Contributo das saídas de campo na aprendizagem da temática "magmatismo, rochas magmáticas" : um estudo com alunos do 11º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ascensão, Maria Leonor Brás Monteiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/42008
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
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spelling Contributo das saídas de campo na aprendizagem da temática "magmatismo, rochas magmáticas" : um estudo com alunos do 11º ano de escolaridadeMagmatismoActividadesInvestigaçãoAprendizagemRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019O presente relatório descreve a investigação desenvolvida no âmbito da prática letiva supervisionada, inserida no contexto da unidade curricular de Iniciação à Prática Profissional IV, do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia. Por conseguinte, no presente documento relata-se e analisa-se o trabalho desenvolvido na disciplina de Biologia e Geologia, com alunos de uma turma do 11º ano, que teve como principal objetivo dar resposta à questão: Que contributos têm as Saídas de Campo na aprendizagem da temática “Magmatismo. Rochas magmáticas”?. Esta prática envolveu a conceção e implementação de uma intervenção letiva centrada numa perspetiva construtivista do ensino, onde o aluno é o principal sujeito do processo de aprendizagem. Seguindo esta metodologia, desenvolveu-se a intervenção em torno de uma aprendizagem por descoberta, tendo os alunos realizado um trabalho investigativo baseado numa questão inicial por eles construída, e que teve como momento central uma Saída de Campo ao Parque Natural Sintra-Cascais, onde puderam observar in loco o objeto de estudo. Assim, através da concretização de diferentes atividades, os alunos foram desenvolvendo o seu conhecimento, trabalhando em grupo, tendo oportunidade de confrontar ideias e recolher e tratar informação pertinente sobre a questão investigativa a desenvolver. O trabalho desenvolvido culminou numa tarefa final que consistiu na apresentação de um póster científico por eles desenvolvido, sobre a questão investigativa trabalhada. A análise dos resultados obtidos teve um cariz essencialmente descritivo e qualitativo, revelando a importância das atividades de campo no desenvolvimento de novas aprendizagens em geologia e na melhor compreensão dos conteúdos, criando espaço para o desenvolvimento de aprendizagens significativas ao permitir aos alunos por em prática o que aprenderam nas aulas, e às quais se associa um aumento da motivação e uma atitude positiva e ativa perante novos desafios. Crê-se também que o trabalho realizado, além de ter importância no contexto da vida escolar destes alunos, os ajudou no seu crescimento e desenvolvimento enquanto cidadãos conscientes e intervenientes, ao ter permitido o desenvolvimento de competências como um olhar mais atento para a realidade envolvente, uma maior consciência ambiental, um espírito mais curioso, crítico e criativo e o reconhecimento da importância da tomada de decisões cientificamente fundamentadas, através do reconhecimento do papel do geólogo na sociedade.The present report describes the investigation developed within the scope of supervised teaching practices, inserted in the context of the curricular unit of Initiation to the Professional Practice IV, of the MA degree in Teaching of Biology and Geology. Therefore, the present document reports and analyses the work developed on the subject of Biology and Geology, with students from a class of the 11th grade, which had as main goal answering the question: Que contributos têm as Saídas de Campo na aprendizagem da temática “Magmatismo. Rochas magmáticas?”. This practice involved the conception and implementation of a teaching intervention centred on a constructivist perspective of teaching, where the student is the main subject of the process of learning. Following this methodology, the intervention was developed around learning by discovery, having the students constructed an investigative work based on a starting question developed by themselves, and which had as the central moment a Field Trip to the Natural Park of Sintra-Cascais, where they could observe the object of study in loco. Thus, by completing diferent activities throughout the didactic unit, the students developed their knowledge, working in groups, having the opportunity to compare ideas, and collect and manage relevant data to the development of the investigative question. The developing work culminated in a final task which consisted on the presentation of a scientific poster developed by them, about the investigative question on which they worked. The analyses of the obtained results had an essentially descriptive and qualitative nature, revealing the importance of field activities in the development of new learnings in geology and in the better comprehension of the contents, making way for the development of significant learnings, by allowing the students to put to practice what they learnt in class, to which we associate a growth in motivation and a positive and active attitude before new challenges. It is believed that the work done, besides its importance in the context of the school life of these students, also helped them in their growth and development as conscient and intervening citizens, by allowing the development of competences such as more awareness of the involving reality, a bigger environmental conscience, a more curious, critical and creative spirit and the recognition of the importance of scientific based decision-making, through the recognition of the part of the geologist in society.Chagas, Isabel, 1952-Repositório da Universidade de LisboaAscensão, Maria Leonor Brás Monteiro2020-02-24T10:26:26Z20192019-10-072019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/42008TID:202380432porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/42008Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:55:10.633503Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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