Imagens e narrativas da Coimbra turística: Entre a cidade real e a cidade (re)imaginada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Carina Sousa
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/33789
https://doi.org/10.4000/rccs.448
Resumo: Num período em que se verifica um crescimento do fascínio turístico pelas cidades, este artigo procura compreender as formas como Coimbra se apresenta ao exterior, a turistas e visitantes. Sendo a cidade histórica e monumental uma das principais atracções da actualidade, parte-se dos materiais de promoção turística, que circulam nacional e internacionalmente, para abordar as formas como os recursos urbanos são transformados em factores de atracção turística. Porque as cidades são também lugares de imaginação e representação, discute-se a noção de imagem por referência às operações de marketing e publicidade que se desenvolvem no quadro da promoção turística. O objectivo fundamental é desvendar a cidade (re)imaginada: aquela que, através do trabalho de tradução simbólica desempenhado por agentes promocionais e mediadores, circula pelos mercados do turismo – desvendando também as aproximações e distâncias entre a cidade turística e a cidade real.
id RCAP_5ab778badbcab5a15a5570b2c6f1972a
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/33789
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Imagens e narrativas da Coimbra turística: Entre a cidade real e a cidade (re)imaginadaTurismo urbanoPromoção turísticaImaginários urbanosNarrativas turísticasNum período em que se verifica um crescimento do fascínio turístico pelas cidades, este artigo procura compreender as formas como Coimbra se apresenta ao exterior, a turistas e visitantes. Sendo a cidade histórica e monumental uma das principais atracções da actualidade, parte-se dos materiais de promoção turística, que circulam nacional e internacionalmente, para abordar as formas como os recursos urbanos são transformados em factores de atracção turística. Porque as cidades são também lugares de imaginação e representação, discute-se a noção de imagem por referência às operações de marketing e publicidade que se desenvolvem no quadro da promoção turística. O objectivo fundamental é desvendar a cidade (re)imaginada: aquela que, através do trabalho de tradução simbólica desempenhado por agentes promocionais e mediadores, circula pelos mercados do turismo – desvendando também as aproximações e distâncias entre a cidade turística e a cidade real.At a time when we witness growing tourist fascination for towns and cities, this article seeks to understand how Coimbra presents itself to the outside world, to tourists and visitors. With the historical and monumental town having become one of the main attractions of our time, this article picks up on the tourist promotional materials circulating in Portugal and abroad to address how Coimbra’s urban resources are transformed into tourist-appeal factors. Because towns and cities are also sites of the imagination and of representation, this article discusses the notion of image in respect of marketing and advertising operations developed with a view to promoting tourism. Its main goal is to unveil the (re)imagined town: that which, through the work of symbolic translation carried out by promoters and mediators, circulates among the tourist-destination markets – unveiling also the approximations and distances between the tourist’s town and the real town.A une époque où l’on constate un accroissement de l’attrait touristique pour les villes, cet article cherche à comprendre les formes sous lesquelles Coimbra se présente à l’extérieur, aux touristes et visiteurs. La ville historique et monumentale étant l’une des principales attractions de l’actualité, nous avons pris pour point de départ le matériel de promotion touristique, circulant au plan national et international, pour examiner les formes dont les ressources urbaines sont transformées en facteurs d’attraction touristique. Les villes étant également des lieux d’imagination et de représentation, nous débattons de la notion d’ image en référence aux opérations de marketing et de publicité qui se développent dans le cadre de la promotion touristique. L’objectif fondamental est de dévoiler la ville (ré)imaginée : celle qui, à travers le travail de traduction symbolique effectué par des agents promotionnels et des médiateurs, circule sur les marchés du tourisme – dévoilant également les rapprochements et les distanciations entre la ville touristique et la ville réelle.Centro de Estudos Sociais2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/33789http://hdl.handle.net/10316/33789https://doi.org/10.4000/rccs.448por0254-11062182-7435http://rccs.revues.org/448Gomes, Carina Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-11-07T09:59:21Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/33789Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:50:56.203433Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Imagens e narrativas da Coimbra turística: Entre a cidade real e a cidade (re)imaginada
title Imagens e narrativas da Coimbra turística: Entre a cidade real e a cidade (re)imaginada
spellingShingle Imagens e narrativas da Coimbra turística: Entre a cidade real e a cidade (re)imaginada
Gomes, Carina Sousa
Turismo urbano
Promoção turística
Imaginários urbanos
Narrativas turísticas
title_short Imagens e narrativas da Coimbra turística: Entre a cidade real e a cidade (re)imaginada
title_full Imagens e narrativas da Coimbra turística: Entre a cidade real e a cidade (re)imaginada
title_fullStr Imagens e narrativas da Coimbra turística: Entre a cidade real e a cidade (re)imaginada
title_full_unstemmed Imagens e narrativas da Coimbra turística: Entre a cidade real e a cidade (re)imaginada
title_sort Imagens e narrativas da Coimbra turística: Entre a cidade real e a cidade (re)imaginada
author Gomes, Carina Sousa
author_facet Gomes, Carina Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Carina Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo urbano
Promoção turística
Imaginários urbanos
Narrativas turísticas
topic Turismo urbano
Promoção turística
Imaginários urbanos
Narrativas turísticas
description Num período em que se verifica um crescimento do fascínio turístico pelas cidades, este artigo procura compreender as formas como Coimbra se apresenta ao exterior, a turistas e visitantes. Sendo a cidade histórica e monumental uma das principais atracções da actualidade, parte-se dos materiais de promoção turística, que circulam nacional e internacionalmente, para abordar as formas como os recursos urbanos são transformados em factores de atracção turística. Porque as cidades são também lugares de imaginação e representação, discute-se a noção de imagem por referência às operações de marketing e publicidade que se desenvolvem no quadro da promoção turística. O objectivo fundamental é desvendar a cidade (re)imaginada: aquela que, através do trabalho de tradução simbólica desempenhado por agentes promocionais e mediadores, circula pelos mercados do turismo – desvendando também as aproximações e distâncias entre a cidade turística e a cidade real.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/33789
http://hdl.handle.net/10316/33789
https://doi.org/10.4000/rccs.448
url http://hdl.handle.net/10316/33789
https://doi.org/10.4000/rccs.448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0254-1106
2182-7435
http://rccs.revues.org/448
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Sociais
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Sociais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133789598777344