O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponte, João Pedro da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Quaresma, Marisa, Mata-Pereira, Joana, Baptista, Mónica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/28722
Resumo: Este artigo descreve um estudo de aula realizado com cinco professoras do 5.º e 6.º ano numa escola de Lisboa, analisando episódios especialmente relevantes. O nosso objetivo é compreender as potencialidades do estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional e os desafios que se colocam à sua realização. Os resultados mostram que as professoras, depois de alguma estranheza inicial com o formato da formação, envolveram-se fortemente na resolução de tarefas matemáticas e na exploração de questões como a natureza das tarefas e os processos de raciocínio dos alunos. As professoras evidenciam diversas aprendizagens profissionais por si realizadas, valorizando em especial as discussões coletivas na sala de aula, e destacam o trabalho colaborativo e a oportunidade para se constituírem num grupo de trabalho na escola.
id RCAP_5b5d3194fa0185cdf5aeed03f6c1335a
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/28722
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de matemáticaEstudo de aulaDesenvolvimento profissionalTarefasRaciocínoDiscussões coletivasLesson studyProfessional developmentTasksReasoningWhole class discussionsNúmeros racionaisRational numbersEste artigo descreve um estudo de aula realizado com cinco professoras do 5.º e 6.º ano numa escola de Lisboa, analisando episódios especialmente relevantes. O nosso objetivo é compreender as potencialidades do estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional e os desafios que se colocam à sua realização. Os resultados mostram que as professoras, depois de alguma estranheza inicial com o formato da formação, envolveram-se fortemente na resolução de tarefas matemáticas e na exploração de questões como a natureza das tarefas e os processos de raciocínio dos alunos. As professoras evidenciam diversas aprendizagens profissionais por si realizadas, valorizando em especial as discussões coletivas na sala de aula, e destacam o trabalho colaborativo e a oportunidade para se constituírem num grupo de trabalho na escola.Repositório da Universidade de LisboaPonte, João Pedro daQuaresma, MarisaMata-Pereira, JoanaBaptista, Mónica2017-08-22T09:54:12Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/28722porPonte, J. P., Quaresma, M., Mata-Pereira, J., & Baptista, M. (2016). O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de matemática. BOLEMA, 30(56), 868-891.1980-4415info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:20:36Zoai:repositorio.ul.pt:10451/28722Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:44:51.331212Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de matemática
title O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de matemática
spellingShingle O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de matemática
Ponte, João Pedro da
Estudo de aula
Desenvolvimento profissional
Tarefas
Raciocíno
Discussões coletivas
Lesson study
Professional development
Tasks
Reasoning
Whole class discussions
Números racionais
Rational numbers
title_short O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de matemática
title_full O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de matemática
title_fullStr O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de matemática
title_full_unstemmed O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de matemática
title_sort O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de matemática
author Ponte, João Pedro da
author_facet Ponte, João Pedro da
Quaresma, Marisa
Mata-Pereira, Joana
Baptista, Mónica
author_role author
author2 Quaresma, Marisa
Mata-Pereira, Joana
Baptista, Mónica
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponte, João Pedro da
Quaresma, Marisa
Mata-Pereira, Joana
Baptista, Mónica
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo de aula
Desenvolvimento profissional
Tarefas
Raciocíno
Discussões coletivas
Lesson study
Professional development
Tasks
Reasoning
Whole class discussions
Números racionais
Rational numbers
topic Estudo de aula
Desenvolvimento profissional
Tarefas
Raciocíno
Discussões coletivas
Lesson study
Professional development
Tasks
Reasoning
Whole class discussions
Números racionais
Rational numbers
description Este artigo descreve um estudo de aula realizado com cinco professoras do 5.º e 6.º ano numa escola de Lisboa, analisando episódios especialmente relevantes. O nosso objetivo é compreender as potencialidades do estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional e os desafios que se colocam à sua realização. Os resultados mostram que as professoras, depois de alguma estranheza inicial com o formato da formação, envolveram-se fortemente na resolução de tarefas matemáticas e na exploração de questões como a natureza das tarefas e os processos de raciocínio dos alunos. As professoras evidenciam diversas aprendizagens profissionais por si realizadas, valorizando em especial as discussões coletivas na sala de aula, e destacam o trabalho colaborativo e a oportunidade para se constituírem num grupo de trabalho na escola.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-08-22T09:54:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/28722
url http://hdl.handle.net/10451/28722
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ponte, J. P., Quaresma, M., Mata-Pereira, J., & Baptista, M. (2016). O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de matemática. BOLEMA, 30(56), 868-891.
1980-4415
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134369975107584