Educação sexual em contexto escolar: outro ano zero?!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macário, Rui Miguel Barbosa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/1756
Resumo: Dissertação de mest., Dinamização das Ciências em Contexto Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2010
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spelling Educação sexual em contexto escolar: outro ano zero?!Educação SexualEscolasImplementaçãoProfessoresAlunosDissertação de mest., Dinamização das Ciências em Contexto Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2010Em Portugal a Educação Sexual (ES) em contexto escolar tem uma história legislativa de quase 30 anos, contudo a sua aplicação efectiva e generalizada tem um percurso muito curto e sinuoso. No presente trabalho é nosso objectivo principal analisar o processo de implementação de ES nas escolas, à luz do proposto nas recentes alterações legislativas, partindo do ponto de vista dos seus actores principais – alunos e professores. A investigação decorreu em três escolas do Algarve, sendo a nossa amostra constituída por 61 professores e 564 alunos. Os instrumentos que utilizámos para a recolha de dados foram dois questionários – um para professores, adaptado do QAAPES (Reis & Vilar, 2002), e outro para alunos. Foram ainda realizadas entrevistas aos professores Coordenadores de Educação para a Saúde de cada uma das escolas. Os resultados que encontrámos permitem-nos concluir que a ES é já uma realidade nas escolas por nós investigadas e para todos os seus alunos, embora a forma como está a ser levada a cabo ainda necessite de ser aprimorada, nomeadamente em aspectos como: descentralizar a intervenção apenas da vertente fisiológica; desenvolver os projectos de ES de cada um dos gruposturma segundo a metodologia de trabalho de projecto; apostar em estratégias mais participativas que vão ao encontro dos interesses dos alunos; promover a interdisciplinaridade, uma vez que as áreas curriculares para além das Ciências e da Formação Cívica, também têm colaboração a prestar; apostar mais nas parcerias, nomeadamente com os profissionais de saúde e reforçar a participação e trabalho de parceria com os pais. Concluímos também que a formação é um recurso fundamental para se melhorar a prestação dos professores, pois quando aquela aumenta os docentes demonstram mais conforto, atitudes mais positivas, estão mais predispostos para desenvolver sessões de ES e quando o fazem obtêm melhores resultados.Martins, Maria HelenaSapientiaMacário, Rui Miguel Barbosa2012-10-15T16:47:30Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/1756TID:202201716por37.01 MAC*Edu Caveinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:12:54Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/1756Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:55:52.805349Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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