Interesses inventariados em alunos do 9º ano : contributos para a validação do Explora - Questionário para a orientação de carreira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Nalcy Milene da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/41517
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019
id RCAP_57a3cff039b9ec113023719e476e284b
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/41517
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Interesses inventariados em alunos do 9º ano : contributos para a validação do Explora - Questionário para a orientação de carreiraInteresses vocacionaisOrientação profissionalValidação de testesTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019A presente investigação visa contribuir para a validação da versão portuguesa do EXPLORA – Questionário para a Orientação de Carreira de J. M. Martínez-Vicente e P. Santamaría (2013), através de indicadores de validade e de precisão. Neste estudo participaram 492 alunos do 9º ano da escolaridade no ano letivo 2017/2018, das escolas secundárias de Beja, Setúbal e Lisboa. Os resultados de precisão e validade indicam que a versão portuguesa do EXPLORA apresenta boas características psicométricas. Os resultados dos coeficientes alfa de Cronbach e da análise das correlações entre as escalas e subescalas indicam uma forte consistência interna deste instrumento. Na análise dos componentes principais das subescalas, foram identificados seis fatores cuja estrutura permitiu apoiar a validade de construção do instrumento. Verificaram-se ainda correlações moderadas a fortes que variam entre .60 e .75 na análise das correlações entre as escalas profissionais do EXPLORA com as escalas da versão portuguesa do Self Directed Search, indicando assim, uma correspondência entre os campos profissionais do EXPLORA com as escalas do SDS.This research aims to contribute to the validation of the portuguese version of the EXPLORA - Career Guidance Questionnaire of J. M. Martínez-Vicente and P. Santamaría (2013), through validity and precision indicators. In this study, 492 students of the 9th grade of elementary school participated in the 2017/2018 school year, from the secondary schools of Beja, Setúbal and Lisbon. Precision and validity results indicate that the Portuguese version of EXPLORA has good psychometric characteristics. The Cronbach's alpha coefficients and the analysis of correlations between scales and subscales reveals a strong internal consistency of this instrument. The principal components analisys of the subscales, indentifies six factors that support construct validity of the instrument. Moderate to strong correlations ranging from .60 to .75 were also found in the analysis of correlations between EXPLORA and the Portuguese version of Self Directed Search scales, supporting the conception of a correspondence between EXPLORA and SDS.Barros, Alexandra Figueiredo de, 1961-Repositório da Universidade de LisboaTavares, Nalcy Milene da Silva2020-02-03T11:04:43Z20192019-10-042019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/41517TID:202693600porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:01Zoai:repositorio.ul.pt:10451/41517Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:46.155617Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Interesses inventariados em alunos do 9º ano : contributos para a validação do Explora - Questionário para a orientação de carreira
title Interesses inventariados em alunos do 9º ano : contributos para a validação do Explora - Questionário para a orientação de carreira
spellingShingle Interesses inventariados em alunos do 9º ano : contributos para a validação do Explora - Questionário para a orientação de carreira
Tavares, Nalcy Milene da Silva
Interesses vocacionais
Orientação profissional
Validação de testes
Teses de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Interesses inventariados em alunos do 9º ano : contributos para a validação do Explora - Questionário para a orientação de carreira
title_full Interesses inventariados em alunos do 9º ano : contributos para a validação do Explora - Questionário para a orientação de carreira
title_fullStr Interesses inventariados em alunos do 9º ano : contributos para a validação do Explora - Questionário para a orientação de carreira
title_full_unstemmed Interesses inventariados em alunos do 9º ano : contributos para a validação do Explora - Questionário para a orientação de carreira
title_sort Interesses inventariados em alunos do 9º ano : contributos para a validação do Explora - Questionário para a orientação de carreira
author Tavares, Nalcy Milene da Silva
author_facet Tavares, Nalcy Milene da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Alexandra Figueiredo de, 1961-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Nalcy Milene da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Interesses vocacionais
Orientação profissional
Validação de testes
Teses de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Interesses vocacionais
Orientação profissional
Validação de testes
Teses de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Tese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-10-04
2019-01-01T00:00:00Z
2020-02-03T11:04:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/41517
TID:202693600
url http://hdl.handle.net/10451/41517
identifier_str_mv TID:202693600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134487406182400