Interesses inventariados em alunos do 9º ano : contributos para a validação do Explora - Questionário para a orientação de carreira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/41517 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019 |
id |
RCAP_57a3cff039b9ec113023719e476e284b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/41517 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Interesses inventariados em alunos do 9º ano : contributos para a validação do Explora - Questionário para a orientação de carreiraInteresses vocacionaisOrientação profissionalValidação de testesTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019A presente investigação visa contribuir para a validação da versão portuguesa do EXPLORA – Questionário para a Orientação de Carreira de J. M. Martínez-Vicente e P. Santamaría (2013), através de indicadores de validade e de precisão. Neste estudo participaram 492 alunos do 9º ano da escolaridade no ano letivo 2017/2018, das escolas secundárias de Beja, Setúbal e Lisboa. Os resultados de precisão e validade indicam que a versão portuguesa do EXPLORA apresenta boas características psicométricas. Os resultados dos coeficientes alfa de Cronbach e da análise das correlações entre as escalas e subescalas indicam uma forte consistência interna deste instrumento. Na análise dos componentes principais das subescalas, foram identificados seis fatores cuja estrutura permitiu apoiar a validade de construção do instrumento. Verificaram-se ainda correlações moderadas a fortes que variam entre .60 e .75 na análise das correlações entre as escalas profissionais do EXPLORA com as escalas da versão portuguesa do Self Directed Search, indicando assim, uma correspondência entre os campos profissionais do EXPLORA com as escalas do SDS.This research aims to contribute to the validation of the portuguese version of the EXPLORA - Career Guidance Questionnaire of J. M. Martínez-Vicente and P. Santamaría (2013), through validity and precision indicators. In this study, 492 students of the 9th grade of elementary school participated in the 2017/2018 school year, from the secondary schools of Beja, Setúbal and Lisbon. Precision and validity results indicate that the Portuguese version of EXPLORA has good psychometric characteristics. The Cronbach's alpha coefficients and the analysis of correlations between scales and subscales reveals a strong internal consistency of this instrument. The principal components analisys of the subscales, indentifies six factors that support construct validity of the instrument. Moderate to strong correlations ranging from .60 to .75 were also found in the analysis of correlations between EXPLORA and the Portuguese version of Self Directed Search scales, supporting the conception of a correspondence between EXPLORA and SDS.Barros, Alexandra Figueiredo de, 1961-Repositório da Universidade de LisboaTavares, Nalcy Milene da Silva2020-02-03T11:04:43Z20192019-10-042019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/41517TID:202693600porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:01Zoai:repositorio.ul.pt:10451/41517Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:46.155617Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interesses inventariados em alunos do 9º ano : contributos para a validação do Explora - Questionário para a orientação de carreira |
title |
Interesses inventariados em alunos do 9º ano : contributos para a validação do Explora - Questionário para a orientação de carreira |
spellingShingle |
Interesses inventariados em alunos do 9º ano : contributos para a validação do Explora - Questionário para a orientação de carreira Tavares, Nalcy Milene da Silva Interesses vocacionais Orientação profissional Validação de testes Teses de mestrado - 2019 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Interesses inventariados em alunos do 9º ano : contributos para a validação do Explora - Questionário para a orientação de carreira |
title_full |
Interesses inventariados em alunos do 9º ano : contributos para a validação do Explora - Questionário para a orientação de carreira |
title_fullStr |
Interesses inventariados em alunos do 9º ano : contributos para a validação do Explora - Questionário para a orientação de carreira |
title_full_unstemmed |
Interesses inventariados em alunos do 9º ano : contributos para a validação do Explora - Questionário para a orientação de carreira |
title_sort |
Interesses inventariados em alunos do 9º ano : contributos para a validação do Explora - Questionário para a orientação de carreira |
author |
Tavares, Nalcy Milene da Silva |
author_facet |
Tavares, Nalcy Milene da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barros, Alexandra Figueiredo de, 1961- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Nalcy Milene da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interesses vocacionais Orientação profissional Validação de testes Teses de mestrado - 2019 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Interesses vocacionais Orientação profissional Validação de testes Teses de mestrado - 2019 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Tese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019 |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-10-04 2019-01-01T00:00:00Z 2020-02-03T11:04:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/41517 TID:202693600 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/41517 |
identifier_str_mv |
TID:202693600 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134487406182400 |