As atitudes dos alunos do terceiro ciclo em relação à inclusão nas aulas de educação física : o contacto anterior e a presença de alunos com nee na turma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Maria Inês Botelho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7887
Resumo: A promoção de uma escola democrática, onde incluir se torne um sinónimo real de envolver, é um desafio com o qual os profissionais de Educação se deparam actualmente. Colocar alunos no centro do processo de ensino/aprendizagem, pressupõe que as suas características e necessidades particulares são atendidas, o que implica a preparação de todo o sistema de ensino para o atendimento a essa mesma heterogeneidade. O presente estudo cujo título é “As Atitudes dos alunos do terceiro ciclo em relação à inclusão nas aulas de Educação Física – O contacto anterior e a presença de alunos com NEE na turma”, tem como objectivo verificar as atitudes dos alunos face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física. A amostra é constituída por 1158 alunos com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos (N=598 género masculino e N=560 género feminino), do Terceiro Ciclo, das regiões de Lisboa, Carcavelos, Torres Vedras e Pinhal Novo. Para a recolha de dados procedeu-se à aplicação de um questionário “As atitudes dos alunos face aos seus pares com deficiência nas aulas de Educação Física” (AID – EF, Leitão, 2014). Quanto aos procedimentos estatísticos, realizou-se uma análise descritiva e posteriormente uma análise inferencial, utilizando o Teste T-student, através do programa estatístico SPSS. Ambos os grupos de estudo (Presença de alunos na turma com NEE e contacto anterior e ausência de alunos na turma com NEE sem contacto anterior) apresentam atitudes diferentes no domínio das crenças favoráveis, crenças de controlo interno e crenças de controlo externo. Os alunos que não têm alunos com NEE na turma nem tiveram contacto prévio apresentam atitudes mais favoráveis nas três dimensões do estudo (Ajzen, 2002) Crenças Comportamentais Favoráveis; Crenças Comportamentais Desfavoráveis; Crenças de Controlo Interno; e Crenças de Controlo Externo à excepção das crenças normativas onde o grupo com contacto anterior e com presença de NEE nas turma apresenta uma atitude mais favorável. Esta afirmação parece rejeitar a Teoria do Contacto (Allport, 1954) que indica que o contacto prévio provoca atitudes mais positivas nos alunos perante os seus colegas com deficiência.
id RCAP_574c0a0b55e8a6d6c95c2c01250a3cdf
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7887
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As atitudes dos alunos do terceiro ciclo em relação à inclusão nas aulas de educação física : o contacto anterior e a presença de alunos com nee na turmaMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOEDUCAÇÃO FÍSICAINCLUSÃO ESCOLARNECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISATITUDESCRENÇASESTUDOS DE CASODESPORTOPHYSICAL EDUCATIONSCHOOL INCLUSIONSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSATITUDESBELIEFSCASE STUDIESSPORTA promoção de uma escola democrática, onde incluir se torne um sinónimo real de envolver, é um desafio com o qual os profissionais de Educação se deparam actualmente. Colocar alunos no centro do processo de ensino/aprendizagem, pressupõe que as suas características e necessidades particulares são atendidas, o que implica a preparação de todo o sistema de ensino para o atendimento a essa mesma heterogeneidade. O presente estudo cujo título é “As Atitudes dos alunos do terceiro ciclo em relação à inclusão nas aulas de Educação Física – O contacto anterior e a presença de alunos com NEE na turma”, tem como objectivo verificar as atitudes dos alunos face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física. A amostra é constituída por 1158 alunos com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos (N=598 género masculino e N=560 género feminino), do Terceiro Ciclo, das regiões de Lisboa, Carcavelos, Torres Vedras e Pinhal Novo. Para a recolha de dados procedeu-se à aplicação de um questionário “As atitudes dos alunos face aos seus pares com deficiência nas aulas de Educação Física” (AID – EF, Leitão, 2014). Quanto aos procedimentos estatísticos, realizou-se uma análise descritiva e posteriormente uma análise inferencial, utilizando o Teste T-student, através do programa estatístico SPSS. Ambos os grupos de estudo (Presença de alunos na turma com NEE e contacto anterior e ausência de alunos na turma com NEE sem contacto anterior) apresentam atitudes diferentes no domínio das crenças favoráveis, crenças de controlo interno e crenças de controlo externo. Os alunos que não têm alunos com NEE na turma nem tiveram contacto prévio apresentam atitudes mais favoráveis nas três dimensões do estudo (Ajzen, 2002) Crenças Comportamentais Favoráveis; Crenças Comportamentais Desfavoráveis; Crenças de Controlo Interno; e Crenças de Controlo Externo à excepção das crenças normativas onde o grupo com contacto anterior e com presença de NEE nas turma apresenta uma atitude mais favorável. Esta afirmação parece rejeitar a Teoria do Contacto (Allport, 1954) que indica que o contacto prévio provoca atitudes mais positivas nos alunos perante os seus colegas com deficiência.Promoting a democratic school, where the idea of inclusion also implies the idea of evolving, is a challenge every professional working in the education field faces nowadays. Putting the students in the center of the teaching and learning process demands an answer to their specific characteristics and needs, which implies preparing the all educational system to be able to attend its own heterogeneity. The purpose of the present study, whose title is “The attitudes of the first secondary school’s students regarding inclusion in physical education classes – the previous contacts and the presence of students with special education needs in the class”, is to analyze the attitudes of the so-called normal students towards their pairs in their physical education’s course classes. The sample comprises 1158 students, with ages that go from 11 years old to 18 year old (N=598 masculine students and N=560 feminine students), who attend the first secondary school and who are based in Lisbon, Carcavelos, Torres Vedras and Pinhal Novo. The data collection was done through an enquiry named “The attitudes of the students regarding their special education needs pairs in Physical Education’s