Estilos de liderança e escola democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Leonor Lima
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Palhares, José A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1772
Resumo: O sistema educativo português tem assistido, nas últimas duas décadas, ao aparecimento de medidas de política educativa cuja agenda reformista tem dado importância crescente às dimensões da gestão e da liderança escolares. Ao longo deste percurso marcado por ensaios e reajustamentos morfológicos nos órgãos de gestão, denota-se uma valorização crescente do papel das lideranças no desenvolvimento da autonomia das escolas. Percepcionada politicamente como uma solução óptima para a resolução dos problemas da indisciplina, do abandono e do insucesso, a liderança emerge paulatinamente como uma variável de controlo da excelência escolar, ao arrepio de uma cultura de gestão colegial historicamente enraizada nas escolas portuguesas. Apesar de serem claras as influências de inspiração neoliberal na forma como se reduz a realidade educativa a indicadores de natureza gerencialista, é interessante, mesmo assim, problematizar a natureza da relação entre os estilos de liderança e gestão e os resultados escolares e o seu impacto no desenvolvimento democrático da escola. Partindo da análise crítica aos Relatórios de Avaliação Externa das Escolas, elegemos como objectivo central deste texto a discussão dos significados conferidos a uma “boa liderança”, a uma “boa organização e administração escolar” e à sua eventual relação com os resultados escolares, de modo a compreendermos quais as tensões que este processo avaliativo comporta no plano das configurações e das práticas organizacionais das diferentes escolas-objecto. Interrogamo-nos se este processo não constituirá uma espécie de “missionarismo gestionário”, que subverte as lógicas de decisão autónoma e democrática das escolas.
id RCAP_57a8da9a37063ee1824e070030844163
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1772
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estilos de liderança e escola democráticaEDUCAÇÃOSISTEMAS EDUCATIVOSGESTÃO ESCOLARAVALIAÇÃO DE ESCOLASESCOLASDEMOCRACIAEDUCATIONEDUCATIONAL SYSTEMSEDUCATIONAL MANAGEMENTSCHOOLS EVALUATIONSCHOOLSDEMOCRACYO sistema educativo português tem assistido, nas últimas duas décadas, ao aparecimento de medidas de política educativa cuja agenda reformista tem dado importância crescente às dimensões da gestão e da liderança escolares. Ao longo deste percurso marcado por ensaios e reajustamentos morfológicos nos órgãos de gestão, denota-se uma valorização crescente do papel das lideranças no desenvolvimento da autonomia das escolas. Percepcionada politicamente como uma solução óptima para a resolução dos problemas da indisciplina, do abandono e do insucesso, a liderança emerge paulatinamente como uma variável de controlo da excelência escolar, ao arrepio de uma cultura de gestão colegial historicamente enraizada nas escolas portuguesas. Apesar de serem claras as influências de inspiração neoliberal na forma como se reduz a realidade educativa a indicadores de natureza gerencialista, é interessante, mesmo assim, problematizar a natureza da relação entre os estilos de liderança e gestão e os resultados escolares e o seu impacto no desenvolvimento democrático da escola. Partindo da análise crítica aos Relatórios de Avaliação Externa das Escolas, elegemos como objectivo central deste texto a discussão dos significados conferidos a uma “boa liderança”, a uma “boa organização e administração escolar” e à sua eventual relação com os resultados escolares, de modo a compreendermos quais as tensões que este processo avaliativo comporta no plano das configurações e das práticas organizacionais das diferentes escolas-objecto. Interrogamo-nos se este processo não constituirá uma espécie de “missionarismo gestionário”, que subverte as lógicas de decisão autónoma e democrática das escolas.The Portuguese education system has witnessed, in the last two decades, the emergence of educational policy measures whose reformist agenda has attached growing importance to school management and leadership dimensions. Along this path, marked by trials and morphological adaptations of management bodies, one notes greater acknowledgement of the role leadership plays in the development of school autonomy. Perceived as a politically sound response to the plagues of rising school indiscipline, underachievement and dropout, the leadership theme has been gradually emerging as a fundamental variable in the quest for school excellence, strongly opposed to the historically rooted collegial