Software educativo ao serviço das dificuldades específicas de aprendizagem: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ana Sofia Vieira de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/749
Resumo: As dificuldades de aprendizagem são uma constante nas salas de aula, na atualidade, como é exemplo, a dislexia, assunto a explorar nesta investigação. Os professores deparam-se, cada vez mais, com alunos que apresentam diversas patologias, com as quais não sabem lidar, em muitas situações. A intervenção é, portanto, uma problemática que os professores têm de ultrapassar, para de tal forma se colmatar as dificuldades de cada aluno. É neste contexto que começaremos por explicar como funciona o cérebro de um disléxico, comparativamente com o de um normo-leitor. De seguida, teceremos algumas definições respeitantes às enumeras dificuldades de aprendizagem que envolvem, não obrigatoriamente, a dislexia. Focaremos também a nossa atenção na importância que as tecnologias de informação e comunicação apresentam para todos os indivíduos, particularmente para sujeitos com necessidades educativas especiais. Consideramos, então, as denominadas tecnologias de apoio que auxiliam aqueles que ostentam qualquer tipo de dificuldade. De forma a ilustrar melhor o nosso estudo, realizaremos um estudo de caso, no qual avaliaremos um aluno. Para tal, utilizar-se-á um software concebido especificamente para este efeito, após uma avaliação das competências do aluno.
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