Relatório de estágio de mestrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Temtem, Carlota Sofia de Abreu
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3864
Resumo: Este Relatório de Estágio foi concretizado com a finalidade na obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar e do ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Por este motivo, esta narrativa demonstra o trabalho e as reflexões realizadas nas três Práticas Pedagógicas, que aconteceram nas escolas: Infantário Semi-Internato de Santa Clara e Escola EB1/PE de São Roque – Edifício do Galeão. A Prática da Educação Pré-Escolar decorreu de outubro a dezembro de 2018, com um grupo de crianças entre os dois e os quatro anos de idade. O contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico aconteceu em dois momentos distintos. A ação pedagógica com a turma do 4.º ano ocorreu de março a junho de 2019. A última intervenção pedagógica sucedeu com uma turma de 1.º ano nos últimos três meses do ano civil de 2019. Considerando que as aprendizagens devem ser significativas, lúdicas e dinâmicas, é de salientar que este relatório apresenta uma metodologia de Investigação-Ação de forma a dar respostas e de ultrapassar os desafios que foram surgindo no decorrer do estágio. Assim sendo, as questões de investigação que nortearam toda a ação foram: Como promover as regras e os valores essenciais ao exercício da cidadania com crianças de Jardim de Infância? Que competências de gestão da sala de aula devo promover na prevenção de comportamentos disruptivos? De que modo poderão ser desenvolvidos os comportamentos sociais adequados à sala de aula? Como motivar os alunos para a aprendizagem da leitura e da escrita?
id RCAP_59aa6aaeda43c893b259534a19ba34e2
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/3864
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio de mestradoEducação Pré-escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoCidadaniaValoresAprendizagem significativaPre-school education1st Cycle of Basic EducationCitizenshipValuesMeaningful learningEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste Relatório de Estágio foi concretizado com a finalidade na obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar e do ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Por este motivo, esta narrativa demonstra o trabalho e as reflexões realizadas nas três Práticas Pedagógicas, que aconteceram nas escolas: Infantário Semi-Internato de Santa Clara e Escola EB1/PE de São Roque – Edifício do Galeão. A Prática da Educação Pré-Escolar decorreu de outubro a dezembro de 2018, com um grupo de crianças entre os dois e os quatro anos de idade. O contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico aconteceu em dois momentos distintos. A ação pedagógica com a turma do 4.º ano ocorreu de março a junho de 2019. A última intervenção pedagógica sucedeu com uma turma de 1.º ano nos últimos três meses do ano civil de 2019. Considerando que as aprendizagens devem ser significativas, lúdicas e dinâmicas, é de salientar que este relatório apresenta uma metodologia de Investigação-Ação de forma a dar respostas e de ultrapassar os desafios que foram surgindo no decorrer do estágio. Assim sendo, as questões de investigação que nortearam toda a ação foram: Como promover as regras e os valores essenciais ao exercício da cidadania com crianças de Jardim de Infância? Que competências de gestão da sala de aula devo promover na prevenção de comportamentos disruptivos? De que modo poderão ser desenvolvidos os comportamentos sociais adequados à sala de aula? Como motivar os alunos para a aprendizagem da leitura e da escrita?This Internship Report was carried out with the purpose of obtaining a Master's degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. The narrative demonstrates the work and reflections carried out in the three Pedagogical Practices, which took place in the schools: Infantário Semi-Internato de Santa Clara and Escola EB1/PE de São Roque - Edifício do Galeão. The Practice of Pre-School Education took place from October to December 2018, with a group of children between two and four years of age. The internship of the 1st Cycle of Basic Education took place at two different times. The pedagogical action with the 4th grade class took place from March to June 2019. The last pedagogical intervention took place with a 1st grade class in the last three months of 2019. Considering that the learning must be significant, playful and dynamic, it should be noted that this report presents an Action-Research methodology in order to provide answers and to overcome the challenges that have arisen during the internship. Therefore, the research questions that guided all the action were: How to promote the rules and values essential to the exercise of citizenship with children in kindergarten? What classroom management skills should I promote in preventing disruptive behaviors? How can appropriate social behaviors be developed in the classroom? How to motivate students to learn to read and write?Pereira, Maria Gorete Gonçalves RochaDigitUMaTemtem, Carlota Sofia de Abreu2021-11-29T10:04:07Z2021-09-30T00:00:00Z2021-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3864202797910porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:58Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3864Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:07:26.179691Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio de mestrado
title Relatório de estágio de mestrado
spellingShingle Relatório de estágio de mestrado
Temtem, Carlota Sofia de Abreu
Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Cidadania
Valores
Aprendizagem significativa
Pre-school education
1st Cycle of Basic Education
Citizenship
Values
Meaningful learning
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio de mestrado
title_full Relatório de estágio de mestrado
title_fullStr Relatório de estágio de mestrado
title_full_unstemmed Relatório de estágio de mestrado
title_sort Relatório de estágio de mestrado
author Temtem, Carlota Sofia de Abreu
author_facet Temtem, Carlota Sofia de Abreu
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Maria Gorete Gonçalves Rocha
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Temtem, Carlota Sofia de Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Cidadania
Valores
Aprendizagem significativa
Pre-school education
1st Cycle of Basic Education
Citizenship
Values
Meaningful learning
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Cidadania
Valores
Aprendizagem significativa
Pre-school education
1st Cycle of Basic Education
Citizenship
Values
Meaningful learning
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este Relatório de Estágio foi concretizado com a finalidade na obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar e do ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Por este motivo, esta narrativa demonstra o trabalho e as reflexões realizadas nas três Práticas Pedagógicas, que aconteceram nas escolas: Infantário Semi-Internato de Santa Clara e Escola EB1/PE de São Roque – Edifício do Galeão. A Prática da Educação Pré-Escolar decorreu de outubro a dezembro de 2018, com um grupo de crianças entre os dois e os quatro anos de idade. O contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico aconteceu em dois momentos distintos. A ação pedagógica com a turma do 4.º ano ocorreu de março a junho de 2019. A última intervenção pedagógica sucedeu com uma turma de 1.º ano nos últimos três meses do ano civil de 2019. Considerando que as aprendizagens devem ser significativas, lúdicas e dinâmicas, é de salientar que este relatório apresenta uma metodologia de Investigação-Ação de forma a dar respostas e de ultrapassar os desafios que foram surgindo no decorrer do estágio. Assim sendo, as questões de investigação que nortearam toda a ação foram: Como promover as regras e os valores essenciais ao exercício da cidadania com crianças de Jardim de Infância? Que competências de gestão da sala de aula devo promover na prevenção de comportamentos disruptivos? De que modo poderão ser desenvolvidos os comportamentos sociais adequados à sala de aula? Como motivar os alunos para a aprendizagem da leitura e da escrita?
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-29T10:04:07Z
2021-09-30T00:00:00Z
2021-09-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/3864
202797910
url http://hdl.handle.net/10400.13/3864
identifier_str_mv 202797910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129942966927360