Segure a sua pensão: Soluções de financiamento da reforma e de gestão do risco de longevidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bravo, Jorge
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/7583
Resumo: O continuado aumento do rácio de dependência dos idosos torna os tradicionais sistemas de pensões públicos do tipo Pay-As-You-Go insustentáveis e induzirá, como se confirma em Portugal, uma redução da parcela do rendimento na reforma que é "garantida" pelo Estado. Por outro lado, a tendência verificada no mercado de conversão dos planos de pensões privados do tipo Defined-Benefit (DB) para planos do tipo Defined-Contribution (DC) significa igualmente que os benefícios de reforma proporcionados por estes sistemas serão mais incertos uma vez que dependem do montante da poupança efectuada e da performance da estratégia de investimento conseguida durante a fase de acumulação. A principal consequência destas tendências demográficas e económicas é a de que os indivíduos terão que se tornar cada vez mais auto-suficientes, razão pela qual considerarão com maior acuidade a necessidade de suplementar os rendimentos no período da reforma recorrendo a soluções oferecidas pelo sector privado. Neste artigo analisamos a forma como a indústria financeira se deve posicionar para responder às necessidades financeiras dos indivíduos (de poupança, de investimento, de cobertura de riscos), quer na fase de acumulação de poupança, oferecendo soluções flexíveis (em termos de montante e timing das contribuições) e eficientes (via diversificação, ajustamento gradual do perfil de risco/retorno à idade, etc.), quer na fase de pagamento (desacumulação), disponibilizando mecanismos alternativos de acesso à poupança acumulada e de protecção face aos riscos acima enunciados.
id RCAP_5ae3a003e8d2f824ee20852ca65d219e
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/7583
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Segure a sua pensão: Soluções de financiamento da reforma e de gestão do risco de longevidadelongevidadereformarenda vitalícialevantamentos programadosO continuado aumento do rácio de dependência dos idosos torna os tradicionais sistemas de pensões públicos do tipo Pay-As-You-Go insustentáveis e induzirá, como se confirma em Portugal, uma redução da parcela do rendimento na reforma que é "garantida" pelo Estado. Por outro lado, a tendência verificada no mercado de conversão dos planos de pensões privados do tipo Defined-Benefit (DB) para planos do tipo Defined-Contribution (DC) significa igualmente que os benefícios de reforma proporcionados por estes sistemas serão mais incertos uma vez que dependem do montante da poupança efectuada e da performance da estratégia de investimento conseguida durante a fase de acumulação. A principal consequência destas tendências demográficas e económicas é a de que os indivíduos terão que se tornar cada vez mais auto-suficientes, razão pela qual considerarão com maior acuidade a necessidade de suplementar os rendimentos no período da reforma recorrendo a soluções oferecidas pelo sector privado. Neste artigo analisamos a forma como a indústria financeira se deve posicionar para responder às necessidades financeiras dos indivíduos (de poupança, de investimento, de cobertura de riscos), quer na fase de acumulação de poupança, oferecendo soluções flexíveis (em termos de montante e timing das contribuições) e eficientes (via diversificação, ajustamento gradual do perfil de risco/retorno à idade, etc.), quer na fase de pagamento (desacumulação), disponibilizando mecanismos alternativos de acesso à poupança acumulada e de protecção face aos riscos acima enunciados.Revista Economia e Segurança Social2013-01-22T10:45:10Z2013-01-222012-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/7583http://hdl.handle.net/10174/7583porBravo, J. M. (2012). Segure a sua pensão: Soluções de financiamento da reforma e de gestão do risco de longevidade. Revista Economia e Segurança Social. N.1, Diário de Bordo Editores, Fevereiro 2012, pp. 26-29.2182-5041http://www.economiaesegurancasocial.pt/artigos.phpRevista Economia e Segurança Social1jbravo@uevora.pt645Bravo, Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:47:59Zoai:dspace.uevora.pt:10174/7583Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:06.628538Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Segure a sua pensão: Soluções de financiamento da reforma e de gestão do risco de longevidade
title Segure a sua pensão: Soluções de financiamento da reforma e de gestão do risco de longevidade
spellingShingle Segure a sua pensão: Soluções de financiamento da reforma e de gestão do risco de longevidade
Bravo, Jorge
longevidade
reforma
renda vitalícia
levantamentos programados
title_short Segure a sua pensão: Soluções de financiamento da reforma e de gestão do risco de longevidade
title_full Segure a sua pensão: Soluções de financiamento da reforma e de gestão do risco de longevidade
title_fullStr Segure a sua pensão: Soluções de financiamento da reforma e de gestão do risco de longevidade
title_full_unstemmed Segure a sua pensão: Soluções de financiamento da reforma e de gestão do risco de longevidade
title_sort Segure a sua pensão: Soluções de financiamento da reforma e de gestão do risco de longevidade
author Bravo, Jorge
author_facet Bravo, Jorge
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bravo, Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv longevidade
reforma
renda vitalícia
levantamentos programados
topic longevidade
reforma
renda vitalícia
levantamentos programados
description O continuado aumento do rácio de dependência dos idosos torna os tradicionais sistemas de pensões públicos do tipo Pay-As-You-Go insustentáveis e induzirá, como se confirma em Portugal, uma redução da parcela do rendimento na reforma que é "garantida" pelo Estado. Por outro lado, a tendência verificada no mercado de conversão dos planos de pensões privados do tipo Defined-Benefit (DB) para planos do tipo Defined-Contribution (DC) significa igualmente que os benefícios de reforma proporcionados por estes sistemas serão mais incertos uma vez que dependem do montante da poupança efectuada e da performance da estratégia de investimento conseguida durante a fase de acumulação. A principal consequência destas tendências demográficas e económicas é a de que os indivíduos terão que se tornar cada vez mais auto-suficientes, razão pela qual considerarão com maior acuidade a necessidade de suplementar os rendimentos no período da reforma recorrendo a soluções oferecidas pelo sector privado. Neste artigo analisamos a forma como a indústria financeira se deve posicionar para responder às necessidades financeiras dos indivíduos (de poupança, de investimento, de cobertura de riscos), quer na fase de acumulação de poupança, oferecendo soluções flexíveis (em termos de montante e timing das contribuições) e eficientes (via diversificação, ajustamento gradual do perfil de risco/retorno à idade, etc.), quer na fase de pagamento (desacumulação), disponibilizando mecanismos alternativos de acesso à poupança acumulada e de protecção face aos riscos acima enunciados.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-01T00:00:00Z
2013-01-22T10:45:10Z
2013-01-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/7583
http://hdl.handle.net/10174/7583
url http://hdl.handle.net/10174/7583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Bravo, J. M. (2012). Segure a sua pensão: Soluções de financiamento da reforma e de gestão do risco de longevidade. Revista Economia e Segurança Social. N.1, Diário de Bordo Editores, Fevereiro 2012, pp. 26-29.
2182-5041
http://www.economiaesegurancasocial.pt/artigos.php
Revista Economia e Segurança Social
1
jbravo@uevora.pt
645
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Economia e Segurança Social
publisher.none.fl_str_mv Revista Economia e Segurança Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136504942952448