Análise da perceção do marketing interno pelos profissionais de tecnologias de informação das gerações x e y em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/20903 |
Resumo: | A presente dissertação está assente num estudo comparativo da perceção do marketing interno pelos profissionais de tecnologias de informação das Gerações X e Y em Portugal. O marketing interno é uma abordagem que considera os colaboradores como clientes e o trabalho por eles produzido como produto, sendo aqui estudado através de cinco dimensões: “Recrutamento”, “Formação”, “Comunicação Interna”, “Envolvimento da Equipa” e “Avaliação e Sistema de Incentivos e Recompensas”. Como objetivo principal, procura-se avaliar se a perceção do marketing interno entre os profissionais de TI em Portugal das Gerações X e Y é positiva ou negativa, bem como verificar se existem diferenças significativas na perceção dos dois grupos. Como objetivo secundário, pretende-se verificar quais as dimensões mais e menos valorizadas. Este estudo recorre à pesquisa quantitativa estatística. Os dados são recolhidos por meio de um questionário online e analisados através dos testes estatísticos mais indicados a cada caso. Após a análise, conclui-se que ambas as gerações percecionam o marketing interno de forma positiva, não havendo diferenças significativas entre a perceção dos dois grupos. Para além disso, verifica-se que as dimensões mais bem avaliadas são “Envolvimento da Equipa” e “Comunicação Interna”, enquanto aquela que obtém menor pontuação é a dimensão “Formação”. Constata-se ainda que existem diferenças significativas entre a perceção de inquiridos dos sexos feminino e masculino. Estes resultados, sustentados em análise de dados coligidos através dos questionários, serviram de base para reflexão à luz dos conceitos apresentados na revisão de literatura. |
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Análise da perceção do marketing interno pelos profissionais de tecnologias de informação das gerações x e y em PortugalMarketing internoTecnologias de informaçãoGeração XGeração YPortugalInternal marketingInformation technologyGeneration XGeneration YA presente dissertação está assente num estudo comparativo da perceção do marketing interno pelos profissionais de tecnologias de informação das Gerações X e Y em Portugal. O marketing interno é uma abordagem que considera os colaboradores como clientes e o trabalho por eles produzido como produto, sendo aqui estudado através de cinco dimensões: “Recrutamento”, “Formação”, “Comunicação Interna”, “Envolvimento da Equipa” e “Avaliação e Sistema de Incentivos e Recompensas”. Como objetivo principal, procura-se avaliar se a perceção do marketing interno entre os profissionais de TI em Portugal das Gerações X e Y é positiva ou negativa, bem como verificar se existem diferenças significativas na perceção dos dois grupos. Como objetivo secundário, pretende-se verificar quais as dimensões mais e menos valorizadas. Este estudo recorre à pesquisa quantitativa estatística. Os dados são recolhidos por meio de um questionário online e analisados através dos testes estatísticos mais indicados a cada caso. Após a análise, conclui-se que ambas as gerações percecionam o marketing interno de forma positiva, não havendo diferenças significativas entre a perceção dos dois grupos. Para além disso, verifica-se que as dimensões mais bem avaliadas são “Envolvimento da Equipa” e “Comunicação Interna”, enquanto aquela que obtém menor pontuação é a dimensão “Formação”. Constata-se ainda que existem diferenças significativas entre a perceção de inquiridos dos sexos feminino e masculino. Estes resultados, sustentados em análise de dados coligidos através dos questionários, serviram de base para reflexão à luz dos conceitos apresentados na revisão de literatura.This dissertation is based on a comparative study of the perception of internal marketing on the part of information technology professionals belonging to the X and Y Generations in Portugal. Internal marketing is an approach that considers employees as clients and the work they produce as the product, being studied here through five dimensions: "Recruitment", "Training", "Internal Communication", "Team Involvement" and "Evaluation and Incentive and Reward System". The main objective is to assess whether the perception of internal marketing among IT professionals of the X and Y Generations in Portugal is positive or negative and verify whether there are significant differences in the perception of the two groups. As a secondary objective, it aims to verify which dimensions are more and less valued. This study consists of quantitative statistical research. The data is collected through an online questionnaire and analysed through the statistical tests most suitable for each case. Subsequently to this analysis, it is concluded that both generations perceive internal marketing in a positive way, with no significant differences between the perceptions of the two groups. In addition, it can be seen that the dimensions best evaluated are "Team Involvement" and "Internal Communication", while the one with the lowest score is the dimension "Training". On the other hand, there are significant differences between the perceptions of male and female respondents. These results served as a basis for reflection in light of the concepts presented in the literature review.2020-12-09T14:51:11Z2020-10-22T00:00:00Z2020-10-222020-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/20903TID:202537170porNascimento, Thaísinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:55:17Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/20903Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:28:06.273950Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A presente dissertação está assente num estudo comparativo da perceção do marketing interno pelos profissionais de tecnologias de informação das Gerações X e Y em Portugal. O marketing interno é uma abordagem que considera os colaboradores como clientes e o trabalho por eles produzido como produto, sendo aqui estudado através de cinco dimensões: “Recrutamento”, “Formação”, “Comunicação Interna”, “Envolvimento da Equipa” e “Avaliação e Sistema de Incentivos e Recompensas”. Como objetivo principal, procura-se avaliar se a perceção do marketing interno entre os profissionais de TI em Portugal das Gerações X e Y é positiva ou negativa, bem como verificar se existem diferenças significativas na perceção dos dois grupos. Como objetivo secundário, pretende-se verificar quais as dimensões mais e menos valorizadas. Este estudo recorre à pesquisa quantitativa estatística. Os dados são recolhidos por meio de um questionário online e analisados através dos testes estatísticos mais indicados a cada caso. Após a análise, conclui-se que ambas as gerações percecionam o marketing interno de forma positiva, não havendo diferenças significativas entre a perceção dos dois grupos. Para além disso, verifica-se que as dimensões mais bem avaliadas são “Envolvimento da Equipa” e “Comunicação Interna”, enquanto aquela que obtém menor pontuação é a dimensão “Formação”. Constata-se ainda que existem diferenças significativas entre a perceção de inquiridos dos sexos feminino e masculino. Estes resultados, sustentados em análise de dados coligidos através dos questionários, serviram de base para reflexão à luz dos conceitos apresentados na revisão de literatura. |
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