Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/9967 |
Resumo: | Nas últimas décadas, as tecnologias digitais têm revolucionado, progressivamente, a Sociedade da Informação e estão, cada vez mais, presentes não só no quotidiano dos jovens, os Nativos digitais (Prensky, 2006), mas também na vida escolar. Neste contexto, julga-se que a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) é uma mais-valia no processo de ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras e um auxílio precioso no desenvolvimento de diversas competências. O presente Relatório, elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico, apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, pretende dar a conhecer alguns recursos tecnológicos utilizados na lecionação das disciplinas de Inglês e de Espanhol como línguas estrangeiras. Avaliam-se os seus resultados no processo de ensino/aprendizagem das línguas estrangeiras e mencionam-se os constrangimentos encontrados na sua implementação. |
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Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino BásicoSociedade da informaçãoTICIntegraçãoProcesso de ensino/aprendizagemLínguas estrangeirasNas últimas décadas, as tecnologias digitais têm revolucionado, progressivamente, a Sociedade da Informação e estão, cada vez mais, presentes não só no quotidiano dos jovens, os Nativos digitais (Prensky, 2006), mas também na vida escolar. Neste contexto, julga-se que a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) é uma mais-valia no processo de ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras e um auxílio precioso no desenvolvimento de diversas competências. O presente Relatório, elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico, apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, pretende dar a conhecer alguns recursos tecnológicos utilizados na lecionação das disciplinas de Inglês e de Espanhol como línguas estrangeiras. Avaliam-se os seus resultados no processo de ensino/aprendizagem das línguas estrangeiras e mencionam-se os constrangimentos encontrados na sua implementação.In the last decades, digital technologies have gradually revolutionized the Information Society and they are becoming increasingly more present not only in the daily lives of the young people, i.e. the ‘digital natives’ (Prensky, 2006), but also in school life. In this context, one believes that the integration of information and communication technologies (ICTs) is an added value in the teaching-learning process of foreign languages and a valuable support for the development of several skills. This report, which was drawn up within the context of the Supervised Teaching Practice of the Master in Teaching of English and Spanish in Basic School, presented to the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança, aims to show some of the technological resources used for teaching English and Spanish as foreign languages. The results of this practice in the teaching and learning of foreign languages are assessed and constraints found in its implementation are also mentioned in this report.En las últimas décadas, las tecnologías digitales han revolucionado, progresivamente, la Sociedad de Información y están, cada vez más, presentes no solo en el cotidiano de los jóvenes, los digital natives (Prensky, 2006), sino también en la vida escolar. En este contexto, se cree que la integración de las Tecnologías de Información y Comunicación (TIC) es una plusvalía en el proceso de enseñanza y aprendizaje de lenguas extranjeras y una herramienta preciosa en el desarrollo de diversas competencias. El presente informe elaborado en el ámbito de la Práctica de Enseñanza de Supervisión del Máster en Enseñanza de Inglés y Español en la Enseñanza Primaria y en la Enseñanza Secundaria Obligatoria de la Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança tiene como objetivo dar a conocer los recursos tecnológicos utilizados a la hora de enseñar las asignaturas de Inglés y Español como lenguas extranjeras. Se evalúan los resultados de aprendizaje en el proceso de enseñanza/aprendizaje de las lenguas extranjeras y se mencionan los problemas o dificultades hallados en su implementación.Silva, Elisabete MendesParra, Nelson Luís de CastroBiblioteca Digital do IPBRodrigues, Sandra Cristina Pereira da Palma2014-07-28T10:35:31Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/9967TID:201028336porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:23:52Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9967Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:00:59.658666Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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