Plano de negócios ICAT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sequeira, André Pinho de Sousa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/6448
Resumo: As Incubadoras de Empresas universitárias são encaradas como uma estratégia de promoção e desenvolvimento de empresas de base tecnológica. Num contexto de crise, que se prolongará por longos anos, a sua relevância será ainda mais acentuada na medida em que contribuem para estimular a atividade económica, criar postos de trabalho e reforçar a coesão económica e social de regiões. O trabalho desenvolvido tem como objetivo a implementação de um plano de negócios para o ICAT - Instituto de Ciência Aplicada e Tecnologia – cuja ideia fundamental é provocar uma disrupção na atividade da organização, enquanto incubadora de empresas da Universidade de Lisboa. Tendo em consideração não só as melhores práticas internacionais deste setor, mas também a necessidade de prosseguir com o processo de solvência do instituto, definiu-se uma estratégia com o intuito de o viabilizar no curto e médio prazo. Em suma, através de um reposicionamento estratégico é possível não só a viabilização económica e financeira, mas também um upgrade enquanto incubadora de base tecnológica e, por conseguinte, a geração de riqueza, económica e social, para a sociedade.
id RCAP_5b13acfb417be7f407d821c3d810dba2
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/6448
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Plano de negócios ICATIncubação de empresasUniversidadeEmpreendedorismo -- EntrepreneurshipStart-upsPlano de negócio -- Business planBusiness incubationUniversityAs Incubadoras de Empresas universitárias são encaradas como uma estratégia de promoção e desenvolvimento de empresas de base tecnológica. Num contexto de crise, que se prolongará por longos anos, a sua relevância será ainda mais acentuada na medida em que contribuem para estimular a atividade económica, criar postos de trabalho e reforçar a coesão económica e social de regiões. O trabalho desenvolvido tem como objetivo a implementação de um plano de negócios para o ICAT - Instituto de Ciência Aplicada e Tecnologia – cuja ideia fundamental é provocar uma disrupção na atividade da organização, enquanto incubadora de empresas da Universidade de Lisboa. Tendo em consideração não só as melhores práticas internacionais deste setor, mas também a necessidade de prosseguir com o processo de solvência do instituto, definiu-se uma estratégia com o intuito de o viabilizar no curto e médio prazo. Em suma, através de um reposicionamento estratégico é possível não só a viabilização económica e financeira, mas também um upgrade enquanto incubadora de base tecnológica e, por conseguinte, a geração de riqueza, económica e social, para a sociedade.University Business Incubators are seen as a promotion and development strategy of technology-based companies. In a crisis context, which will last for many years, their relevance will more striking as an initiative that contributes to economic stimulus, through jobs creation and reinforcing economic and social cohesion of regions. The project´s goal is to develop a business plan for ICAT - Institute of Applied Science and Technology. The main purpose is to cause a disruption in the organization´s activity, as business incubator of the Lisbon University. Having taken into consideration not only the international best practices for this sector but also the need comply with the solvency plan, a strategy was defined is order to achieve a middle term viability for the Institute. In sum, it was found that through a strategic shifting it is possible to upgrade towards a technology-based incubator and also settle an economic and financial feasibility, therefore being able and create wealth, economic and socially, for society.2014-02-13T09:37:25Z2013-01-01T00:00:00Z20132013-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/6448porSequeira, André Pinho de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-25T17:42:33ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Plano de negócios ICAT
title Plano de negócios ICAT
spellingShingle Plano de negócios ICAT
Sequeira, André Pinho de Sousa
Incubação de empresas
Universidade
Empreendedorismo -- Entrepreneurship
Start-ups
Plano de negócio -- Business plan
Business incubation
University
title_short Plano de negócios ICAT
title_full Plano de negócios ICAT
title_fullStr Plano de negócios ICAT
title_full_unstemmed Plano de negócios ICAT
title_sort Plano de negócios ICAT
author Sequeira, André Pinho de Sousa
author_facet Sequeira, André Pinho de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sequeira, André Pinho de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Incubação de empresas
Universidade
Empreendedorismo -- Entrepreneurship
Start-ups
Plano de negócio -- Business plan
Business incubation
University
topic Incubação de empresas
Universidade
Empreendedorismo -- Entrepreneurship
Start-ups
Plano de negócio -- Business plan
Business incubation
University
description As Incubadoras de Empresas universitárias são encaradas como uma estratégia de promoção e desenvolvimento de empresas de base tecnológica. Num contexto de crise, que se prolongará por longos anos, a sua relevância será ainda mais acentuada na medida em que contribuem para estimular a atividade económica, criar postos de trabalho e reforçar a coesão económica e social de regiões. O trabalho desenvolvido tem como objetivo a implementação de um plano de negócios para o ICAT - Instituto de Ciência Aplicada e Tecnologia – cuja ideia fundamental é provocar uma disrupção na atividade da organização, enquanto incubadora de empresas da Universidade de Lisboa. Tendo em consideração não só as melhores práticas internacionais deste setor, mas também a necessidade de prosseguir com o processo de solvência do instituto, definiu-se uma estratégia com o intuito de o viabilizar no curto e médio prazo. Em suma, através de um reposicionamento estratégico é possível não só a viabilização económica e financeira, mas também um upgrade enquanto incubadora de base tecnológica e, por conseguinte, a geração de riqueza, económica e social, para a sociedade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2013-04
2014-02-13T09:37:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/6448
url http://hdl.handle.net/10071/6448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777304025798017024