Relatório de estágio de mestrado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/3864 |
Resumo: | Este Relatório de Estágio foi concretizado com a finalidade na obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar e do ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Por este motivo, esta narrativa demonstra o trabalho e as reflexões realizadas nas três Práticas Pedagógicas, que aconteceram nas escolas: Infantário Semi-Internato de Santa Clara e Escola EB1/PE de São Roque – Edifício do Galeão. A Prática da Educação Pré-Escolar decorreu de outubro a dezembro de 2018, com um grupo de crianças entre os dois e os quatro anos de idade. O contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico aconteceu em dois momentos distintos. A ação pedagógica com a turma do 4.º ano ocorreu de março a junho de 2019. A última intervenção pedagógica sucedeu com uma turma de 1.º ano nos últimos três meses do ano civil de 2019. Considerando que as aprendizagens devem ser significativas, lúdicas e dinâmicas, é de salientar que este relatório apresenta uma metodologia de Investigação-Ação de forma a dar respostas e de ultrapassar os desafios que foram surgindo no decorrer do estágio. Assim sendo, as questões de investigação que nortearam toda a ação foram: Como promover as regras e os valores essenciais ao exercício da cidadania com crianças de Jardim de Infância? Que competências de gestão da sala de aula devo promover na prevenção de comportamentos disruptivos? De que modo poderão ser desenvolvidos os comportamentos sociais adequados à sala de aula? Como motivar os alunos para a aprendizagem da leitura e da escrita? |
id |
RCAP_59aa6aaeda43c893b259534a19ba34e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/3864 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio de mestradoEducação Pré-escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoCidadaniaValoresAprendizagem significativaPre-school education1st Cycle of Basic EducationCitizenshipValuesMeaningful learningEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste Relatório de Estágio foi concretizado com a finalidade na obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar e do ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Por este motivo, esta narrativa demonstra o trabalho e as reflexões realizadas nas três Práticas Pedagógicas, que aconteceram nas escolas: Infantário Semi-Internato de Santa Clara e Escola EB1/PE de São Roque – Edifício do Galeão. A Prática da Educação Pré-Escolar decorreu de outubro a dezembro de 2018, com um grupo de crianças entre os dois e os quatro anos de idade. O contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico aconteceu em dois momentos distintos. A ação pedagógica com a turma do 4.º ano ocorreu de março a junho de 2019. A última intervenção pedagógica sucedeu com uma turma de 1.º ano nos últimos três meses do ano civil de 2019. Considerando que as aprendizagens devem ser significativas, lúdicas e dinâmicas, é de salientar que este relatório apresenta uma metodologia de Investigação-Ação de forma a dar respostas e de ultrapassar os desafios que foram surgindo no decorrer do estágio. Assim sendo, as questões de investigação que nortearam toda a ação foram: Como promover as regras e os valores essenciais ao exercício da cidadania com crianças de Jardim de Infância? Que competências de gestão da sala de aula devo promover na prevenção de comportamentos disruptivos? De que modo poderão ser desenvolvidos os comportamentos sociais adequados à sala de aula? Como motivar os alunos para a aprendizagem da leitura e da escrita?This Internship Report was carried out with the purpose of obtaining a Master's degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. The narrative demonstrates the work and reflections carried out in the three Pedagogical Practices, which took place in the schools: Infantário Semi-Internato de Santa Clara and Escola EB1/PE de São Roque - Edifício do Galeão. The Practice of Pre-School Education took place from October to December 2018, with a group of children between two and four years of age. The internship of the 1st Cycle of Basic Education took place at two different times. The pedagogical action with the 4th grade class took place from March to June 2019. The last pedagogical intervention took place with a 1st grade class in the last three months of 2019. Considering that the learning must be significant, playful and dynamic, it should be noted that this report presents an Action-Research methodology in order to provide answers and to overcome the challenges that have arisen during the internship. Therefore, the research questions that guided all the action were: How to promote the rules and values essential to the exercise of citizenship with children in kindergarten? What classroom management skills should I promote in preventing disruptive behaviors? How can appropriate social behaviors be developed in the classroom? How to motivate students to learn to read and write?Pereira, Maria Gorete Gonçalves RochaDigitUMaTemtem, Carlota Sofia de Abreu2021-11-29T10:04:07Z2021-09-30T00:00:00Z2021-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3864202797910porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:58Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3864Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:07:26.179691Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio de mestrado |
title |
Relatório de estágio de mestrado |
spellingShingle |
Relatório de estágio de mestrado Temtem, Carlota Sofia de Abreu Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Cidadania Valores Aprendizagem significativa Pre-school education 1st Cycle of Basic Education Citizenship Values Meaningful learning Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio de mestrado |
title_full |
Relatório de estágio de mestrado |
title_fullStr |
Relatório de estágio de mestrado |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio de mestrado |
title_sort |
Relatório de estágio de mestrado |
author |
Temtem, Carlota Sofia de Abreu |
author_facet |
Temtem, Carlota Sofia de Abreu |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Maria Gorete Gonçalves Rocha DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Temtem, Carlota Sofia de Abreu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Cidadania Valores Aprendizagem significativa Pre-school education 1st Cycle of Basic Education Citizenship Values Meaningful learning Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Cidadania Valores Aprendizagem significativa Pre-school education 1st Cycle of Basic Education Citizenship Values Meaningful learning Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este Relatório de Estágio foi concretizado com a finalidade na obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar e do ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Por este motivo, esta narrativa demonstra o trabalho e as reflexões realizadas nas três Práticas Pedagógicas, que aconteceram nas escolas: Infantário Semi-Internato de Santa Clara e Escola EB1/PE de São Roque – Edifício do Galeão. A Prática da Educação Pré-Escolar decorreu de outubro a dezembro de 2018, com um grupo de crianças entre os dois e os quatro anos de idade. O contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico aconteceu em dois momentos distintos. A ação pedagógica com a turma do 4.º ano ocorreu de março a junho de 2019. A última intervenção pedagógica sucedeu com uma turma de 1.º ano nos últimos três meses do ano civil de 2019. Considerando que as aprendizagens devem ser significativas, lúdicas e dinâmicas, é de salientar que este relatório apresenta uma metodologia de Investigação-Ação de forma a dar respostas e de ultrapassar os desafios que foram surgindo no decorrer do estágio. Assim sendo, as questões de investigação que nortearam toda a ação foram: Como promover as regras e os valores essenciais ao exercício da cidadania com crianças de Jardim de Infância? Que competências de gestão da sala de aula devo promover na prevenção de comportamentos disruptivos? De que modo poderão ser desenvolvidos os comportamentos sociais adequados à sala de aula? Como motivar os alunos para a aprendizagem da leitura e da escrita? |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-29T10:04:07Z 2021-09-30T00:00:00Z 2021-09-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/3864 202797910 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/3864 |
identifier_str_mv |
202797910 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129942966927360 |