A Igualdade de Gênero sob a perspectiva de professores/as dos anos iniciais do ensino fundamental em três escolas da rede municipal de ensino de Uberaba-MG
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/10718 |
Resumo: | Gênero constitui-se como categoria social utilizada para descrever os indivíduos a partir da sua categoria sexual de pertença e é consequência da construção social dos papéis a serem desempenhados na sociedade por homens e mulheres. Apesar dos indiscutíveis benefícios sociais da igualdade de gênero, em 2014, o novo Plano Nacional de Educação do Brasil, eliminou do seu texto o termo gênero. Em Uberaba-Minas Gerais, foi aprovada uma norma que impede discussões legislativas sobre ideologia de gênero em contexto escolar. Perante este cenário, os objetivos deste estudo centraramse em aceder às percepções, representações e atitudes de docentes que lecionavam em três Escolas Municipais de Uberaba, em relação à igualdade de gênero, ao seu papel no desenvolvimento de atitudes e valores promotores da igualdade de gênero e identificar suas convicções quanto à sua importância na formação de cidadãos/ãs críticos/as e justos/as. Neste sentido, foi desenvolvido estudo exploratório com a participação de 21 docentes a lecionarem entre o 1.° e o 5.° ano do ensino fundamental. Os resultados permitem-nos concluir a existência de distorções e confusões conceituais, por parte das/o participantes relativamente à temática da igualdade de gênero. Evidenciou que a educação para a igualdade de gênero, embora tida como importante, é, frequentemente, resultado de práticas educativas não intencionais, pouco conscientes e impregnadas de estereótipos. Ficou evidente a premente necessidade de (in)formação e preparação destes/as profissionais para que se possam efetivar enquanto promotores da igualdade entre homens e mulheres. |
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