Formação e investigação em administração educacional em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/45512 |
Resumo: | A administração educacional constitui na atualidade uma área científica em expansão, com um notável dinamismo investigativo e uma crescente visibilidade social e política. No contexto da realidade portuguesa assistiu-se, nas últimas duas décadas, a um movimento acelerado de criação de cursos de pós-graduação, de incremento da investigação individual e coletiva e de aumento das publicações científicas. A crescente centralidade assumida pelas abordagens sociológicas das organizações educativas, associada ao vasto espólio de investigações e publicações científicas, impulsionou a realização de uma meta-análise a um conjunto alargado de trabalhos produzidos nesta área. Selecionamos para análise 92 dissertações realizadas no âmbito do curso de mestrado pioneiro, e mais antigo no país na área de administração educacional – o mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Administração Educacional da Universidade do Minho. Das principais tendências identificadas, destaca-se: i) a sincronia entre a agenda política, as vivências profissionais e os interesses de pesquisa; ii) a adesão a um certo pluralismo teórico, mobilizando dois ou mais modelos de análise organizacional; iii) o recurso a uma metodologia predominantemente qualitativa, com incidência no método do estudo de caso; iv) a mobilização de uma meso-abordagem da organização escolar, procurando articular os níveis micro e macro-analíticos. Num plano mais substantivo, este estudo contribuiu ainda para a discussão em torno de alguns dilemas e agendas que, na nossa ótica, intersetam a construção do objeto administração educacional. |
id |
RCAP_57af79f6e095db38f00d17c4036fcbc5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45512 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação e investigação em administração educacional em PortugalTraining and research into educational management in PortugalAdministração educacionalEscola como organização educativaAbordagens analíticas e interpretativasMeta-investigaçãoEducational managementSchool as an educational organizationNormative and prescriptive perspectivesAnalytical and interpretative approachesMeta-researchCiências Sociais::Ciências da EducaçãoA administração educacional constitui na atualidade uma área científica em expansão, com um notável dinamismo investigativo e uma crescente visibilidade social e política. No contexto da realidade portuguesa assistiu-se, nas últimas duas décadas, a um movimento acelerado de criação de cursos de pós-graduação, de incremento da investigação individual e coletiva e de aumento das publicações científicas. A crescente centralidade assumida pelas abordagens sociológicas das organizações educativas, associada ao vasto espólio de investigações e publicações científicas, impulsionou a realização de uma meta-análise a um conjunto alargado de trabalhos produzidos nesta área. Selecionamos para análise 92 dissertações realizadas no âmbito do curso de mestrado pioneiro, e mais antigo no país na área de administração educacional – o mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Administração Educacional da Universidade do Minho. Das principais tendências identificadas, destaca-se: i) a sincronia entre a agenda política, as vivências profissionais e os interesses de pesquisa; ii) a adesão a um certo pluralismo teórico, mobilizando dois ou mais modelos de análise organizacional; iii) o recurso a uma metodologia predominantemente qualitativa, com incidência no método do estudo de caso; iv) a mobilização de uma meso-abordagem da organização escolar, procurando articular os níveis micro e macro-analíticos. Num plano mais substantivo, este estudo contribuiu ainda para a discussão em torno de alguns dilemas e agendas que, na nossa ótica, intersetam a construção do objeto administração educacional.Educational management is an expanding scientific field that has been attracting ever more social and political visibility and it has been the object of a considerable amount of research. In the Portuguese context, over the past two decades there has been a sharp movement to create post-graduate courses, increase individual and collective research and the number of scientific publications. The growing centrality assumed by the sociological approaches of educational organisations, associated with a vast collection of scientific research and publications, promoted a meta-analysis of a considerable amount of work produced in this area. For this analysis we selected 92 dissertations all presented within the context of the pioneering Masters course, and the oldest course in the country on educational management - Masters in Education Sciences, specialising in Educational Management, offered by the University of Minho. Of the main trends identified, the most important were: i) synchronization between the political agenda, professional experience and the interests of research; ii) use of a certain theoretical pluralism, mobilizing two or more models of organizational analysis; iii) the use of a largely qualitative methodology, tending towards the case study method; iv) mobilizing a meso-approach to school organization, seeking to coordinate micro and macro analytical levels. On a more substantive plan, this study has contributed to discussions on some dilemmas and agendas that, in our opinion, are involved in constructing the object of educational management.Este trabalho contou com o apoio de Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto PEst-OE/CED/UI1661/2014 do CIEd-UM.