Práticas de referência no contexto da descentralização educativa, no Alentejo Central: um contributo de eficácia e organização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calhau, Fátima de Jesus Natália Pinto
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/35217
Resumo: A abordagem à problemática da Descentralização da Administração da Educação terá sempre de ter em conta os interesses próprios das comunidades locais, no entanto, o reforço dos poderes dos municípios não tem trazido autonomia financeira suficiente que permita ao poder local acompanhar as necessidades existentes, pois são as comunidades educativas locais que conhecem os contextos de forma mais aprofundada, sabendo exatamente quais são as suas vulnerabilidades, potencialidades e quais as soluções mais adequadas. Atualmente, existem projetos de investigação-ação a serem desenvolvidos nas escolas que demonstram as relações de articulação e colaboração existentes entre as escolas e os municípios. O processo de transferência de competências é um processo longo que objetiva a melhoraria da qualidade e da eficiência do serviço público da educação, no qual o “desafio é sobretudo a melhoria das condições de exercício das funções gerais de regulação, avaliação, inspeção e controlo da qualidade do sistema educativo e do cumprimento dos objetivos” (Rodrigues, 2010, p. 41). Do ponto de vista metodológico foi adotada uma investigação que se enquadra na tipologia de estudos naturalistas, no qual é analisada uma realidade concreta que assume uma perspetiva comparativa, onde este estudo pretende analisar o modo como ocorrem as situações nas diferentes autarquias/agrupamentos de escola que participaram no estudo, recorrendo à análise documental e ao conjunto de oito entrevistas abertas que tiveram como destinatários os técnicos/professores responsáveis pelos projetos educacionais, tanto das autarquias como dos agrupamentos de escolas, os autarcas e os diretores de escola. Os resultados obtidos evidenciam que apesar das medidas descentralizadoras, os municípios em causa não se limitaram apenas a desenvolver as políticas estipuladas a nível nacional, mas pelo contrário, estabeleceram metas e objetivos comuns juntamente com as escolas, orientando as políticas locais e o investimento para as necessidades e os interesses locais atuais. No que se refere às políticas locais de educação destes municípios, apesar de não estarem bem definidas, foram observados os procedimentos de gestão adotados pelas autarquias dentro do programa de descentralização, o seu funcionamento descentralizador desde há muitos anos tem vindo a favorecer o desenvolvimento educativo local: ABSTRACT: REFERENCE PRACTICES IN THE CONTEXT OF EDUCATIONAL DECENTRALIZATION IN CENTRAL ALENTEJO: A CONTRIBUTION TO EFFECTIVENESS AND ORGANIZATION The approach to the issue of Decentralization of Education Administration will always have to take into account the interests of local communities, however, the strengthening of municipal powers has not brought enough financial autonomy to allow local authorities to monitor existing needs. On the other hand, it is the educational communities that best know the contexts, their vulnerabilities and potential. Currently, there are action-research projects to be developed in schools that demonstrate the articulation and collaboration relationships existing between schools and municipalities. The process of transferring competences is a long process that aims to improve the quality and efficiency of the public education service in which the “challenge is above all to improve the conditions for exercising the general functions of regulation, evaluation, inspection and control of the quality of the education system and the achievement of objectives” (Rodrigues, 2010, p. 41). From a methodological point of view, an investigation that fits into the typology of naturalistic studies was adopted, as the analysis focuses on a concrete reality, assuming a comparative perspective, since it intends to analyze how the aspects under study occur in the different municipalities/groupings who participated in the study, using document analysis and a set of eight open interviews aimed at technicians/teachers responsible for educational projects, both from municipalities and school groups, mayors and school directors. The results obtained show that despite the decentralizing measures, most of the municipalities in question were not limited to being mere executors of the national policy, but, on the contrary, established common goals and objectives together with the schools, guiding local policies and investment towards the current local needs and interests. The local education policies of these municipalities were also verified, although without being well defined, with regard to the management procedures adopted by the municipalities within the decentralization program, their decentralizing operation for many years has been favoring educational development place.
