O contributo da autodeterminação no sucesso académico: o papel preditor da autonomia e das necessidades psicológicas básicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/10168 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2017 |
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O contributo da autodeterminação no sucesso académico: o papel preditor da autonomia e das necessidades psicológicas básicasTeoria autodeterminaçãoAutonomiaMotivação escolarSuporte à autonomiaNecessidades psicológicas básicasDesempenho escolarDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2017Ao longo das últimas décadas, diversos são os estudos que têm vindo a salientar o contributo da autodeterminação na compreensão dos processos motivacionais em contexto escolar (Black & Deci, 2000; Deci & Ryan, 1985a, 2000; Diseth, Danielsen, & Samdal, 2012; Jang, Kim, & Reeve, 2012; Reeve, 2002; Ryan & Deci, 2000a; Wang, Ng, Liu, & Ryan, 2016). Neste sentido, o presente estudo procurou analisar os níveis de perceção da autonomia, estilos regulatórios e a satisfação das necessidades psicológicas básicas entre os alunos e professores do 8º e 9º ano, em dois momentos distintos do ano letivo, procurando perceber de que forma estas variáveis poderiam predizer o desempenho escolar. Posto isto, foram encontradas diferenças entre os dois anos, na necessidade de relacionamento, sendo também a necessidade que apresenta valores de satisfação mais elevados em ambos os momentos. No que concerne aos estilos regulatórios, em ambos os momentos a regulação identificada assume os valores mais elevados, enquanto que a intrínseca evidencia os valores mais baixos. Relativamente à perceção de autonomia, os alunos do 9º ano percecionam maiores níveis de autonomia do que os alunos do 8º ano, contrariamente aos professores. Ainda na perceção de autonomia, os professores percecionam dar maior suporte em ambos os momentos, quando comparados com os alunos. Por fim, destacam-se o género feminino, a satisfação da necessidade de autonomia, a perceção de autonomia e a regulação intrínseca como preditores positivos do desempenho académico, enquanto que a idade e a regulação externa se afirmam como preditores negativos. .Em suma, destaca-se a importância de promover o desenvolvimento de abordagens e estilos de ensino favoráveis a formas mais autónomas de regulação nos alunos.Martins, CátiaSapientiaDomingues, Daniela2017-11-09T09:13:34Z2017-06-1320162017-06-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/10168TID:201741784porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:21:46Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/10168Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:01:55.383741Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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