How can young audit firms survive and grow? Evidence for the Portuguese audit market

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Tânia Margarida da Costa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/14198
Resumo: Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais
id RCAP_588ac12d552c0c3595cbc47465a2e781
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/14198
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling How can young audit firms survive and grow? Evidence for the Portuguese audit marketAuditoresStartupsPerformanceAuditorsMestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças EmpresariaisO presente estudo pretende analisar como é que os novos auditores conseguem sobreviver e competir, com as empresas já instaladas no mercado. Para esse efeito, o estudo dirigiu-se aos auditores em detrimento do método seguido em estudos anteriores em que se analisa a relevância dada pelos clientes a certas características do auditor. Baseado em dados obtidos através de inquérito junto de 28 novos auditores que estão a exercer a profissão, os resultados mostram que a confiança dos clientes e stakeholders, confidencialidade dos dados, honorários, relações com a administração da empresa e o network de contactos são fundamentais para que o auditor possa competir. Por outro lado, os resultados evidenciam que na maior parte das situações não existe uma estratégia definida pelos novos auditores. Esta situação poderá explicar em parte as dificuldades em competir no mercado. No entanto, os resultados sugerem alguma importância a indicadores relacionados com uma estratégia de diferenciação, nomeadamente, a capacidade de oferecer vários serviços e de procurar atingir alguma singularidade nos serviços prestados. Por último, os auditores que exercem a sua actividade através de uma firma de auditoria revelam que o crescimento da actividade está de acordo com as expectativas iniciais.This study aims to examine how the new auditors can survive and compete with companies already established in the market. To this end, the study addressed the auditors rather than the method used in previous studies in which we analyze the importance given by customers to certain characteristics of the auditor. Based on data obtained through survey of 28 auditors who are new to practice, the results show that the confidence of customers and stakeholders, data confidentiality, fees, relations with the company management and network of contacts that are critical to the auditor can compete. On the other hand, the results suggest that in most situations there is a strategy defined by the new auditors. This may partly explain the difficulties in competing in the market. However, the results suggest some important indicators related to a differentiation strategy, including the ability to offer various services and seek to achieve any uniqueness in the services provided. Finally, auditors who carry out their activity by an accounting firm revealed that the growth in activity is in line with initial expectations.Instituto Superior de Economia e GestãoSamagaio, AntónioRepositório da Universidade de LisboaCarvalho, Tânia Margarida da Costa2017-10-26T08:35:02Z2011-112011-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14198engCarvalho, Tânia Margarida da Costa (2011). "How can young audit firms survive and grow? Evidence for the Portuguese audit market". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:15Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14198Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:04.482270Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv How can young audit firms survive and grow? Evidence for the Portuguese audit market
title How can young audit firms survive and grow? Evidence for the Portuguese audit market
spellingShingle How can young audit firms survive and grow? Evidence for the Portuguese audit market
Carvalho, Tânia Margarida da Costa
Auditores
Startups
Performance
Auditors
title_short How can young audit firms survive and grow? Evidence for the Portuguese audit market
title_full How can young audit firms survive and grow? Evidence for the Portuguese audit market
title_fullStr How can young audit firms survive and grow? Evidence for the Portuguese audit market
title_full_unstemmed How can young audit firms survive and grow? Evidence for the Portuguese audit market
title_sort How can young audit firms survive and grow? Evidence for the Portuguese audit market
author Carvalho, Tânia Margarida da Costa
author_facet Carvalho, Tânia Margarida da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Samagaio, António
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Tânia Margarida da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Auditores
Startups
Performance
Auditors
topic Auditores
Startups
Performance
Auditors
description Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11
2011-11-01T00:00:00Z
2017-10-26T08:35:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/14198
url http://hdl.handle.net/10400.5/14198
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Carvalho, Tânia Margarida da Costa (2011). "How can young audit firms survive and grow? Evidence for the Portuguese audit market". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131087612411904