O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/28722 |
Resumo: | Este artigo descreve um estudo de aula realizado com cinco professoras do 5.º e 6.º ano numa escola de Lisboa, analisando episódios especialmente relevantes. O nosso objetivo é compreender as potencialidades do estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional e os desafios que se colocam à sua realização. Os resultados mostram que as professoras, depois de alguma estranheza inicial com o formato da formação, envolveram-se fortemente na resolução de tarefas matemáticas e na exploração de questões como a natureza das tarefas e os processos de raciocínio dos alunos. As professoras evidenciam diversas aprendizagens profissionais por si realizadas, valorizando em especial as discussões coletivas na sala de aula, e destacam o trabalho colaborativo e a oportunidade para se constituírem num grupo de trabalho na escola. |
id |
RCAP_5b5d3194fa0185cdf5aeed03f6c1335a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/28722 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de matemáticaEstudo de aulaDesenvolvimento profissionalTarefasRaciocínoDiscussões coletivasLesson studyProfessional developmentTasksReasoningWhole class discussionsNúmeros racionaisRational numbersEste artigo descreve um estudo de aula realizado com cinco professoras do 5.º e 6.º ano numa escola de Lisboa, analisando episódios especialmente relevantes. O nosso objetivo é compreender as potencialidades do estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional e os desafios que se colocam à sua realização. Os resultados mostram que as professoras, depois de alguma estranheza inicial com o formato da formação, envolveram-se fortemente na resolução de tarefas matemáticas e na exploração de questões como a natureza das tarefas e os processos de raciocínio dos alunos. As professoras evidenciam diversas aprendizagens profissionais por si realizadas, valorizando em especial as discussões coletivas na sala de aula, e destacam o trabalho colaborativo e a oportunidade para se constituírem num grupo de trabalho na escola.Repositório da Universidade de LisboaPonte, João Pedro daQuaresma, MarisaMata-Pereira, JoanaBaptista, Mónica2017-08-22T09:54:12Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/28722porPonte, J. P., Quaresma, M., Mata-Pereira, J., & Baptista, M. (2016). O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de matemática. BOLEMA, 30(56), 868-891.1980-4415info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:20:36Zoai:repositorio.ul.pt:10451/28722Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:44:51.331212Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de matemática |
title |
O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de matemática |
spellingShingle |
O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de matemática Ponte, João Pedro da Estudo de aula Desenvolvimento profissional Tarefas Raciocíno Discussões coletivas Lesson study Professional development Tasks Reasoning Whole class discussions Números racionais Rational numbers |
title_short |
O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de matemática |
title_full |
O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de matemática |
title_fullStr |
O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de matemática |
title_full_unstemmed |
O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de matemática |
title_sort |
O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de matemática |
author |
Ponte, João Pedro da |
author_facet |
Ponte, João Pedro da Quaresma, Marisa Mata-Pereira, Joana Baptista, Mónica |
author_role |
author |
author2 |
Quaresma, Marisa Mata-Pereira, Joana Baptista, Mónica |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ponte, João Pedro da Quaresma, Marisa Mata-Pereira, Joana Baptista, Mónica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudo de aula Desenvolvimento profissional Tarefas Raciocíno Discussões coletivas Lesson study Professional development Tasks Reasoning Whole class discussions Números racionais Rational numbers |
topic |
Estudo de aula Desenvolvimento profissional Tarefas Raciocíno Discussões coletivas Lesson study Professional development Tasks Reasoning Whole class discussions Números racionais Rational numbers |
description |
Este artigo descreve um estudo de aula realizado com cinco professoras do 5.º e 6.º ano numa escola de Lisboa, analisando episódios especialmente relevantes. O nosso objetivo é compreender as potencialidades do estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional e os desafios que se colocam à sua realização. Os resultados mostram que as professoras, depois de alguma estranheza inicial com o formato da formação, envolveram-se fortemente na resolução de tarefas matemáticas e na exploração de questões como a natureza das tarefas e os processos de raciocínio dos alunos. As professoras evidenciam diversas aprendizagens profissionais por si realizadas, valorizando em especial as discussões coletivas na sala de aula, e destacam o trabalho colaborativo e a oportunidade para se constituírem num grupo de trabalho na escola. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2017-08-22T09:54:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/28722 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/28722 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ponte, J. P., Quaresma, M., Mata-Pereira, J., & Baptista, M. (2016). O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de matemática. BOLEMA, 30(56), 868-891. 1980-4415 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134369975107584 |