O papel do marketing territorial na atração de investimento para o concelho de Leiria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dinis, Joana Margarida Grácio
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43040
Resumo: Foi a partir da democratização das viagens aéreas, que se intensificaram as deslocações entre países. Essas viagens, ainda que realizadas por motivos diversos, implicam, impreterivelmente, uma escolha de um local por parte de quem viaja. Baseado nesta premissa, vivemos num contexto onde se assiste, cada vez mais, a uma concorrência entre territórios. Concorrência essa que se prende na atração de recursos essenciais à manutenção e desenvolvimento dos lugares, ou seja, a necessidade de se atraírem turistas, residentes/trabalhadores e investidores, bem como tudo aquilo que lhes é inerente. É aqui que entra a temática do marketing territorial, ferramenta que permite promover um território e destacá-lo dos demais. Potenciar um território e consequentemente atrair investidores é crucial para o seu desenvolvimento. Para que isto aconteça, as autarquias assumem um papel fundamental. Quer isto também dizer que o marketing já não é uma disciplina apenas restrita ao setor privado, orientando as suas ações para lucro; revela-se agora também como uma ferramenta estratégica essencial para uma boa gestão pública. Neste sentido, face às necessidades expostas pela Câmara Municipal de Leiria, o presente trabalho dá corpo ao estágio curricular realizado nesta instituição, desde outubro a maio do presente ano. Com efeito, durante este período integrei a Divisão de Economia e Inovação - DIEI, debruçando-me sobre a promoção do concelho de Leiria, mais concretamente, na atração de investimento ao município de Leiria.
id RCAP_578c054f0de57291882166fa9b8d604c
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43040
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do marketing territorial na atração de investimento para o concelho de LeiriaMarketing territorialSetor públicoDesenvolvimento territorialInvestimentoLeiriaFoi a partir da democratização das viagens aéreas, que se intensificaram as deslocações entre países. Essas viagens, ainda que realizadas por motivos diversos, implicam, impreterivelmente, uma escolha de um local por parte de quem viaja. Baseado nesta premissa, vivemos num contexto onde se assiste, cada vez mais, a uma concorrência entre territórios. Concorrência essa que se prende na atração de recursos essenciais à manutenção e desenvolvimento dos lugares, ou seja, a necessidade de se atraírem turistas, residentes/trabalhadores e investidores, bem como tudo aquilo que lhes é inerente. É aqui que entra a temática do marketing territorial, ferramenta que permite promover um território e destacá-lo dos demais. Potenciar um território e consequentemente atrair investidores é crucial para o seu desenvolvimento. Para que isto aconteça, as autarquias assumem um papel fundamental. Quer isto também dizer que o marketing já não é uma disciplina apenas restrita ao setor privado, orientando as suas ações para lucro; revela-se agora também como uma ferramenta estratégica essencial para uma boa gestão pública. Neste sentido, face às necessidades expostas pela Câmara Municipal de Leiria, o presente trabalho dá corpo ao estágio curricular realizado nesta instituição, desde outubro a maio do presente ano. Com efeito, durante este período integrei a Divisão de Economia e Inovação - DIEI, debruçando-me sobre a promoção do concelho de Leiria, mais concretamente, na atração de investimento ao município de Leiria.Abreu, Maria Madalena Eça Guimarães deRepositório ComumDinis, Joana Margarida Grácio2023-01-06T17:51:35Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43040TID:203153995porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-19T02:16:56Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43040Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:30:08.398746Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do marketing territorial na atração de investimento para o concelho de Leiria
title O papel do marketing territorial na atração de investimento para o concelho de Leiria
spellingShingle O papel do marketing territorial na atração de investimento para o concelho de Leiria
Dinis, Joana Margarida Grácio
Marketing territorial
Setor público
Desenvolvimento territorial
Investimento
Leiria
title_short O papel do marketing territorial na atração de investimento para o concelho de Leiria
title_full O papel do marketing territorial na atração de investimento para o concelho de Leiria
title_fullStr O papel do marketing territorial na atração de investimento para o concelho de Leiria
title_full_unstemmed O papel do marketing territorial na atração de investimento para o concelho de Leiria
title_sort O papel do marketing territorial na atração de investimento para o concelho de Leiria
author Dinis, Joana Margarida Grácio
author_facet Dinis, Joana Margarida Grácio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abreu, Maria Madalena Eça Guimarães de
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Dinis, Joana Margarida Grácio
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing territorial
Setor público
Desenvolvimento territorial
Investimento
Leiria
topic Marketing territorial
Setor público
Desenvolvimento territorial
Investimento
Leiria
description Foi a partir da democratização das viagens aéreas, que se intensificaram as deslocações entre países. Essas viagens, ainda que realizadas por motivos diversos, implicam, impreterivelmente, uma escolha de um local por parte de quem viaja. Baseado nesta premissa, vivemos num contexto onde se assiste, cada vez mais, a uma concorrência entre territórios. Concorrência essa que se prende na atração de recursos essenciais à manutenção e desenvolvimento dos lugares, ou seja, a necessidade de se atraírem turistas, residentes/trabalhadores e investidores, bem como tudo aquilo que lhes é inerente. É aqui que entra a temática do marketing territorial, ferramenta que permite promover um território e destacá-lo dos demais. Potenciar um território e consequentemente atrair investidores é crucial para o seu desenvolvimento. Para que isto aconteça, as autarquias assumem um papel fundamental. Quer isto também dizer que o marketing já não é uma disciplina apenas restrita ao setor privado, orientando as suas ações para lucro; revela-se agora também como uma ferramenta estratégica essencial para uma boa gestão pública. Neste sentido, face às necessidades expostas pela Câmara Municipal de Leiria, o presente trabalho dá corpo ao estágio curricular realizado nesta instituição, desde outubro a maio do presente ano. Com efeito, durante este período integrei a Divisão de Economia e Inovação - DIEI, debruçando-me sobre a promoção do concelho de Leiria, mais concretamente, na atração de investimento ao município de Leiria.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-01-06T17:51:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/43040
TID:203153995
url http://hdl.handle.net/10400.26/43040
identifier_str_mv TID:203153995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130758294536192