Construção do conhecimento pedagógico de conteúdo na formação de licenciandos em Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clebsch,Angelisa Benetti
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Alves Filho,José de Pinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952018000300008
Resumo: Com o propósito de compreender a relação teoria-prática na construção dos saberes docentes, realizou-se um estudo que envolveu os cursos de Licenciatura em Física ofertados por instituições públicas catarinenses (Brasil). Apresentam-se as dimensões (curricular, pedagógica e prática) e categorias de análise da pesquisa. Com foco na dimensão pedagógica, este artigo apresenta como os instrumentos (questionários e entrevistas) foram elaborados e como foi realizada a coleta, organização e tratamento dos dados. Com o cruzamento dos dados e apoio do software webQDA foi possível identificar os temas que são tratados nas disciplinas Pedagógicas de Física e sua relação com a construção do Conhecimento Pedagógico de Conteúdo dos licenciandos.
id RCAP_59045d1962b295208a609ecaf3ea4760
oai_identifier_str oai:scielo:S1646-98952018000300008
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Construção do conhecimento pedagógico de conteúdo na formação de licenciandos em FísicaLicenciatura em FísicaConstrução dos Saberes DocentesConhecimento Pedagógico de ConteúdoCom o propósito de compreender a relação teoria-prática na construção dos saberes docentes, realizou-se um estudo que envolveu os cursos de Licenciatura em Física ofertados por instituições públicas catarinenses (Brasil). Apresentam-se as dimensões (curricular, pedagógica e prática) e categorias de análise da pesquisa. Com foco na dimensão pedagógica, este artigo apresenta como os instrumentos (questionários e entrevistas) foram elaborados e como foi realizada a coleta, organização e tratamento dos dados. Com o cruzamento dos dados e apoio do software webQDA foi possível identificar os temas que são tratados nas disciplinas Pedagógicas de Física e sua relação com a construção do Conhecimento Pedagógico de Conteúdo dos licenciandos.AISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação2018-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952018000300008RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação n.28 2018reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952018000300008Clebsch,Angelisa BenettiAlves Filho,José de Pinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:24:16Zoai:scielo:S1646-98952018000300008Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:30:08.372211Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Construção do conhecimento pedagógico de conteúdo na formação de licenciandos em Física
title Construção do conhecimento pedagógico de conteúdo na formação de licenciandos em Física
spellingShingle Construção do conhecimento pedagógico de conteúdo na formação de licenciandos em Física
Clebsch,Angelisa Benetti
Licenciatura em Física
Construção dos Saberes Docentes
Conhecimento Pedagógico de Conteúdo
title_short Construção do conhecimento pedagógico de conteúdo na formação de licenciandos em Física
title_full Construção do conhecimento pedagógico de conteúdo na formação de licenciandos em Física
title_fullStr Construção do conhecimento pedagógico de conteúdo na formação de licenciandos em Física
title_full_unstemmed Construção do conhecimento pedagógico de conteúdo na formação de licenciandos em Física
title_sort Construção do conhecimento pedagógico de conteúdo na formação de licenciandos em Física
author Clebsch,Angelisa Benetti
author_facet Clebsch,Angelisa Benetti
Alves Filho,José de Pinho
author_role author
author2 Alves Filho,José de Pinho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Clebsch,Angelisa Benetti
Alves Filho,José de Pinho
dc.subject.por.fl_str_mv Licenciatura em Física
Construção dos Saberes Docentes
Conhecimento Pedagógico de Conteúdo
topic Licenciatura em Física
Construção dos Saberes Docentes
Conhecimento Pedagógico de Conteúdo
description Com o propósito de compreender a relação teoria-prática na construção dos saberes docentes, realizou-se um estudo que envolveu os cursos de Licenciatura em Física ofertados por instituições públicas catarinenses (Brasil). Apresentam-se as dimensões (curricular, pedagógica e prática) e categorias de análise da pesquisa. Com foco na dimensão pedagógica, este artigo apresenta como os instrumentos (questionários e entrevistas) foram elaborados e como foi realizada a coleta, organização e tratamento dos dados. Com o cruzamento dos dados e apoio do software webQDA foi possível identificar os temas que são tratados nas disciplinas Pedagógicas de Física e sua relação com a construção do Conhecimento Pedagógico de Conteúdo dos licenciandos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952018000300008
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952018000300008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952018000300008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv AISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
publisher.none.fl_str_mv AISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
dc.source.none.fl_str_mv RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação n.28 2018
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817552301328433152