobre estes assuntos, a realização de entrevista junto da direção de unidade hoteleira de gestão familiar para recolher informações sobre como é feita a gestão do hotel e a visita aos dois tipos de hotel que foram alvo do nosso trabalho de investigação. Após a recolha e tratamento de todas as informações e conteúdos que pudessem dar resposta aos objetivos da nossa investigação, foi possível perceber que o marketing e a comunicação são um veículo de grande importância para a gestão das unidades hoteleiras.Almeida, Paulo Jorge SantosIC-OnlinePereira, Luís Miguel Martins Vieira2014-11-13T10:14:08Z201320132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1087TID:201110431porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:42:21Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1087Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:50.659416Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O marketing e a comunicação na hotelaria: o estudo de caso de hotel familiar e hotel de grupo
title O marketing e a comunicação na hotelaria: o estudo de caso de hotel familiar e hotel de grupo
spellingShingle O marketing e a comunicação na hotelaria: o estudo de caso de hotel familiar e hotel de grupo
Pereira, Luís Miguel Martins Vieira
Turismo
Hotelaria
Gestão hoteleira
Marketing
Comunicação
Comunicação externa
title_short O marketing e a comunicação na hotelaria: o estudo de caso de hotel familiar e hotel de grupo
title_full O marketing e a comunicação na hotelaria: o estudo de caso de hotel familiar e hotel de grupo
title_fullStr O marketing e a comunicação na hotelaria: o estudo de caso de hotel familiar e hotel de grupo
title_full_unstemmed O marketing e a comunicação na hotelaria: o estudo de caso de hotel familiar e hotel de grupo
title_sort O marketing e a comunicação na hotelaria: o estudo de caso de hotel familiar e hotel de grupo
author Pereira, Luís Miguel Martins Vieira
author_facet Pereira, Luís Miguel Martins Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Paulo Jorge Santos
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Luís Miguel Martins Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Hotelaria
Gestão hoteleira
Marketing
Comunicação
Comunicação externa
topic Turismo
Hotelaria
Gestão hoteleira
Marketing
Comunicação
Comunicação externa
description Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Marketing e Promoção Turística apresentado à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-11-13T10:14:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/1087
TID:201110431
url http://hdl.handle.net/10400.8/1087
identifier_str_mv TID:201110431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136954529349632