classes” (AID-EF, Leitão, 2014). The statistical procedures used in the present study include a descriptive analysis and an inferential analysis (which was done afterwards), as well as a T-Student test, through the statistical program SPSS. The two groups who were studied (Presence of the students in class with special education needs and with previous contacts; and absence of students in the class with special education needs and no previous contact) show different attitudes in the favorable intern and extern control beliefs’ domains. The students who have no colleagues with special educational needs in their classes – and that, simultaneously, didn’t have previous contact with this kind of students – tend to show more positive attitudes in the three dimensions of the study (Ajzen, 2002): Favorable behavioral beliefs, Unfavorable behavioral beliefs and internal and external control beliefs with the exception of the normative beliefs where the group with previous contact and with presence of SEN in the class presents a more favorable attitude. This statement seems to contradict the Contact Theory (Allport, 1954), which points out that the previous contact with special educational needs’ students generates more positive attitudes towards them.2017-05-17T16:52:45Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7887TID:201689383porCorreia, Maria Inês Botelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:11:03Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7887Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:39.222312Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As atitudes dos alunos do terceiro ciclo em relação à inclusão nas aulas de educação física : o contacto anterior e a presença de alunos com nee na turma
title As atitudes dos alunos do terceiro ciclo em relação à inclusão nas aulas de educação física : o contacto anterior e a presença de alunos com nee na turma
spellingShingle As atitudes dos alunos do terceiro ciclo em relação à inclusão nas aulas de educação física : o contacto anterior e a presença de alunos com nee na turma
Correia, Maria Inês Botelho
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
INCLUSÃO ESCOLAR
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
ATITUDES
CRENÇAS
ESTUDOS DE CASO
DESPORTO
PHYSICAL EDUCATION
SCHOOL INCLUSION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
ATITUDES
BELIEFS
CASE STUDIES
SPORT
title_short As atitudes dos alunos do terceiro ciclo em relação à inclusão nas aulas de educação física : o contacto anterior e a presença de alunos com nee na turma
title_full As atitudes dos alunos do terceiro ciclo em relação à inclusão nas aulas de educação física : o contacto anterior e a presença de alunos com nee na turma
title_fullStr As atitudes dos alunos do terceiro ciclo em relação à inclusão nas aulas de educação física : o contacto anterior e a presença de alunos com nee na turma
title_full_unstemmed As atitudes dos alunos do terceiro ciclo em relação à inclusão nas aulas de educação física : o contacto anterior e a presença de alunos com nee na turma
title_sort As atitudes dos alunos do terceiro ciclo em relação à inclusão nas aulas de educação física : o contacto anterior e a presença de alunos com nee na turma
author Correia, Maria Inês Botelho
author_facet Correia, Maria Inês Botelho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Maria Inês Botelho
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
INCLUSÃO ESCOLAR
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
ATITUDES
CRENÇAS
ESTUDOS DE CASO
DESPORTO
PHYSICAL EDUCATION
SCHOOL INCLUSION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
ATITUDES
BELIEFS
CASE STUDIES
SPORT
topic MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
INCLUSÃO ESCOLAR
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
ATITUDES
CRENÇAS
ESTUDOS DE CASO
DESPORTO
PHYSICAL EDUCATION
SCHOOL INCLUSION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
ATITUDES
BELIEFS
CASE STUDIES
SPORT
description A promoção de uma escola democrática, onde incluir se torne um sinónimo real de envolver, é um desafio com o qual os profissionais de Educação se deparam actualmente. Colocar alunos no centro do processo de ensino/aprendizagem, pressupõe que as suas características e necessidades particulares são atendidas, o que implica a preparação de todo o sistema de ensino para o atendimento a essa mesma heterogeneidade. O presente estudo cujo título é “As Atitudes dos alunos do terceiro ciclo em relação à inclusão nas aulas de Educação Física – O contacto anterior e a presença de alunos com NEE na turma”, tem como objectivo verificar as atitudes dos alunos face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física. A amostra é constituída por 1158 alunos com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos (N=598 género masculino e N=560 género feminino), do Terceiro Ciclo, das regiões de Lisboa, Carcavelos, Torres Vedras e Pinhal Novo. Para a recolha de dados procedeu-se à aplicação de um questionário “As atitudes dos alunos face aos seus pares com deficiência nas aulas de Educação Física” (AID – EF, Leitão, 2014). Quanto aos procedimentos estatísticos, realizou-se uma análise descritiva e posteriormente uma análise inferencial, utilizando o Teste T-student, através do programa estatístico SPSS. Ambos os grupos de estudo (Presença de alunos na turma com NEE e contacto anterior e ausência de alunos na turma com NEE sem contacto anterior) apresentam atitudes diferentes no domínio das crenças favoráveis, crenças de controlo interno e crenças de controlo externo. Os alunos que não têm alunos com NEE na turma nem tiveram contacto prévio apresentam atitudes mais favoráveis nas três dimensões do estudo (Ajzen, 2002) Crenças Comportamentais Favoráveis; Crenças Comportamentais Desfavoráveis; Crenças de Controlo Interno; e Crenças de Controlo Externo à excepção das crenças normativas onde o grupo com contacto anterior e com presença de NEE nas turma apresenta uma atitude mais favorável. Esta afirmação parece rejeitar a Teoria do Contacto (Allport, 1954) que indica que o contacto prévio provoca atitudes mais positivas nos alunos perante os seus colegas com deficiência.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-05-17T16:52:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/7887
TID:201689383
url http://hdl.handle.net/10437/7887
identifier_str_mv TID:201689383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131273900326912