“Pedra a Pedra” construímos a cidade: estudo das aprendizagens desenvolvidas por alunos do 7º ano, após uma saída de campo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/41089 |
Resumo: | O documento apresentado resulta do relatório de estágio no âmbito das unidades curriculares “Seminário em Didática da Biologia e Geologia” e “Prática de ensino supervisionada” do 2º ano do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O estudo envolveu a conceção, planificação, implementação e avaliação de uma sequência didática em ambiente exterior à sala de aula, através de uma saída de campo. Esta saída de campo realizou-se com alunos de 7º ano, na disciplina de Ciências Naturais, na área da geologia, num contexto próximo aos alunos, a cidade de Estarreja. Para esta saída de campo foi criado um guião de trabalho em formato de site interativo, com o objetivo de guiar os alunos para um trabalho autónomo e ao mesmo tempo apelativo e motivador. Os resultados obtidos revelam que esta estratégia de ensino teve efeitos positivos no desenvolvimento das aprendizagens visadas, destacando-se que os alunos ganharam uma nova e melhorada perceção da forma como o ser humano utiliza os recursos geológicos no seu desenvolvimento. No entanto, revelou também algumas dificuldades, quanto à participação e perceções dos alunos, nomeadamente uma generalizada resistência à leitura e à escrita. Esta resistência foi particularmente notada nas respostas a um inquérito por questionário nas quais os alunos não responderam sobretudo a questões que antecipam um pedido de justificação. Foi um trabalho intimamente ligado a processo reflexivo, antes, durante e após a implementação didática, processo esse que procura melhorar a prática profissional do professor investigador e do processo de ensino e de aprendizagem. |
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