Jogos e músicas : uma perspetiva dinâmica para a aprendizagem do inglês no 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sónia Maria Oliveira, 1978-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/29506
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017
id RCAP_5803a0db63bace27d8cfec859ed11c0b
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/29506
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Jogos e músicas : uma perspetiva dinâmica para a aprendizagem do inglês no 1º CEBJogosAprendizagemRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2017Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017O presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º CEB, tem como principal objetivo caracterizar, analisar e refletir sobre o período de Prática de Ensino Supervisionada (PES) desenvolvida na EB1 São João de Brito, bem como apresentar o projeto desenvolvido nesse período (de 18 de abril a 27 de maio de 2016), numa turma de 3.º ano. A temática selecionada para o desenvolvimento do projeto a apresentar foi a utilização de jogos e músicas enquanto instrumentos facilitadores no processo de aprendizagem de uma língua estrangeira, neste caso, o Inglês. Neste sentido, procurouse organizar um conjunto de atividades, exercícios e tarefas que incluíssem os tradicionais métodos de ensino (leitura, exercícios de expressão e produção do oral e da escrita) que, aliados ao recurso a jogos e músicas, permitem uma melhor consolidação de vocabulário e estruturas simples. As unidades didáticas consagradas a este projeto foram “Spring” e “Happy Days” incluídas no manual Seesaw (Albuquerque & Marques, 2015). A partir do vocabulário e expressões contido nas referidas unidades didáticas, foi criado um conjunto de atividades especificamente para este grupo. Estas tiveram como principal foco a prática de jogos e de canções, que foram utilizadas enquanto ferramentas facilitadoras da aprendizagem, sem nunca descurar os exercícios de natureza escrita incluídos no manual adotado. Com esse objetivo foi realizado: (i) um levantamento de informações acerca do espaço envolvente da escola e da turma; (ii) uma pesquisa exaustiva de literatura específica referente à pertinência do recurso a jogos e músicas no ensino do Inglês no 1.º CEB, assim como da legislação em vigor, e dos documentos normativos e reguladores da área curricular; (iii) uma descrição das atividades, exercícios e tarefas planificados e desenvolvidos no decurso da PES. Por fim, pode-se chegar à conclusão que, no decurso da PES, o recurso aos jogos e músicas constituiu uma mais valia, permitindo uma melhor consolidação tanto do vocabulário como das estruturas frásicas simples.The main objective of this report, for the Master’s Degree in Teaching English in the 1st Cycle, is to characterize, analyse and reflect on the project elaborated and developed during my Supervised Teaching Practice (STP) at EB1 São João de Brito (from April 18 to May 27, 2016) with a 3rd year group. The selected theme is centred on the use of games and songs as instruments that facilitate the process of learning a foreign language, in this case English. In this sense, a set of activities, exercises and tasks were organized, combining not only traditional methods of teaching (reading, oral and written expression and production), but also the use of games and music, in order to improve vocabulary and consolidate simple structures. The didactic units dedicated to this project were “Spring” and “Happy Days” included in the Seesaw manual (Albuquerque & Marques, 2015). From the vocabulary and expressions contained in said didactic units a set of activities was created specifically for this group of students, focusing on the practice of play and songs as tools to facilitate learning without ever neglecting exercises of a written nature included in the manual adopted. Bearing this in mind, this report takes into consideration: (i) the information about the school in and the class; (ii) the research on the relevance of games and songs in English for the 1st cycle, considering the current legislation and governing documents; (iii) the description of the activities, exercises and tasks planned and developed during the STP. In the end, this report demonstrates how the use of games and songs were an additional value to the STP, contributing to students better consolidating both vocabulary and simple sentence structures.Cavalheiro, Lili LopesRepositório da Universidade de LisboaSantos, Sónia Maria Oliveira, 1978-2017-10-31T14:54:59Z20172017-03-102017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/29506TID:201916681porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:21:49Zoai:repositorio.ul.pt:10451/29506Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:45:28.587496Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Jogos e músicas : uma perspetiva dinâmica para a aprendizagem do inglês no 1º CEB
title Jogos e músicas : uma perspetiva dinâmica para a aprendizagem do inglês no 1º CEB
spellingShingle Jogos e músicas : uma perspetiva dinâmica para a aprendizagem do inglês no 1º CEB
Santos, Sónia Maria Oliveira, 1978-
Jogos
Aprendizagem
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Jogos e músicas : uma perspetiva dinâmica para a aprendizagem do inglês no 1º CEB
title_full Jogos e músicas : uma perspetiva dinâmica para a aprendizagem do inglês no 1º CEB
title_fullStr Jogos e músicas : uma perspetiva dinâmica para a aprendizagem do inglês no 1º CEB
title_full_unstemmed Jogos e músicas : uma perspetiva dinâmica para a aprendizagem do inglês no 1º CEB
title_sort Jogos e músicas : uma perspetiva dinâmica para a aprendizagem do inglês no 1º CEB
author Santos, Sónia Maria Oliveira, 1978-
author_facet Santos, Sónia Maria Oliveira, 1978-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavalheiro, Lili Lopes
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sónia Maria Oliveira, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Aprendizagem
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Jogos
Aprendizagem
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-31T14:54:59Z
2017
2017-03-10
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/29506
TID:201916681
url http://hdl.handle.net/10451/29506
identifier_str_mv TID:201916681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134376730034176