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade Federal da Paraíba (UFPB)Universidade do MinhoTorres, Leonor LimaLima, Licínio C.20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/45512porTorres, L. L. & Lima, L. C. (2017). Formação e investigação em Administração Educacional em Portugal. Espaço do Currículo, Vol. 10, nº 1, pp. 29-48.1983-157910.15687/rec.v10i1.33183http://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/33183info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:47:48Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45512Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:45:55.029751Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação e investigação em administração educacional em Portugal Training and research into educational management in Portugal |
title |
Formação e investigação em administração educacional em Portugal |
spellingShingle |
Formação e investigação em administração educacional em Portugal Torres, Leonor Lima Administração educacional Escola como organização educativa Abordagens analíticas e interpretativas Meta-investigação Educational management School as an educational organization Normative and prescriptive perspectives Analytical and interpretative approaches Meta-research Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Formação e investigação em administração educacional em Portugal |
title_full |
Formação e investigação em administração educacional em Portugal |
title_fullStr |
Formação e investigação em administração educacional em Portugal |
title_full_unstemmed |
Formação e investigação em administração educacional em Portugal |
title_sort |
Formação e investigação em administração educacional em Portugal |
author |
Torres, Leonor Lima |
author_facet |
Torres, Leonor Lima Lima, Licínio C. |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Licínio C. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres, Leonor Lima Lima, Licínio C. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração educacional Escola como organização educativa Abordagens analíticas e interpretativas Meta-investigação Educational management School as an educational organization Normative and prescriptive perspectives Analytical and interpretative approaches Meta-research Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Administração educacional Escola como organização educativa Abordagens analíticas e interpretativas Meta-investigação Educational management School as an educational organization Normative and prescriptive perspectives Analytical and interpretative approaches Meta-research Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A administração educacional constitui na atualidade uma área científica em expansão, com um notável dinamismo investigativo e uma crescente visibilidade social e política. No contexto da realidade portuguesa assistiu-se, nas últimas duas décadas, a um movimento acelerado de criação de cursos de pós-graduação, de incremento da investigação individual e coletiva e de aumento das publicações científicas. A crescente centralidade assumida pelas abordagens sociológicas das organizações educativas, associada ao vasto espólio de investigações e publicações científicas, impulsionou a realização de uma meta-análise a um conjunto alargado de trabalhos produzidos nesta área. Selecionamos para análise 92 dissertações realizadas no âmbito do curso de mestrado pioneiro, e mais antigo no país na área de administração educacional – o mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Administração Educacional da Universidade do Minho. Das principais tendências identificadas, destaca-se: i) a sincronia entre a agenda política, as vivências profissionais e os interesses de pesquisa; ii) a adesão a um certo pluralismo teórico, mobilizando dois ou mais modelos de análise organizacional; iii) o recurso a uma metodologia predominantemente qualitativa, com incidência no método do estudo de caso; iv) a mobilização de uma meso-abordagem da organização escolar, procurando articular os níveis micro e macro-analíticos. Num plano mais substantivo, este estudo contribuiu ainda para a discussão em torno de alguns dilemas e agendas que, na nossa ótica, intersetam a construção do objeto administração educacional. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/45512 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/45512 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Torres, L. L. & Lima, L. C. (2017). Formação e investigação em Administração Educacional em Portugal. Espaço do Currículo, Vol. 10, nº 1, pp. 29-48. 1983-1579 10.15687/rec.v10i1.33183 http://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/33183 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133025531854848 |