A transição do jardim-de-infância para o 1º ciclo do ensino básico - um salto gigante - intervenção com uma criança com atraso global do desenvolvimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/28079 |
Resumo: | A entrada para o 1º ciclo do Ensino Básico (1º CEB) é entendida como uma etapa significativa na vida da criança. Independentemente de ela ter frequentado ou não o jardim-de-infância (JI), a transição para o 1º CEB é sempre vista como uma transição importante na vida da criança. Em Portugal a Educação Pré-Escolar (EPE) não é obrigatória, o que implica que, muitas vezes, a transição para o 1º CEB seja ainda mais complexa, dado que a criança nunca teve contato com uma educadora e colegas da sua idade, em contexto educativo. O processo de transição entre o JI e o 1º CEB pode ser eficaz e bem-sucedido se forem estabelecidas ligações que permitam a articulação entre estes dois ciclos educativos. Estas ligações devem ser estabelecidas pelos educadores e docentes do 1º CEB, com base em projetos e práticas decorrentes da gestão curricular. O conceito de “Prontidão escolar” é algo ambíguo e suscetível de várias definições. De um modo geral, este conceito é entendido como um fator determinante para o sucesso escolar da criança. Os professores enfatizam-no tendo em conta os aspetos sociais e a autorregulação da aprendizagem, enquanto os pais dão importância às competências académicas. O trabalho de projeto foi desenvolvido com um grupo de crianças da EPE (com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos), tendo como foco principal uma criança com Atraso Global do Desenvolvimento (AGD). Este projeto pretendeu dar mais ênfase às dimensões sociais, emocionais, pessoais e autorregulatórias da aprendizagem. São estas dimensões que constituem a chave para que o processo de transição seja bem-sucedido. Para tal, procurou-se fundamentar o tema recorrendo a vários autores. Com base nas dimensões mencionadas, foram desenvolvidas um conjunto de atividades, tendo como referencial teórico o programa “Salto de Gigante”. Integra, por último, uma reflexão acerca das atividades concretizadas. |
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