management culture so widespread in Portuguese schools. Despite the clear the influence of neoliberal thinking in this attempt to reduce school life to the mere expression of indicators of manageralist nature, it is interesting, nevertheless, to study/examine the nature of the relationship between leadership and management styles and school outcomes and the impact this relationship has on the democratic development of the school. In this sense, based on the critical analysis of the external evaluation reports of secondary schools, the central aim of this paper is to discuss the meanings generally attributed to “good leadership”, “good school organization and administration” to observe if it is possible to establish some form of link with school outcomes, to understand how the tensions unleashed by this evaluation process influence the organizational settings and practices of different school-objects. One question if this process may not, in fact, represent a “managerialist mission” whose “secret” agenda is to subvert and rewire the logic of autonomous and democratic decision making of schools?Edições Universitárias Lusófonas2012-03-13T14:51:36Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1772por1646-401XTorres, Leonor LimaPalhares, José A.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-01T01:32:44Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1772Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:26.959095Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estilos de liderança e escola democrática
title Estilos de liderança e escola democrática
spellingShingle Estilos de liderança e escola democrática
Torres, Leonor Lima
EDUCAÇÃO
SISTEMAS EDUCATIVOS
GESTÃO ESCOLAR
AVALIAÇÃO DE ESCOLAS
ESCOLAS
DEMOCRACIA
EDUCATION
EDUCATIONAL SYSTEMS
EDUCATIONAL MANAGEMENT
SCHOOLS EVALUATION
SCHOOLS
DEMOCRACY
title_short Estilos de liderança e escola democrática
title_full Estilos de liderança e escola democrática
title_fullStr Estilos de liderança e escola democrática
title_full_unstemmed Estilos de liderança e escola democrática
title_sort Estilos de liderança e escola democrática
author Torres, Leonor Lima
author_facet Torres, Leonor Lima
Palhares, José A.
author_role author
author2 Palhares, José A.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Leonor Lima
Palhares, José A.
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
SISTEMAS EDUCATIVOS
GESTÃO ESCOLAR
AVALIAÇÃO DE ESCOLAS
ESCOLAS
DEMOCRACIA
EDUCATION
EDUCATIONAL SYSTEMS
EDUCATIONAL MANAGEMENT
SCHOOLS EVALUATION
SCHOOLS
DEMOCRACY
topic EDUCAÇÃO
SISTEMAS EDUCATIVOS
GESTÃO ESCOLAR
AVALIAÇÃO DE ESCOLAS
ESCOLAS
DEMOCRACIA
EDUCATION
EDUCATIONAL SYSTEMS
EDUCATIONAL MANAGEMENT
SCHOOLS EVALUATION
SCHOOLS
DEMOCRACY
description O sistema educativo português tem assistido, nas últimas duas décadas, ao aparecimento de medidas de política educativa cuja agenda reformista tem dado importância crescente às dimensões da gestão e da liderança escolares. Ao longo deste percurso marcado por ensaios e reajustamentos morfológicos nos órgãos de gestão, denota-se uma valorização crescente do papel das lideranças no desenvolvimento da autonomia das escolas. Percepcionada politicamente como uma solução óptima para a resolução dos problemas da indisciplina, do abandono e do insucesso, a liderança emerge paulatinamente como uma variável de controlo da excelência escolar, ao arrepio de uma cultura de gestão colegial historicamente enraizada nas escolas portuguesas. Apesar de serem claras as influências de inspiração neoliberal na forma como se reduz a realidade educativa a indicadores de natureza gerencialista, é interessante, mesmo assim, problematizar a natureza da relação entre os estilos de liderança e gestão e os resultados escolares e o seu impacto no desenvolvimento democrático da escola. Partindo da análise crítica aos Relatórios de Avaliação Externa das Escolas, elegemos como objectivo central deste texto a discussão dos significados conferidos a uma “boa liderança”, a uma “boa organização e administração escolar” e à sua eventual relação com os resultados escolares, de modo a compreendermos quais as tensões que este processo avaliativo comporta no plano das configurações e das práticas organizacionais das diferentes escolas-objecto. Interrogamo-nos se este processo não constituirá uma espécie de “missionarismo gestionário”, que subverte as lógicas de decisão autónoma e democrática das escolas.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2012-03-13T14:51:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1772
url http://hdl.handle.net/10437/1772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136309743190016