Análise da perceção do marketing interno pelos profissionais de tecnologias de informação das gerações x e y em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Thaís
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/20903
Resumo: A presente dissertação está assente num estudo comparativo da perceção do marketing interno pelos profissionais de tecnologias de informação das Gerações X e Y em Portugal. O marketing interno é uma abordagem que considera os colaboradores como clientes e o trabalho por eles produzido como produto, sendo aqui estudado através de cinco dimensões: “Recrutamento”, “Formação”, “Comunicação Interna”, “Envolvimento da Equipa” e “Avaliação e Sistema de Incentivos e Recompensas”. Como objetivo principal, procura-se avaliar se a perceção do marketing interno entre os profissionais de TI em Portugal das Gerações X e Y é positiva ou negativa, bem como verificar se existem diferenças significativas na perceção dos dois grupos. Como objetivo secundário, pretende-se verificar quais as dimensões mais e menos valorizadas. Este estudo recorre à pesquisa quantitativa estatística. Os dados são recolhidos por meio de um questionário online e analisados através dos testes estatísticos mais indicados a cada caso. Após a análise, conclui-se que ambas as gerações percecionam o marketing interno de forma positiva, não havendo diferenças significativas entre a perceção dos dois grupos. Para além disso, verifica-se que as dimensões mais bem avaliadas são “Envolvimento da Equipa” e “Comunicação Interna”, enquanto aquela que obtém menor pontuação é a dimensão “Formação”. Constata-se ainda que existem diferenças significativas entre a perceção de inquiridos dos sexos feminino e masculino. Estes resultados, sustentados em análise de dados coligidos através dos questionários, serviram de base para reflexão à luz dos conceitos apresentados na revisão de literatura.
id RCAP_5adb0f02be25af352aaac84bd74c8994
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/20903
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise da perceção do marketing interno pelos profissionais de tecnologias de informação das gerações x e y em PortugalMarketing internoTecnologias de informaçãoGeração XGeração YPortugalInternal marketingInformation technologyGeneration XGeneration YA presente dissertação está assente num estudo comparativo da perceção do marketing interno pelos profissionais de tecnologias de informação das Gerações X e Y em Portugal. O marketing interno é uma abordagem que considera os colaboradores como clientes e o trabalho por eles produzido como produto, sendo aqui estudado através de cinco dimensões: “Recrutamento”, “Formação”, “Comunicação Interna”, “Envolvimento da Equipa” e “Avaliação e Sistema de Incentivos e Recompensas”. Como objetivo principal, procura-se avaliar se a perceção do marketing interno entre os profissionais de TI em Portugal das Gerações X e Y é positiva ou negativa, bem como verificar se existem diferenças significativas na perceção dos dois grupos. Como objetivo secundário, pretende-se verificar quais as dimensões mais e menos valorizadas. Este estudo recorre à pesquisa quantitativa estatística. Os dados são recolhidos por meio de um questionário online e analisados através dos testes estatísticos mais indicados a cada caso. Após a análise, conclui-se que ambas as gerações percecionam o marketing interno de forma positiva, não havendo diferenças significativas entre a perceção dos dois grupos. Para além disso, verifica-se que as dimensões mais bem avaliadas são “Envolvimento da Equipa” e “Comunicação Interna”, enquanto aquela que obtém menor pontuação é a dimensão “Formação”. Constata-se ainda que existem diferenças significativas entre a perceção de inquiridos dos sexos feminino e masculino. Estes resultados, sustentados em análise de dados coligidos através dos questionários, serviram de base para reflexão à luz dos conceitos apresentados na revisão de literatura.This dissertation is based on a comparative study of the perception of internal marketing on the part of information technology professionals belonging to the X and Y Generations in Portugal. Internal marketing is an approach that considers employees as clients and the work they produce as the product, being studied here through five dimensions: "Recruitment", "Training", "Internal Communication", "Team Involvement" and "Evaluation and Incentive and Reward System". The main objective is to assess whether the perception of internal marketing among IT professionals of the X and Y Generations in Portugal is positive or negative and verify whether there are significant differences in the perception of the two groups. As a secondary objective, it aims to verify which dimensions are more and less valued. This study consists