A performatividade acadêmica dos estudantes usuários da biblioteca escolar: um estudo de caso num Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do nordeste Brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Marise Lemos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/64247
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Sociologia da Educação e Políticas Educativas)
id RCAP_5cde951bb405402f613c7786b739cc0c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/64247
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A performatividade acadêmica dos estudantes usuários da biblioteca escolar: um estudo de caso num Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do nordeste BrasileiroAcademic performativity of students users of the school library: a case study in a Federal Institute of Education, Science and Technology of northeastern BrazilBiblioteca escolarEducaçãoEscolaExcelência acadêmicaPerformatividade acadêmicaAcademic excellenceAcademic performativityEducationSchoolSchool libraryCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Sociologia da Educação e Políticas Educativas)As bibliotecas estão sendo obrigadas a se reinventarem à medida que o conteúdo se torna mais acessível via Internet, assim, o papel dessas bibliotecas se torna menos ligado a guarda dos livros e mais voltado a conectar leitores e construir conhecimentos, o que de certo modo se aproxima e potencializa a performance dos alunos. Este estudo tem como objetivo geral investigar a performatividade frente ao número de empréstimo domiciliar realizado numa biblioteca do Instituto Federal do Rio Grande do Norte e, como específicos, identificar o desempenho dos estudantes perante o empréstimo domiciliar; conhecer o perfil socioeconômico e cultural dos estudantes que utilizam efetivamente a biblioteca e verificar as motivações dos estudantes quanto ao uso da biblioteca. Para alcançar os objetivos fez-se uso de uma pesquisa de caráter exploratório para aprofundar o tema, alinhada a uma abordagem de cariz qualitativo, com recurso ao método do estudo de caso e às técnicas da análise documental e da entrevista biográfica, tendo em vista a construção de retratos sociológicos de alunos frequentadores da biblioteca. Quanto aos resultados obtidos, foi possível constatar que: i) a situação socioeconômica dos alunos, de forma geral, apresenta complexidade por suas inúmeras determinações e variáveis e que o rendimento acadêmico dos educandos investigados está acima da média exigida pela organização didática da instituição; ii) os alunos que mais requisitam livros apresentam alto desempenho acadêmico; iii) os estudantes mais performáticos fazem uso da biblioteca para realizarem pesquisa, fomentarem trabalhos acadêmicos e leituras como lazer. Por fim, sugere-se, que este estudo seja ampliado no futuro com o intuito de abranger um quantitativo maior de estudantes na perspectiva de aprofundar mais esta temática.As content becomes more accessible through the Internet, libraries are being forced to reinvent themselves, so, the role of these libraries becomes less about bookkeeping and more about connecting readers and building knowledge, which is somewhat approximates and improves student performance. This study aims to investigate the performativity regarding the number of home loans made in a library of the Federal Institute of Rio Grande do Norte and, as specifics, to identify students' performance regarding home loans; to know the socioeconomic and cultural profile of the students that effectively use the library and to verify the motivations of the students regarding the use of the library. To achieve the objectives, an exploratory research was used to deepen the theme, aligned with a qualitative approach, using the case study method and the techniques of documentary analysis and biographical interview, in view of the construction of sociological portraits of students attending the library. Regarding the results obtained, it was found that: i) the socioeconomic situation of students, in general, presents complexity due to its numerous determinations and variables and that the academic performance of the students investigated is above the average required by the didactic organization of the institution; ii) students who order the most books have high academic performance; iii) the most performing students make use of the library to conduct research, foster academic work and read as leisure. Finally, it is suggested that this study be expanded in the future in order to include a larger number of students in order to further deepen this theme.Torres, Leonor LimaUniversidade do MinhoRibeiro, Marise Lemos20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/64247por202403653info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:48:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/64247Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:46:55.405580Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A performatividade acadêmica dos estudantes usuários da biblioteca escolar: um estudo de caso num Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do nordeste Brasileiro
Academic performativity of students users of the school library: a case study in a Federal Institute of Education, Science and Technology of northeastern Brazil
title A performatividade acadêmica dos estudantes usuários da biblioteca escolar: um estudo de caso num Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do nordeste Brasileiro
spellingShingle A performatividade acadêmica dos estudantes usuários da biblioteca escolar: um estudo de caso num Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do nordeste Brasileiro
Ribeiro, Marise Lemos
Biblioteca escolar
Educação
Escola
Excelência acadêmica
Performatividade acadêmica
Academic excellence
Academic performativity
Education
School
School library
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A performatividade acadêmica dos estudantes usuários da biblioteca escolar: um estudo de caso num Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do nordeste Brasileiro
title_full A performatividade acadêmica dos estudantes usuários da biblioteca escolar: um estudo de caso num Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do nordeste Brasileiro
title_fullStr A performatividade acadêmica dos estudantes usuários da biblioteca escolar: um estudo de caso num Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do nordeste Brasileiro
title_full_unstemmed A performatividade acadêmica dos estudantes usuários da biblioteca escolar: um estudo de caso num Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do nordeste Brasileiro
title_sort A performatividade acadêmica dos estudantes usuários da biblioteca escolar: um estudo de caso num Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do nordeste Brasileiro
author Ribeiro, Marise Lemos
author_facet Ribeiro, Marise Lemos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Torres, Leonor Lima
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Marise Lemos
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Educação
Escola
Excelência acadêmica
Performatividade acadêmica
Academic excellence
Academic performativity
Education
School
School library
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Biblioteca escolar
Educação
Escola
Excelência acadêmica
Performatividade acadêmica
Academic excellence
Academic performativity
Education
School
School library
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Sociologia da Educação e Políticas Educativas)
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/64247
url http://hdl.handle.net/1822/64247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202403653
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133040922853376