Relatório de Estágio de Carla Sofia de Pinho Costa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Carla Sofia de Pinho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/14749
Resumo: Os desafios da Escola do século XXI implicam mudanças no desenvolvimento profissional, daí a formação inicial fomentar nos futuros docentes uma atitude reflexiva e crítica que este relatório procura espelhar. Este processo de profissionalização foi promotor da construção da identidade docente, durante o qual foram desenvolvidas as dimensões do saber-ser, do saber-estar e do saber-fazer. O presente documento contempla ações apoiadas no paradigma socioconstrutivista; neste paradigma, a metodologia de investigação-ação apresentou-se como a base de toda a formação, potenciada por um processo dinâmico em espiral cíclica de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. Durante o processo de construção, quer ao longo da Prática Educativa Supervisionada quer no âmbito da elaboração deste trabalho escrito de competências e valores, foram mobilizados conhecimentos científicos, pedagógicos, didáticos e metodológicos favoráveis à conceção de um docente enquanto agente de mudança e de transformação, tendo sempre presente que o desenvolvimento cognitivo e afetivo das crianças é o princípio, meio e fim. Foi, por isso, apresentado um olhar mais atento às especificidades de cada criança, propondo-se atividades criativas e contextualizadas espelhadas por momentos prazerosos de construção de conhecimento, num ambiente educativo democrático. Contudo, todo este crescimento só foi possível pela riqueza das interações pedagógicas colaborativas e cooperativas entre a díade, as orientadoras cooperantes, as supervisoras institucionais e as crianças, evidenciando-se um desenvolvimento pessoal e profissional de perfil duplo.
id RCAP_5a65fc3abec05645dc5138b69b660546
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/14749
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio de Carla Sofia de Pinho CostaCriançaPrática EducativaInvestigação-AçãoPerfil duploChildEducational PracticeAction ResearchDouble ProfileDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoOs desafios da Escola do século XXI implicam mudanças no desenvolvimento profissional, daí a formação inicial fomentar nos futuros docentes uma atitude reflexiva e crítica que este relatório procura espelhar. Este processo de profissionalização foi promotor da construção da identidade docente, durante o qual foram desenvolvidas as dimensões do saber-ser, do saber-estar e do saber-fazer. O presente documento contempla ações apoiadas no paradigma socioconstrutivista; neste paradigma, a metodologia de investigação-ação apresentou-se como a base de toda a formação, potenciada por um processo dinâmico em espiral cíclica de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. Durante o processo de construção, quer ao longo da Prática Educativa Supervisionada quer no âmbito da elaboração deste trabalho escrito de competências e valores, foram mobilizados conhecimentos científicos, pedagógicos, didáticos e metodológicos favoráveis à conceção de um docente enquanto agente de mudança e de transformação, tendo sempre presente que o desenvolvimento cognitivo e afetivo das crianças é o princípio, meio e fim. Foi, por isso, apresentado um olhar mais atento às especificidades de cada criança, propondo-se atividades criativas e contextualizadas espelhadas por momentos prazerosos de construção de conhecimento, num ambiente educativo democrático. Contudo, todo este crescimento só foi possível pela riqueza das interações pedagógicas colaborativas e cooperativas entre a díade, as orientadoras cooperantes, as supervisoras institucionais e as crianças, evidenciando-se um desenvolvimento pessoal e profissional de perfil duplo.The challenges of the 21st Century School imply changes in professional development, so initial education fosters in future teachers a reflective and critical attitude that this report seeks to mirror. This process promoted the construction of the teaching identity and was developed the dimensions of know-how, how-to-behave, and how-to-do. This document contemplates actions based on the socio-constructivist paradigm; In this paradigm, the action research methodology was presented as the basis of the whole training, enhanced by a dynamic cyclical and spiral process of observation, planning, action, reflection, and evaluation. During the construction process, both during the Supervised Educational Practice and in the elaboration of this written work of competences and values was possible to reach scientific, pedagogical, didactic and methodological knowledge, favorable to the conception of a teacher as an agent of change and transformation, always bearing in mind that the cognitive and affective development of children is the beginning, middle, and the end. It was given a closer look at the specifics of each child, proposing creative and contextualized activities followed by pleasurable moments of knowledge development, in an educational democratic environment. However, all this growth was only made possible by the collaborative and cooperative pedagogical interactions between the dyad of the cooperating counselors, the institutional supervisors, and the children, evidencing a dual profile personal and professional development.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCosta, Carla Sofia de Pinho2019-10-25T13:18:34Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14749TID:202339750porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-07T01:46:42Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14749Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:32.764469Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio de Carla Sofia de Pinho Costa
title Relatório de Estágio de Carla Sofia de Pinho Costa
spellingShingle Relatório de Estágio de Carla Sofia de Pinho Costa
Costa, Carla Sofia de Pinho
Criança
Prática Educativa
Investigação-Ação
Perfil duplo
Child
Educational Practice
Action Research
Double Profile
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio de Carla Sofia de Pinho Costa
title_full Relatório de Estágio de Carla Sofia de Pinho Costa
title_fullStr Relatório de Estágio de Carla Sofia de Pinho Costa
title_full_unstemmed Relatório de Estágio de Carla Sofia de Pinho Costa
title_sort Relatório de Estágio de Carla Sofia de Pinho Costa
author Costa, Carla Sofia de Pinho
author_facet Costa, Carla Sofia de Pinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marta, Maria Margarida Campos
Sá, Susana Marques de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Carla Sofia de Pinho
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Prática Educativa
Investigação-Ação
Perfil duplo
Child
Educational Practice
Action Research
Double Profile
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Criança
Prática Educativa
Investigação-Ação
Perfil duplo
Child
Educational Practice
Action Research
Double Profile
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Os desafios da Escola do século XXI implicam mudanças no desenvolvimento profissional, daí a formação inicial fomentar nos futuros docentes uma atitude reflexiva e crítica que este relatório procura espelhar. Este processo de profissionalização foi promotor da construção da identidade docente, durante o qual foram desenvolvidas as dimensões do saber-ser, do saber-estar e do saber-fazer. O presente documento contempla ações apoiadas no paradigma socioconstrutivista; neste paradigma, a metodologia de investigação-ação apresentou-se como a base de toda a formação, potenciada por um processo dinâmico em espiral cíclica de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. Durante o processo de construção, quer ao longo da Prática Educativa Supervisionada quer no âmbito da elaboração deste trabalho escrito de competências e valores, foram mobilizados conhecimentos científicos, pedagógicos, didáticos e metodológicos favoráveis à conceção de um docente enquanto agente de mudança e de transformação, tendo sempre presente que o desenvolvimento cognitivo e afetivo das crianças é o princípio, meio e fim. Foi, por isso, apresentado um olhar mais atento às especificidades de cada criança, propondo-se atividades criativas e contextualizadas espelhadas por momentos prazerosos de construção de conhecimento, num ambiente educativo democrático. Contudo, todo este crescimento só foi possível pela riqueza das interações pedagógicas colaborativas e cooperativas entre a díade, as orientadoras cooperantes, as supervisoras institucionais e as crianças, evidenciando-se um desenvolvimento pessoal e profissional de perfil duplo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-25T13:18:34Z
2019
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/14749
TID:202339750
url http://hdl.handle.net/10400.22/14749
identifier_str_mv TID:202339750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131437761298432