Elaboração de rotas para inspeção de linhas aéreas de alta e média tensão e atribuição de bases

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Matilde Maria Amaro Gonçalves Viegas
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/29916
Resumo: Mestrado Bolonha em Métodos Quantitativos para a Decisão Económica e Empresarial
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spelling Elaboração de rotas para inspeção de linhas aéreas de alta e média tensão e atribuição de basesProblema de Roteamento nos Arcos (ARP)modelo de programação linear inteirainspeção de linhas aéreasArc Routing Problems (ARP)integer linear programming modelsline inspectionMestrado Bolonha em Métodos Quantitativos para a Decisão Económica e EmpresarialA empresa EDP Labelec realiza inspeções de ativos do setor energético, nomeadamente, de linhas aéreas e postes de alta e média tensão. Torna-se assim necessário identificar as melhores rotas para o veículo utilizado durante as deslocações bem como a base (o ponto de partida e de chegada) de cada rota. Durante as viagens é utilizado um helicóptero, e o presente projeto visa obter rotas para um horizonte temporal de um ano, para a região centro de Portugal, com o objetivo de reduzir o tempo de viagem em vazio, isto é, sem efetuar inspeções, aumentando, simultaneamente, a produtividade, nomeadamente o número de ligações visitadas (i.e., inspecionadas). O problema é estudado como um Problema de Roteamento nos Arcos (ARP), considerando o tempo de cada viagem e o tempo máximo que o helicóptero pode voar consecutivamente. Desenvolve-se um modelo de programação linear inteira para a resolução do problema. Os dados utilizados são reais e obtidos com o auxílio do Google Earth. Estes identificam por coordenadas geográficas quer as linhas aéreas de alta e média tensão quer as bases. Os dados são tratados no Microsoft Excel e o modelo resolvido no OpenSolver do Excel. Para testar a adequação do modelo, obtêm-se soluções para os distritos de Coimbra, Leiria e Santarém. No caso dos distritos de Leiria e Santarém, com o intuito de melhorar a forma das rotas acrescentam-se restrições ao modelo. Em geral, as soluções geradas são consideradas bastante boas pelos responsáveis da empresa, tendo aplicabilidade prática. O modelo pode ser aplicado a outras regiões do território português.EDP Labelec carries out inspections of energy sector assets, in particular overhead lines and high and medium voltage poles. Therefore, it is necessary to identify the best routes for the vehicle used during the journeys, as well as the base (the point of departure and arrival) for each route. A single helicopter is used during the journeys, and this project aims to obtain routes for a one-year time horizon for the central region of Portugal, with the aim of reducing the deadheading time, i.e. without carrying out inspections, while increasing productivity, namely the number of links visited (i.e. inspected). The aim is to study an Arc Routing Problem (ARP), considering the time of each journey as well as the maximum time the helicopter can fly consecutively. An integer linear programming model is developed to solve the problem. The data used is real and was obtained using Google Earth. This data identifies both the high and medium voltage overhead lines and the bases by geographical coordinates. The data are processed in Microsoft Excel and the model solved in Excel's OpenSolver. To test the suitability of the model, we obtain solutions for the districts of Coimbra, Leiria and Santarém. In the case of the Leiria and Santarém districts, restrictions are added to the model in order to improve the shape of the routes. In general, the solutions generated are considered to be very good by the company's managers and have practical applicability. The model can be applied to other regions of Portugal.Instituto Superior de Economia e GestãoMourão, CândidaPinto, LeonorRepositório da Universidade de LisboaNunes, Matilde Maria Amaro Gonçalves Viegas2024-01-23T15:35:57Z2023-102023-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29916porNunes, Matilde Maria Amaro Gonçalves Viegas (2023). "Elaboração de rotas para inspeção de linhas aéreas de alta e média tensão e atribuição de bases". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-28T01:33:43Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/29916Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:21.500180Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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