id RCAP_5b0789ea87ac0ac37fd3ffd9f1e33393
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/35217
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas de referência no contexto da descentralização educativa, no Alentejo Central: um contributo de eficácia e organizaçãoDescentralizaçãoAutonomiaReorganizaçãoBoas PráticasProximidadePolíticas EducativasDecentralizationAutonomyReorganizationGood PracticesProximityEducational PoliciesA abordagem à problemática da Descentralização da Administração da Educação terá sempre de ter em conta os interesses próprios das comunidades locais, no entanto, o reforço dos poderes dos municípios não tem trazido autonomia financeira suficiente que permita ao poder local acompanhar as necessidades existentes, pois são as comunidades educativas locais que conhecem os contextos de forma mais aprofundada, sabendo exatamente quais são as suas vulnerabilidades, potencialidades e quais as soluções mais adequadas. Atualmente, existem projetos de investigação-ação a serem desenvolvidos nas escolas que demonstram as relações de articulação e colaboração existentes entre as escolas e os municípios. O processo de transferência de competências é um processo longo que objetiva a melhoraria da qualidade e da eficiência do serviço público da educação, no qual o “desafio é sobretudo a melhoria das condições de exercício das funções gerais de regulação, avaliação, inspeção e controlo da qualidade do sistema educativo e do cumprimento dos objetivos” (Rodrigues, 2010, p. 41). Do ponto de vista metodológico foi adotada uma investigação que se enquadra na tipologia de estudos naturalistas, no qual é analisada uma realidade concreta que assume uma perspetiva comparativa, onde este estudo pretende analisar o modo como ocorrem as situações nas diferentes autarquias/agrupamentos de escola que participaram no estudo, recorrendo à análise documental e ao conjunto de oito entrevistas abertas que tiveram como destinatários os técnicos/professores responsáveis pelos projetos educacionais, tanto das autarquias como dos agrupamentos de escolas, os autarcas e os diretores de escola. Os resultados obtidos evidenciam que apesar das medidas descentralizadoras, os municípios em causa não se limitaram apenas a desenvolver as políticas estipuladas a nível nacional, mas pelo contrário, estabeleceram metas e objetivos comuns juntamente com as escolas, orientando as políticas locais e o investimento para as necessidades e os interesses locais atuais. No que se refere às políticas locais de educação destes municípios, apesar de não estarem bem definidas, foram observados os procedimentos de gestão adotados pelas autarquias dentro do programa de descentralização, o seu funcionamento descentralizador desde há muitos anos tem vindo a favorecer o desenvolvimento educativo local: ABSTRACT: REFERENCE PRACTICES IN THE CONTEXT OF EDUCATIONAL DECENTRALIZATION IN CENTRAL ALENTEJO: A CONTRIBUTION TO EFFECTIVENESS AND ORGANIZATION The approach to the issue of Decentralization of Education Administration will always have to take into account the interests of local communities, however, the strengthening of municipal powers has not brought enough financial autonomy to allow local authorities to monitor existing needs. On the other hand, it is the educational communities that best know the contexts, their vulnerabilities and potential. Currently, there are action-research projects to be developed in schools that demonstrate the articulation and collaboration relationships existing between schools and municipalities. The process of transferring competences is a long process that aims to improve the quality and efficiency of the public education service in which the “challenge is above all to improve the conditions for exercising the general functions of regulation, evaluation, inspection and control of the quality of the education system and the achievement of objectives” (Rodrigues, 2010, p. 41). From a methodological point of view, an investigation that fits into the typology of naturalistic studies was adopted, as the analysis focuses on a concrete reality, assuming a comparative perspective, since it intends to analyze how the aspects under study occur in the different municipalities/groupings who participated in the study, using document analysis and a set of eight open interviews aimed at technicians/teachers responsible for educational projects, both from municipalities and school groups, mayors and school directors. The results obtained show that despite the decentralizing measures, most of the municipalities in question were not limited to being mere executors of the national policy, but, on the contrary, established common goals and objectives together with the schools, guiding local policies and investment towards the current local needs and interests. The local education policies of these municipalities were also verified, although without being well defined, with regard to the management procedures adopted by the municipalities within the decentralization program, their decentralizing operation for many years has been favoring educational development place.Universidade de Évora2023-05-30T09:45:14Z2023-05-302023-04-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/35217http://hdl.handle.net/10174/35217TID:203307690porDepartamento de Pedagogia e Educaçãofcalhau@sapo.pt229Calhau, Fátima de Jesus Natália Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:38:36Zoai:dspace.uevora.pt:10174/35217Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:23:40.658804Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de referência no contexto da descentralização educativa, no Alentejo Central: um contributo de eficácia e organização
title Práticas de referência no contexto da descentralização educativa, no Alentejo Central: um contributo de eficácia e organização
spellingShingle Práticas de referência no contexto da descentralização educativa, no Alentejo Central: um contributo de eficácia e organização
Calhau, Fátima de Jesus Natália Pinto
Descentralização
Autonomia
Reorganização
Boas Práticas
Proximidade
Políticas Educativas
Decentralization
Autonomy
Reorganization
Good Practices
Proximity
Educational Policies
title_short Práticas de referência no contexto da descentralização educativa, no Alentejo Central: um contributo de eficácia e organização
