Identificação de baterias através da comunicação pela linha de alimentação DC
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/17711 |
Resumo: | Para uma identificação de baterias utilizadas em veículos industriais é analisada a hipótese da utilização da tecnologia PLC. Esta tecnologia permite uma fácil integração e um menor investimento, pois utiliza a linha de alimentação já existente para comunicar. Até à data, a transmissão numa linha DC nunca foi muito explorada. No entanto nos últimos anos têm surgido equipamentos que permitem estudar um sistema de comunicação utilizando esta linha. Nesta dissertação foi feito um estudo sobre as características e protocolos PLC existentes, seguidos de uma pesquisa sobre os equipamentos existentes capazes de integrar um sistema aplicando a tecnologia PLC. Foram desenvolvidos um protótipo e um código que satisfaz as funcionalidades impostas pelo equipamento. Foram também realizados dois testes, um ao código com a análise da mensagem a enviar e outro ao driver de comunicação utilizado no protótipo desenvolvido. Os resultados dos testes indicam que o código desenvolvido funciona. Contudo, o teste ao integrado não apresentou resultados conclusivos. |
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Identificação de baterias através da comunicação pela linha de alimentação DCPLCAFE031PWMSPIProtótipoPrototypePara uma identificação de baterias utilizadas em veículos industriais é analisada a hipótese da utilização da tecnologia PLC. Esta tecnologia permite uma fácil integração e um menor investimento, pois utiliza a linha de alimentação já existente para comunicar. Até à data, a transmissão numa linha DC nunca foi muito explorada. No entanto nos últimos anos têm surgido equipamentos que permitem estudar um sistema de comunicação utilizando esta linha. Nesta dissertação foi feito um estudo sobre as características e protocolos PLC existentes, seguidos de uma pesquisa sobre os equipamentos existentes capazes de integrar um sistema aplicando a tecnologia PLC. Foram desenvolvidos um protótipo e um código que satisfaz as funcionalidades impostas pelo equipamento. Foram também realizados dois testes, um ao código com a análise da mensagem a enviar e outro ao driver de comunicação utilizado no protótipo desenvolvido. Os resultados dos testes indicam que o código desenvolvido funciona. Contudo, o teste ao integrado não apresentou resultados conclusivos.To identify batteries used on industrial vehicles it’s analysed the hypothesis of using the PLC technology. This technology allows an easy integration and a low investment because it uses the power line to communicate data. Despite that in the last few years new equipment has been released that allows to study the possibility of a communication system using the power line. In this dissertation a study has been made about the PLC characteristics and the existing protocols, followed by a research about the equipment’s on the market capable of offering a solution for this goal. A prototype and the respective code compatible with the equipment chosen. A couple of tests has been made, one testing the code related to message sent and another to the prototype. The test made show that the code that has been developed works, sending the intended message. The test made to the prototype does not show good results.Figueiredo, Lino Manuel BaptistaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCorreia, Vasco Manuel Dias2021-03-29T14:14:28Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/17711TID:202573745porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:08:48Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/17711Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:19.351305Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Para uma identificação de baterias utilizadas em veículos industriais é analisada a hipótese da utilização da tecnologia PLC. Esta tecnologia permite uma fácil integração e um menor investimento, pois utiliza a linha de alimentação já existente para comunicar. Até à data, a transmissão numa linha DC nunca foi muito explorada. No entanto nos últimos anos têm surgido equipamentos que permitem estudar um sistema de comunicação utilizando esta linha. Nesta dissertação foi feito um estudo sobre as características e protocolos PLC existentes, seguidos de uma pesquisa sobre os equipamentos existentes capazes de integrar um sistema aplicando a tecnologia PLC. Foram desenvolvidos um protótipo e um código que satisfaz as funcionalidades impostas pelo equipamento. Foram também realizados dois testes, um ao código com a análise da mensagem a enviar e outro ao driver de comunicação utilizado no protótipo desenvolvido. Os resultados dos testes indicam que o código desenvolvido funciona. Contudo, o teste ao integrado não apresentou resultados conclusivos. |
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