A reflexão partilhada sobre a prática docente no 1º ano de trabalho como forma de potenciar o desenvolvimento pessoal e profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Joana Luís Correia dos, 1980-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/5742
Resumo: Tese de Mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
id RCAP_577ab9f524f6b1491b13f6bfc955cfa5
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/5742
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A reflexão partilhada sobre a prática docente no 1º ano de trabalho como forma de potenciar o desenvolvimento pessoal e profissionalSupervisão de professoresDesenvolvimento pessoal e profissionalFormação inicial de professoresTeses de mestrado - 2011Tese de Mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011Este estudo pretende compreender de que forma a reflexão partilhada de um grupo de professores de 1º ciclo, pertencentes ao Movimento da Escola Moderna (MEM), sobre a prática pedagógica, potencia o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores envolvidos. A importância da reflexão acerca da prática docente levou um grupo de professores a juntar-se periodicamente, durante um ano lectivo, para discutir, partilhar, reflectir e melhorar a sua prática na aplicação e desenvolvimento do modelo do MEM. Na revisão bibliográfica foi explorado o conceito de supervisão, a história e princípios do Movimento da Escola Moderna, e os aspectos considerados relevantes para o desenvolvimento profissional de um professor no seu primeiro ano de trabalho. Ainda foram focadas as características e importância da reflexão crítica e mediada. A metodologia seguiu uma abordagem qualitativa, sendo a investigação-acção o desenho deste estudo. Como técnicas de recolha e análise de dados recorreu-se à observação participante, à entrevista e à narrativa. Os resultados do estudo permitem identificar as principais fontes de insegurança e medos dos professores em início de carreira, permitem caracterizar as principais mudanças que ocorrem nas concepções e práticas dos professores quando estes entram em contacto com o modelo de trabalho do MEM, e permitem, ainda, compreender quais as características do grupo cooperativo e da supervisora do mesmo que potenciam o desenvolvimento profissional e pessoal das professoras em estudo. Deste estudo é possível concluir que a pertença a uma comunidade de prática como o grupo cooperativo do MEM, em que a reflexão crítica e mediada assume um papel preponderante na dinâmica de trabalho desse mesmo grupo, potenciam o desenvolvimento profissional e pessoal dos professores.This study aims to understand how the joint reflection of a group of 1st year teachers, belonging to the Modern School Movement (MEM) on teaching practices, promotes both personal and professional development in teaching. The importance of reflection on teaching practice led a group of teachers to get together regularly along the school year to discuss, share, reflect and improve their practice in the application and development of the MEM model. In the literature review the concept of supervision, the history and principles of the Modern School Movement, and the aspects considered relevant to the professional development of teachers in their first year of work were explored. The characteristics and importance of mediated critical reflection was also focused. The methodology followed a qualitative approach, being the research-action the design of this study. The techniques chosen for collecting and analyzing data were: observation, interview and narrative. The study results allow to identify the main sources of insecurity and fears of early career teachers, allow the characterization of the major changes that occur in the conceptions and practices of teachers when they come into contact with the working model of the MEM, and yet allow to understand which are the features of cooperative group and the supervisor that enhance the personal and professional development of teachers in the study. In this study we conclude that membership in a community of practice as a cooperative group of the MEM, in which critical and a mediated reflection assumes a dynamic role in the work of that group, will boost the personal and professional development of teachers.Galvão, Cecília, 1955-Repositório da Universidade de LisboaSantos, Joana Luís Correia dos, 1980-2012-03-26T17:19:15Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5742porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:47:40Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5742Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:59.488314Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A reflexão partilhada sobre a prática docente no 1º ano de trabalho como forma de potenciar o desenvolvimento pessoal e profissional
title A reflexão partilhada sobre a prática docente no 1º ano de trabalho como forma de potenciar o desenvolvimento pessoal e profissional
spellingShingle A reflexão partilhada sobre a prática docente no 1º ano de trabalho como forma de potenciar o desenvolvimento pessoal e profissional
Santos, Joana Luís Correia dos, 1980-
Supervisão de professores
Desenvolvimento pessoal e profissional
Formação inicial de professores
Teses de mestrado - 2011
title_short A reflexão partilhada sobre a prática docente no 1º ano de trabalho como forma de potenciar o desenvolvimento pessoal e profissional
title_full A reflexão partilhada sobre a prática docente no 1º ano de trabalho como forma de potenciar o desenvolvimento pessoal e profissional
title_fullStr A reflexão partilhada sobre a prática docente no 1º ano de trabalho como forma de potenciar o desenvolvimento pessoal e profissional
title_full_unstemmed A reflexão partilhada sobre a prática docente no 1º ano de trabalho como forma de potenciar o desenvolvimento pessoal e profissional
title_sort A reflexão partilhada sobre a prática docente no 1º ano de trabalho como forma de potenciar o desenvolvimento pessoal e profissional
author Santos, Joana Luís Correia dos, 1980-
author_facet Santos, Joana Luís Correia dos, 1980-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Galvão, Cecília, 1955-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Joana Luís Correia dos, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão de professores
Desenvolvimento pessoal e profissional
Formação inicial de professores
Teses de mestrado - 2011
topic Supervisão de professores
Desenvolvimento pessoal e profissional
Formação inicial de professores
Teses de mestrado - 2011
description Tese de Mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-03-26T17:19:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/5742
url http://hdl.handle.net/10451/5742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134198603186176