Modelo de análise de indicadores de desempenho para a melhoria continua
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/15196 |
Resumo: | A presente Tese foi desenvolvida no âmbito da unidade curricular Dissertação/Projeto/Estágio do 2ºano do Mestrado em Engenharia mecânica – Ramo Gestão Industrial do Instituto Superior de Engenharia do Porto. Foi efetuado num ambiente empresarial e tinha como principal desafio o enquadramento dos indicadores de desempenho com os desperdícios ao nível da fábrica, com o intuito de encontrar potenciais oportunidades de melhoria. O principal objetivo é auxiliar a tomada de decisão do gestor de fábrica, com evidências reais, identificando quais as áreas/desperdícios que devem ser alvos de melhoria. Para tal foi idealizado um modelo de gestão de desempenho capaz de identificar as diferenças entre o real e o planeado, e por fim interligar com os desperdícios. Os modelos de análise de desempenho são uma ferramenta bastante útil para análise e identificação dos pontos críticos nas operações de uma empresa, de certo modo ajudam a entender o que está a correr mal e onde, através da análise de um extensivo número de indicadores. Numa fase inicial foi efetuada uma pesquisa bibliográfica sobre os modelos de gestão de desempenho presentes na literatura, assim como os conceitos associados aos indicadores de desempenho e as formas de desperdício ao nível da fábrica. Após a integração na empresa, foi efetuado um levantamento da forma como a empresa atua ao nível da gestão das suas unidades assim como os vários indicadores disponíveis e qual a sua fonte. Por forma a idealizar o modelo no contexto da empresa, para que este se enquadre com as necessidades atuais. Por fim é efetuado um protótipo do modelo de gestão de desempenho, definindo a sua estrutura e modo de utilização. Em simultâneo é apresentado um caso de aplicação no contexto de uma das unidades da empresa. |
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Modelo de análise de indicadores de desempenho para a melhoria continuaModelo de análise de desempenhoIndicador de desempenhoMelhoria Continua7 DesperdíciosGestão IndustrialPerformance Analysis FrameworkPerformance IndicatorContinuous Improvement7 wastesIndustrial ManagementA presente Tese foi desenvolvida no âmbito da unidade curricular Dissertação/Projeto/Estágio do 2ºano do Mestrado em Engenharia mecânica – Ramo Gestão Industrial do Instituto Superior de Engenharia do Porto. Foi efetuado num ambiente empresarial e tinha como principal desafio o enquadramento dos indicadores de desempenho com os desperdícios ao nível da fábrica, com o intuito de encontrar potenciais oportunidades de melhoria. O principal objetivo é auxiliar a tomada de decisão do gestor de fábrica, com evidências reais, identificando quais as áreas/desperdícios que devem ser alvos de melhoria. Para tal foi idealizado um modelo de gestão de desempenho capaz de identificar as diferenças entre o real e o planeado, e por fim interligar com os desperdícios. Os modelos de análise de desempenho são uma ferramenta bastante útil para análise e identificação dos pontos críticos nas operações de uma empresa, de certo modo ajudam a entender o que está a correr mal e onde, através da análise de um extensivo número de indicadores. Numa fase inicial foi efetuada uma pesquisa bibliográfica sobre os modelos de gestão de desempenho presentes na literatura, assim como os conceitos associados aos indicadores de desempenho e as formas de desperdício ao nível da fábrica. Após a integração na empresa, foi efetuado um levantamento da forma como a empresa atua ao nível da gestão das suas unidades assim como os vários indicadores disponíveis e qual a sua fonte. Por forma a idealizar o modelo no contexto da empresa, para que este se enquadre com as necessidades atuais. Por fim é efetuado um protótipo do modelo de gestão de desempenho, definindo a sua estrutura e modo de utilização. Em simultâneo é apresentado um caso de aplicação no contexto de uma das unidades da empresa.This paper is based on the curricular discipline of Dissertation/Project/Internship in the second degree of the Master’s in Industrial Management of the mechanical engineering department of Instituto Superior de Engenharia do Porto. It was developed while working in a company and the main challenge was the alignment of the performance indicators with the wastes in the shop floor, with the purpose of founding potential improvements opportunities. The main goal is to support the decision-making process of the plant manager, with real and reliable data, identifying which areas or wastes should be targets for improvements. For that reason, it was idealized a model that could analyze the data and connect the gaps with the forms of waste that can be found in the shop floor. The performance measure models can be very helpful when it comes to analyze high quantities and trying to identify where you should act to eliminate the gaps found between the real situation and the target. It also helps to understand which direction your company is going compared with targets defined. In an initial phase was made a bibliographic research about the performance measure models found, as the concepts related to the performance indicator and the forms of waste that can be found in the shop floor. After the initial adaptation to the company, a study was made about the way the company acts in a business level of their units as well as the performance indicators available and their source. In order to design a performance measurement model, adapted to the reality of the company and aligned with their needs. Lastly was developed a prototype of the performance measurement model, defining its structure and the way it works. In the same chapter will be presented an application case and the results.Bastos, João Augusto de SousaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoDias, Pedro Miguel Reitor2020-07-18T00:30:25Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15196TID:202296288porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:59:05Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15196Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:57.269274Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A presente Tese foi desenvolvida no âmbito da unidade curricular Dissertação/Projeto/Estágio do 2ºano do Mestrado em Engenharia mecânica – Ramo Gestão Industrial do Instituto Superior de Engenharia do Porto. Foi efetuado num ambiente empresarial e tinha como principal desafio o enquadramento dos indicadores de desempenho com os desperdícios ao nível da fábrica, com o intuito de encontrar potenciais oportunidades de melhoria. O principal objetivo é auxiliar a tomada de decisão do gestor de fábrica, com evidências reais, identificando quais as áreas/desperdícios que devem ser alvos de melhoria. Para tal foi idealizado um modelo de gestão de desempenho capaz de identificar as diferenças entre o real e o planeado, e por fim interligar com os desperdícios. Os modelos de análise de desempenho são uma ferramenta bastante útil para análise e identificação dos pontos críticos nas operações de uma empresa, de certo modo ajudam a entender o que está a correr mal e onde, através da análise de um extensivo número de indicadores. Numa fase inicial foi efetuada uma pesquisa bibliográfica sobre os modelos de gestão de desempenho presentes na literatura, assim como os conceitos associados aos indicadores de desempenho e as formas de desperdício ao nível da fábrica. Após a integração na empresa, foi efetuado um levantamento da forma como a empresa atua ao nível da gestão das suas unidades assim como os vários indicadores disponíveis e qual a sua fonte. Por forma a idealizar o modelo no contexto da empresa, para que este se enquadre com as necessidades atuais. Por fim é efetuado um protótipo do modelo de gestão de desempenho, definindo a sua estrutura e modo de utilização. Em simultâneo é apresentado um caso de aplicação no contexto de uma das unidades da empresa. |
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