of quantitative statistical research. The data is collected through an online questionnaire and analysed through the statistical tests most suitable for each case. Subsequently to this analysis, it is concluded that both generations perceive internal marketing in a positive way, with no significant differences between the perceptions of the two groups. In addition, it can be seen that the dimensions best evaluated are "Team Involvement" and "Internal Communication", while the one with the lowest score is the dimension "Training". On the other hand, there are significant differences between the perceptions of male and female respondents. These results served as a basis for reflection in light of the concepts presented in the literature review.2020-12-09T14:51:11Z2020-10-22T00:00:00Z2020-10-222020-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/20903TID:202537170porNascimento, Thaísinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:55:17Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/20903Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:28:06.273950Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise da perceção do marketing interno pelos profissionais de tecnologias de informação das gerações x e y em Portugal
title Análise da perceção do marketing interno pelos profissionais de tecnologias de informação das gerações x e y em Portugal
spellingShingle Análise da perceção do marketing interno pelos profissionais de tecnologias de informação das gerações x e y em Portugal
Nascimento, Thaís
Marketing interno
Tecnologias de informação
Geração X
Geração Y
Portugal
Internal marketing
Information technology
Generation X
Generation Y
title_short Análise da perceção do marketing interno pelos profissionais de tecnologias de informação das gerações x e y em Portugal
title_full Análise da perceção do marketing interno pelos profissionais de tecnologias de informação das gerações x e y em Portugal
title_fullStr Análise da perceção do marketing interno pelos profissionais de tecnologias de informação das gerações x e y em Portugal
title_full_unstemmed Análise da perceção do marketing interno pelos profissionais de tecnologias de informação das gerações x e y em Portugal
title_sort Análise da perceção do marketing interno pelos profissionais de tecnologias de informação das gerações x e y em Portugal
author Nascimento, Thaís
author_facet Nascimento, Thaís
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Thaís
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing interno
Tecnologias de informação
Geração X
Geração Y
Portugal
Internal marketing
Information technology
Generation X
Generation Y
topic Marketing interno
Tecnologias de informação
Geração X
Geração Y
Portugal
Internal marketing
Information technology
Generation X
Generation Y
description A presente dissertação está assente num estudo comparativo da perceção do marketing interno pelos profissionais de tecnologias de informação das Gerações X e Y em Portugal. O marketing interno é uma abordagem que considera os colaboradores como clientes e o trabalho por eles produzido como produto, sendo aqui estudado através de cinco dimensões: “Recrutamento”, “Formação”, “Comunicação Interna”, “Envolvimento da Equipa” e “Avaliação e Sistema de Incentivos e Recompensas”. Como objetivo principal, procura-se avaliar se a perceção do marketing interno entre os profissionais de TI em Portugal das Gerações X e Y é positiva ou negativa, bem como verificar se existem diferenças significativas na perceção dos dois grupos. Como objetivo secundário, pretende-se verificar quais as dimensões mais e menos valorizadas. Este estudo recorre à pesquisa quantitativa estatística. Os dados são recolhidos por meio de um questionário online e analisados através dos testes estatísticos mais indicados a cada caso. Após a análise, conclui-se que ambas as gerações percecionam o marketing interno de forma positiva, não havendo diferenças significativas entre a perceção dos dois grupos. Para além disso, verifica-se que as dimensões mais bem avaliadas são “Envolvimento da Equipa” e “Comunicação Interna”, enquanto aquela que obtém menor pontuação é a dimensão “Formação”. Constata-se ainda que existem diferenças significativas entre a perceção de inquiridos dos sexos feminino e masculino. Estes resultados, sustentados em análise de dados coligidos através dos questionários, serviram de base para reflexão à luz dos conceitos apresentados na revisão de literatura.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-09T14:51:11Z
2020-10-22T00:00:00Z
2020-10-22
2020-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/20903
TID:202537170
url http://hdl.handle.net/10071/20903
identifier_str_mv TID:202537170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134843671412736