Avaliação de um programa de intervenção na fluência de leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Albertina
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ribeiro, Iolanda da Silva, Viana, Fernanda Leopoldina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/20533
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo avaliar as mudanças de desempenho ocorridas ao longo de um programa de intervenção junto de alunos do 5º ano de escolaridade e orientado para o desenvolvimento da fluência em leitura. Foram realizadas 13 sessões, orientadas pelos professores Língua Portuguesa, com a duração de 45 minutos e periodicidade quinzenal. Participaram no programa todos os alunos da escola onde o projeto decorreu (n = 270), mas para efeitos de avaliação foram selecionados, de modo aleatório, 54 alunos. Nesta avaliação foi usado um design de grupo único com três medidas repetidas no tempo. Recorreu-se à gravação vídeo da leitura de dois excertos de 100 palavras extraídos de duas obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura Português, a partir da qual foi calculado o tempo individual de leitura e o número de erros. Registaram-se diferenças estatisticamente significativas nos três momentos de avaliação, traduzidos na redução no tempo de leitura e no número de erros. Os resultados mostram que o programa teve efeito em todos os alunos, traduzido na redução do tempo de leitura e no número de erros de leitura. Apesar das mudanças observadas, o coeficiente de correlação intraclasse sugere que embora os alunos com piores desempenhos melhorem, continuam a ter resultados inferiores ao dos seus pares com melhores desempenhos. Os resultados encontrados são semelhantes aos reportados em estudos que avaliaram o efeito de programas de intervenção dirigida para o desenvolvimento da fluência leitora, embora os mesmos tenham sido efetuados com alunos a frequentar anos escolares anteriores ao do presente estudo. Dado que os progressos na recuperação são menores à medida que a escolaridade aumenta, os resultados obtidos podem considerar-se relevantes.
id RCAP_5a14584466b251a83cdcaefae1b5b143
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/20533
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação de um programa de intervenção na fluência de leituraLeitura em voz altaIntervençãoDificuldades na leituraFluênciaEsta pesquisa tem por objetivo avaliar as mudanças de desempenho ocorridas ao longo de um programa de intervenção junto de alunos do 5º ano de escolaridade e orientado para o desenvolvimento da fluência em leitura. Foram realizadas 13 sessões, orientadas pelos professores Língua Portuguesa, com a duração de 45 minutos e periodicidade quinzenal. Participaram no programa todos os alunos da escola onde o projeto decorreu (n = 270), mas para efeitos de avaliação foram selecionados, de modo aleatório, 54 alunos. Nesta avaliação foi usado um design de grupo único com três medidas repetidas no tempo. Recorreu-se à gravação vídeo da leitura de dois excertos de 100 palavras extraídos de duas obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura Português, a partir da qual foi calculado o tempo individual de leitura e o número de erros. Registaram-se diferenças estatisticamente significativas nos três momentos de avaliação, traduzidos na redução no tempo de leitura e no número de erros. Os resultados mostram que o programa teve efeito em todos os alunos, traduzido na redução do tempo de leitura e no número de erros de leitura. Apesar das mudanças observadas, o coeficiente de correlação intraclasse sugere que embora os alunos com piores desempenhos melhorem, continuam a ter resultados inferiores ao dos seus pares com melhores desempenhos. Os resultados encontrados são semelhantes aos reportados em estudos que avaliaram o efeito de programas de intervenção dirigida para o desenvolvimento da fluência leitora, embora os mesmos tenham sido efetuados com alunos a frequentar anos escolares anteriores ao do presente estudo. Dado que os progressos na recuperação são menores à medida que a escolaridade aumenta, os resultados obtidos podem considerar-se relevantes.Didáxis Cooperativa de Ensino, CRL. - Vila Nova de FamalicãoCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)Universidade do MinhoFerreira, AlbertinaRibeiro, Iolanda da SilvaViana, Fernanda Leopoldina2012-08-152012-08-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/20533por1681-5653http://www.rieoei.org/rie_contenedor.php?numero=4681&titulo=Avalia%E7%E3o%20de%20um%20programa%20de%20interven%E7%E3o%20na%20flu%EAncia%20de%20leiturainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:19:46Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/20533Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:12:45.396779Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de um programa de intervenção na fluência de leitura
title Avaliação de um programa de intervenção na fluência de leitura
spellingShingle Avaliação de um programa de intervenção na fluência de leitura
Ferreira, Albertina
Leitura em voz alta
Intervenção
Dificuldades na leitura
Fluência
title_short Avaliação de um programa de intervenção na fluência de leitura
title_full Avaliação de um programa de intervenção na fluência de leitura
title_fullStr Avaliação de um programa de intervenção na fluência de leitura
title_full_unstemmed Avaliação de um programa de intervenção na fluência de leitura
title_sort Avaliação de um programa de intervenção na fluência de leitura
author Ferreira, Albertina
author_facet Ferreira, Albertina
Ribeiro, Iolanda da Silva
Viana, Fernanda Leopoldina
author_role author
author2 Ribeiro, Iolanda da Silva
Viana, Fernanda Leopoldina
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Albertina
Ribeiro, Iolanda da Silva
Viana, Fernanda Leopoldina
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura em voz alta
Intervenção
Dificuldades na leitura
Fluência
topic Leitura em voz alta
Intervenção
Dificuldades na leitura
Fluência
description Esta pesquisa tem por objetivo avaliar as mudanças de desempenho ocorridas ao longo de um programa de intervenção junto de alunos do 5º ano de escolaridade e orientado para o desenvolvimento da fluência em leitura. Foram realizadas 13 sessões, orientadas pelos professores Língua Portuguesa, com a duração de 45 minutos e periodicidade quinzenal. Participaram no programa todos os alunos da escola onde o projeto decorreu (n = 270), mas para efeitos de avaliação foram selecionados, de modo aleatório, 54 alunos. Nesta avaliação foi usado um design de grupo único com três medidas repetidas no tempo. Recorreu-se à gravação vídeo da leitura de dois excertos de 100 palavras extraídos de duas obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura Português, a partir da qual foi calculado o tempo individual de leitura e o número de erros. Registaram-se diferenças estatisticamente significativas nos três momentos de avaliação, traduzidos na redução no tempo de leitura e no número de erros. Os resultados mostram que o programa teve efeito em todos os alunos, traduzido na redução do tempo de leitura e no número de erros de leitura. Apesar das mudanças observadas, o coeficiente de correlação intraclasse sugere que embora os alunos com piores desempenhos melhorem, continuam a ter resultados inferiores ao dos seus pares com melhores desempenhos. Os resultados encontrados são semelhantes aos reportados em estudos que avaliaram o efeito de programas de intervenção dirigida para o desenvolvimento da fluência leitora, embora os mesmos tenham sido efetuados com alunos a frequentar anos escolares anteriores ao do presente estudo. Dado que os progressos na recuperação são menores à medida que a escolaridade aumenta, os resultados obtidos podem considerar-se relevantes.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-15
2012-08-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/20533
url http://hdl.handle.net/1822/20533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1681-5653
http://www.rieoei.org/rie_contenedor.php?numero=4681&titulo=Avalia%E7%E3o%20de%20um%20programa%20de%20interven%E7%E3o%20na%20flu%EAncia%20de%20leitura
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)
publisher.none.fl_str_mv Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132563426508800