Software educativo ao serviço das dificuldades específicas de aprendizagem: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/749 |
Resumo: | As dificuldades de aprendizagem são uma constante nas salas de aula, na atualidade, como é exemplo, a dislexia, assunto a explorar nesta investigação. Os professores deparam-se, cada vez mais, com alunos que apresentam diversas patologias, com as quais não sabem lidar, em muitas situações. A intervenção é, portanto, uma problemática que os professores têm de ultrapassar, para de tal forma se colmatar as dificuldades de cada aluno. É neste contexto que começaremos por explicar como funciona o cérebro de um disléxico, comparativamente com o de um normo-leitor. De seguida, teceremos algumas definições respeitantes às enumeras dificuldades de aprendizagem que envolvem, não obrigatoriamente, a dislexia. Focaremos também a nossa atenção na importância que as tecnologias de informação e comunicação apresentam para todos os indivíduos, particularmente para sujeitos com necessidades educativas especiais. Consideramos, então, as denominadas tecnologias de apoio que auxiliam aqueles que ostentam qualquer tipo de dificuldade. De forma a ilustrar melhor o nosso estudo, realizaremos um estudo de caso, no qual avaliaremos um aluno. Para tal, utilizar-se-á um software concebido especificamente para este efeito, após uma avaliação das competências do aluno. |
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Software educativo ao serviço das dificuldades específicas de aprendizagem: um estudo de casoTecnologias da informação e comunicação (TIC)FonologiaDificuldades de aprendizagem específicas (DAE)Educação especialAs dificuldades de aprendizagem são uma constante nas salas de aula, na atualidade, como é exemplo, a dislexia, assunto a explorar nesta investigação. Os professores deparam-se, cada vez mais, com alunos que apresentam diversas patologias, com as quais não sabem lidar, em muitas situações. A intervenção é, portanto, uma problemática que os professores têm de ultrapassar, para de tal forma se colmatar as dificuldades de cada aluno. É neste contexto que começaremos por explicar como funciona o cérebro de um disléxico, comparativamente com o de um normo-leitor. De seguida, teceremos algumas definições respeitantes às enumeras dificuldades de aprendizagem que envolvem, não obrigatoriamente, a dislexia. Focaremos também a nossa atenção na importância que as tecnologias de informação e comunicação apresentam para todos os indivíduos, particularmente para sujeitos com necessidades educativas especiais. Consideramos, então, as denominadas tecnologias de apoio que auxiliam aqueles que ostentam qualquer tipo de dificuldade. De forma a ilustrar melhor o nosso estudo, realizaremos um estudo de caso, no qual avaliaremos um aluno. Para tal, utilizar-se-á um software concebido especificamente para este efeito, após uma avaliação das competências do aluno.Learning difficulties are a constant in the classroom, at present, as for example, dyslexia, subject to explore in this investigation. Teachers are faced increasingly with students who have various diseases, with which one can not cope in many situations. The intervention is therefore a problem that teachers have to deal with to overcome the difficulties of each student. In this context, we begin by explaining how the brain of a dyslexic is, compared with a normal-reader. Then we write some definitions relating to its countless problems that involve learning, not necessarily, dyslexia. Moreover, we will also focus our attention on the importance of information and communication technologies to all individuals, particularly for individuals with special needs. We then consider the so-called assistive technologies that help those bearing any kind of difficulty. In order to illustrate our study, we undertake a case study in which we evaluate a student. We simply use a software designed specifically for this purpose, to assess the student is skills.2012-04-10T14:25:49Z2013-05-20T13:55:05Z2011-11-01T00:00:00Z2011-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/749porSousa, Ana Sofia Vieira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:25Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/749Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:22.183621Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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