title_full Práticas de referência no contexto da descentralização educativa, no Alentejo Central: um contributo de eficácia e organização
title_fullStr Práticas de referência no contexto da descentralização educativa, no Alentejo Central: um contributo de eficácia e organização
title_full_unstemmed Práticas de referência no contexto da descentralização educativa, no Alentejo Central: um contributo de eficácia e organização
title_sort Práticas de referência no contexto da descentralização educativa, no Alentejo Central: um contributo de eficácia e organização
author Calhau, Fátima de Jesus Natália Pinto
author_facet Calhau, Fátima de Jesus Natália Pinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Calhau, Fátima de Jesus Natália Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Descentralização
Autonomia
Reorganização
Boas Práticas
Proximidade
Políticas Educativas
Decentralization
Autonomy
Reorganization
Good Practices
Proximity
Educational Policies
topic Descentralização
Autonomia
Reorganização
Boas Práticas
Proximidade
Políticas Educativas
Decentralization
Autonomy
Reorganization
Good Practices
Proximity
Educational Policies
description A abordagem à problemática da Descentralização da Administração da Educação terá sempre de ter em conta os interesses próprios das comunidades locais, no entanto, o reforço dos poderes dos municípios não tem trazido autonomia financeira suficiente que permita ao poder local acompanhar as necessidades existentes, pois são as comunidades educativas locais que conhecem os contextos de forma mais aprofundada, sabendo exatamente quais são as suas vulnerabilidades, potencialidades e quais as soluções mais adequadas. Atualmente, existem projetos de investigação-ação a serem desenvolvidos nas escolas que demonstram as relações de articulação e colaboração existentes entre as escolas e os municípios. O processo de transferência de competências é um processo longo que objetiva a melhoraria da qualidade e da eficiência do serviço público da educação, no qual o “desafio é sobretudo a melhoria das condições de exercício das funções gerais de regulação, avaliação, inspeção e controlo da qualidade do sistema educativo e do cumprimento dos objetivos” (Rodrigues, 2010, p. 41). Do ponto de vista metodológico foi adotada uma investigação que se enquadra na tipologia de estudos naturalistas, no qual é analisada uma realidade concreta que assume uma perspetiva comparativa, onde este estudo pretende analisar o modo como ocorrem as situações nas diferentes autarquias/agrupamentos de escola que participaram no estudo, recorrendo à análise documental e ao conjunto de oito entrevistas abertas que tiveram como destinatários os técnicos/professores responsáveis pelos projetos educacionais, tanto das autarquias como dos agrupamentos de escolas, os autarcas e os diretores de escola. Os resultados obtidos evidenciam que apesar das medidas descentralizadoras, os municípios em causa não se limitaram apenas a desenvolver as políticas estipuladas a nível nacional, mas pelo contrário, estabeleceram metas e objetivos comuns juntamente com as escolas, orientando as políticas locais e o investimento para as necessidades e os interesses locais atuais. No que se refere às políticas locais de educação destes municípios, apesar de não estarem bem definidas, foram observados os procedimentos de gestão adotados pelas autarquias dentro do programa de descentralização, o seu funcionamento descentralizador desde há muitos anos tem vindo a favorecer o desenvolvimento educativo local: ABSTRACT: REFERENCE PRACTICES IN THE CONTEXT OF EDUCATIONAL DECENTRALIZATION IN CENTRAL ALENTEJO: A CONTRIBUTION TO EFFECTIVENESS AND ORGANIZATION The approach to the issue of Decentralization of Education Administration will always have to take into account the interests of local communities, however, the strengthening of municipal powers has not brought enough financial autonomy to allow local authorities to monitor existing needs. On the other hand, it is the educational communities that best know the contexts, their vulnerabilities and potential. Currently, there are action-research projects to be developed in schools that demonstrate the articulation and collaboration relationships existing between schools and municipalities. The process of transferring competences is a long process that aims to improve the quality and efficiency of the public education service in which the “challenge is above all to improve the conditions for exercising the general functions of regulation, evaluation, inspection and control of the quality of the education system and the achievement of objectives” (Rodrigues, 2010, p. 41). From a methodological point of view, an investigation that fits into the typology of naturalistic studies was adopted, as the analysis focuses on a concrete reality, assuming a comparative perspective, since it intends to analyze how the aspects under study occur in the different municipalities/groupings who participated in the study, using document analysis and a set of eight open interviews aimed at technicians/teachers responsible for educational projects, both from municipalities and school groups, mayors and school directors. The results obtained show that despite the decentralizing measures, most of the municipalities in question were not limited to being mere executors of the national policy, but, on the contrary, established common goals and objectives together with the schools, guiding local policies and investment towards the current local needs and interests. The local education policies of these municipalities were also verified, although without being well defined, with regard to the management procedures adopted by the municipalities within the decentralization program, their decentralizing operation for many years has been favoring educational development place.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-30T09:45:14Z
2023-05-30
2023-04-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/35217
http://hdl.handle.net/10174/35217
TID:203307690
url http://hdl.handle.net/10174/35217
identifier_str_mv TID:203307690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
fcalhau@sapo.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136718743404544