O Envolvimento dos Alunos e o projecto 12-15

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Vânia Cristina Sanches Quelhas
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/6974
Resumo: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação, especialidade em Análise e Intervenção em Educação.
id RCAP_5c14859aa4cd5bfa89b63255539d531a
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/6974
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Envolvimento dos Alunos e o projecto 12-15Envolvimento escolarEnvolvimento emocionalEnvolvimento cognitivoEnvolvimento comportamentalAuto-eficácia académicaEnvolvimento parentalEnvolvimento dos professoresCurrículos alternativosProjecto 12-15Insucesso escolarDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação, especialidade em Análise e Intervenção em Educação.As investigações têm revelado que existe uma correlação positiva entre as capacidades cognitivas e o desempenho escolar, mas estas não são suficientes para compreender o fenómeno do insucesso escolar e definir estratégias de prevenção e combate. Actualmente, os aspectos de natureza motivacional começam a ganhar relevância na explicitação e combate ao insucesso escolar. O presente estudo decorreu na Escola Intercultural e das Profissões da Amadora, mais concretamente nas 4 turmas que compõem o Projecto 12-15 (currículo alternativo), e teve por objectivo principal avaliar a forma como os alunos do Projecto 12-15 se envolvem com a escola e com o seu processo de aprendizagem, a nível emocional, comportamental e cognitivo; a relação deste envolvimento com determinadas características contextuais (envolvimento parental e dos professores) e individuais (sentido de auto-eficácia académica) e, principalmente, analisar a importância que os alunos dão ao Projecto 12-15, tentando-se perceber se esta percepção está relacionada com o envolvimento escolar dos mesmos. Os resultados indicam que as diferentes componentes do envolvimento escolar (emoção, cognição e comportamento) estão inter-correlacionadas; que os alunos do Projecto 12-15 revelam um nível de auto-eficácia académica mediano e que este apresenta uma correlação moderada com as diferentes componentes do envolvimento; que estes alunos percebem os seus pais como relativamente envolvidos, no entanto, estas percepções não apresentam uma correlação significativa com o envolvimento; que percebem os seus professores como envolvidos e que estas percepções apresentam uma correlação moderada com o envolvimento emocional e cognitivo, mas uma baixa correlação com o envolvimento comportamental; que estes alunos reconhecem a importância do Projecto para as suas vidas e este reconhecimento está correlacionado com o envolvimento.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaNogueira, JoãoRUNLopes, Vânia Cristina Sanches Quelhas2012-02-09T10:46:07Z2011-082011-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/6974porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:38:28Zoai:run.unl.pt:10362/6974Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:17:07.815238Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Envolvimento dos Alunos e o projecto 12-15
title O Envolvimento dos Alunos e o projecto 12-15
spellingShingle O Envolvimento dos Alunos e o projecto 12-15
Lopes, Vânia Cristina Sanches Quelhas
Envolvimento escolar
Envolvimento emocional
Envolvimento cognitivo
Envolvimento comportamental
Auto-eficácia académica
Envolvimento parental
Envolvimento dos professores
Currículos alternativos
Projecto 12-15
Insucesso escolar
title_short O Envolvimento dos Alunos e o projecto 12-15
title_full O Envolvimento dos Alunos e o projecto 12-15
title_fullStr O Envolvimento dos Alunos e o projecto 12-15
title_full_unstemmed O Envolvimento dos Alunos e o projecto 12-15
title_sort O Envolvimento dos Alunos e o projecto 12-15
author Lopes, Vânia Cristina Sanches Quelhas
author_facet Lopes, Vânia Cristina Sanches Quelhas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, João
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Vânia Cristina Sanches Quelhas
dc.subject.por.fl_str_mv Envolvimento escolar
Envolvimento emocional
Envolvimento cognitivo
Envolvimento comportamental
Auto-eficácia académica
Envolvimento parental
Envolvimento dos professores
Currículos alternativos
Projecto 12-15
Insucesso escolar
topic Envolvimento escolar
Envolvimento emocional
Envolvimento cognitivo
Envolvimento comportamental
Auto-eficácia académica
Envolvimento parental
Envolvimento dos professores
Currículos alternativos
Projecto 12-15
Insucesso escolar
description Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação, especialidade em Análise e Intervenção em Educação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08
2011-08-01T00:00:00Z
2012-02-09T10:46:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/6974
url http://hdl.handle.net/10362/6974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137819782807552