Fatores determinantes do sucesso escolar no ensino superior: Escola Superior de Gestão - IPCA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Márcia Juliana da Cunha dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/1339
Resumo: A educação no ensino superior tem sido monitorizada dada a sua importância para a formação profissional, social e cultural dos indivíduos perante a sociedade. Por sua vez, o desenvolvimento socioeconómico e tecnológico exige uma adequação contínua no campo do saber e das competências técnico-científicas. Neste contexto as Instituições de Ensino Superior são desafiadas a acompanhar este crescimento, formando profissionais qualificados e bem preparados para enfrentar os desafios e adversidades, de forma a dar resposta ao aumento das exigências do mercado de trabalho. Cabe ao ensino superior a responsabilidade da qualificação de alto nível e a difusão do conhecimento tecnológico e científico aos seus estudantes, para que após o percurso académico, estes atendam às expectativas profissionais. Com isso, esta investigação teve como objetivo identificar os determinantes do sucesso escolar, onde através de um estudo empírico, procurou identificar variáveis que influenciam o desempenho académico dos alunos dos cursos de Contabilidade, Fiscalidade e Finanças, da Escola de Gestão do IPCA. Para responder à questão de investigação, foram utilizados dados dos estudantes, informações de natureza sociodemográfica, comportamental, psicológica e ainda, informações relacionadas com a instituição de ensino superior. Os dados utilizados tiveram por base, a aplicação de um questionário por inquérito no ano de 2017 (n=188) aos estudantes em causa e dados secundários fornecidos pelos serviços académicos do IPCA (N=435). Através da aplicação de metodologias de análise estatística de testes de hipóteses, regressão linear múltipla e a análise de trajetórias, foram obtidos resultados que permitiram verificar que o desempenho académico é diretamente explicado de forma positiva pela: nota de ingresso no ensino superior; idade do estudante; frequência às aulas; facilidade que o estudante possui em cálculos matemáticos, em interpretação de texto e em raciocínio lógico; horas de sono que antecedem os testes; número de horas de estudo e nível de formação académica do professor. Além disso, o desempenho acadêmico é também explicado indiretamente pela: autoeficácia, otimismo e autoestima. Adicionalmente, verificou-se também que estudantes que fumam têm um pior desempenho académico relativamente aos seus colegas não fumadores. No entanto, não se detetou influência no desempenho académico em função do nível económico-financeiro familiar, e do nível de formação académica dos pais dos estudantes. Os resultados desta pesquisa pretendem contribuir proactivamente com a gestão académica, auxiliando no desenho de estratégias que visem a melhoria dos processos educacionais e consequentemente um maior sucesso escolar.
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