Estereótipos de género entre os estudantes da formação de professores em educação infantil (0-10 anos): estudo de caso na Universidade da Madeira
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/5211 |
Resumo: | Embora a igualdade de género se encontre legalmente formalizada, os homens e as mulheres continuam a participar de forma distinta na sociedade, tal como atestam as estatísticas da Universidade da Madeira, onde em 2018/19, num total de 110 estudantes matriculados nos cursos de Formação de Professores para a Educação Infantil, apenas 3 são homens. Para determinarmos os motivos desse facto, aplicámos-lhes um inquérito por questionário. Concluímos que a abordagem das questões de género se encontra limitada a duas Unidades Curriculares e que, entre os estudantes, subsiste a ideia de que a feminização daquela profissão se encontra de tal modo enraizada que a implementação de quotas de género dificilmente conseguirá inverter esta tendência. A nível pedagógico, a diversidade e a heterogeneidade foram elencadas como fatores que permitem aumentar mais a produtividade das crianças. Ao nivel da cidadania, a divisão de tarefas entre os géneros acentua-se com o aumento da idade e em situação conjugal. |
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Estereótipos de género entre os estudantes da formação de professores em educação infantil (0-10 anos): estudo de caso na Universidade da MadeiraEstereótiposGéneroEstudantesUniversidadeFormação de professoresEducação infantilUniversidade da MadeiraStereotypesGenderStudentsUniversityTeachersChildhood educators.Faculdade de Ciências SociaisFaculdade de Ciências Exatas e da EngenhariaEmbora a igualdade de género se encontre legalmente formalizada, os homens e as mulheres continuam a participar de forma distinta na sociedade, tal como atestam as estatísticas da Universidade da Madeira, onde em 2018/19, num total de 110 estudantes matriculados nos cursos de Formação de Professores para a Educação Infantil, apenas 3 são homens. Para determinarmos os motivos desse facto, aplicámos-lhes um inquérito por questionário. Concluímos que a abordagem das questões de género se encontra limitada a duas Unidades Curriculares e que, entre os estudantes, subsiste a ideia de que a feminização daquela profissão se encontra de tal modo enraizada que a implementação de quotas de género dificilmente conseguirá inverter esta tendência. A nível pedagógico, a diversidade e a heterogeneidade foram elencadas como fatores que permitem aumentar mais a produtividade das crianças. Ao nivel da cidadania, a divisão de tarefas entre os géneros acentua-se com o aumento da idade e em situação conjugal.Although gender equality is legally formalized, men and women continue to participate distinctly in society; as can be stated by the statistics of the University of Madeira, of the academic year 2018/19, in which, from a total of 110 students enrolled in the courses of Early Childhood Education, only 3 are men. In order to ascertain why this happens, we surveyed these students. We conclude that gender equality issues are lectured only in two subjects and that, among students, the idea remains that the feminization of that profession is so inherent that the implementation of gender quotas is unlikely to reverse this bias. At the pedagogical level, diversity and heterogeneity were listed as factors that increase children's productivity. At the level of citizenship, the division of tasks between genders increases with age and depends on marital status.Universidade Federal de São CarlosDigitUMaMendonça, AliceBrazão, PauloNascimento, Andreia Micaela Sardinha doFreitas, Diogo2023-06-01T10:51:19Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/5211porMendonça, A., Brazão, P., Nascimento, A., & Freitas, D. (2019). Estereótipos de género entre os estudantes da formação de professores em educação infantil (0-10 anos): estudo de caso na Universidade da Madeira. Ensaios Pedagógicos, 3(3), 96-106.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-04T03:30:50Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/5211Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:59:53.293285Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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