Internacionalização do retalho alimentar: caso pedagógico - Jerónimo Martins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Inês Dias da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/8690
Resumo: Numa altura em que a concorrência é cada vez mais intensa e o panorama económico e financeiro se retrai, existem diversas possibilidades ao dispor das empresas para lidar e suportar esta situação. No contexto atual, vários são os cenários a considerar para o desenvolvimento e expansão das empresas. A internacionalização apresenta-se como uma solução eficaz, possibilitando criar valor noutras geografias e, ao mesmo tempo, flexibilizar as empresas, tornando-as independentes do estado económico de apenas um país. Vivemos num mundo onde a globalização é a chave, não apenas para as alterações a nível económico mas também para as tendências de consumo, que são fundamentais na construção de qualquer estratégia de internacionalização, especialmente, no âmbito do retalho alimentar. As oportunidades de crescimento no setor em estudo são impulsionadas pela expansão internacional, numa tentativa de compensar o crescimento lento ou estagnado nos mercados domésticos. A concorrência, a performance e a capacidade de gestão são também indicadores que motivam as estratégias de internacionalização. Este estudo irá analisar os diferentes tipos de estratégias, com especial incidência nos formatos de investimento direto no estrangeiro, greenfield e aquisição, ambos adotados pela empresa do caso. A presente dissertação pretende definir um processo de expansão internacional nas suas várias formas e passos. Concretamente, em termos pedagógicos este é um estudo de caso que, mediante a sua análise e resolução, possibilitará tanto a alunos como a formandos a tomada de decisões conscientes e estruturadas perante a internacionalização de uma empresa.
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spelling Internacionalização do retalho alimentar: caso pedagógico - Jerónimo MartinsRetalho alimentarEstratégias de internacionalizaçãoNuma altura em que a concorrência é cada vez mais intensa e o panorama económico e financeiro se retrai, existem diversas possibilidades ao dispor das empresas para lidar e suportar esta situação. No contexto atual, vários são os cenários a considerar para o desenvolvimento e expansão das empresas. A internacionalização apresenta-se como uma solução eficaz, possibilitando criar valor noutras geografias e, ao mesmo tempo, flexibilizar as empresas, tornando-as independentes do estado económico de apenas um país. Vivemos num mundo onde a globalização é a chave, não apenas para as alterações a nível económico mas também para as tendências de consumo, que são fundamentais na construção de qualquer estratégia de internacionalização, especialmente, no âmbito do retalho alimentar. As oportunidades de crescimento no setor em estudo são impulsionadas pela expansão internacional, numa tentativa de compensar o crescimento lento ou estagnado nos mercados domésticos. A concorrência, a performance e a capacidade de gestão são também indicadores que motivam as estratégias de internacionalização. Este estudo irá analisar os diferentes tipos de estratégias, com especial incidência nos formatos de investimento direto no estrangeiro, greenfield e aquisição, ambos adotados pela empresa do caso. A presente dissertação pretende definir um processo de expansão internacional nas suas várias formas e passos. Concretamente, em termos pedagógicos este é um estudo de caso que, mediante a sua análise e resolução, possibilitará tanto a alunos como a formandos a tomada de decisões conscientes e estruturadas perante a internacionalização de uma empresa.The world economy is increasingly facing high competition levels between firms but also between countries together with an economic and finance almost global retraction context. In this particular context many options may be considered in the future of any corporation. Internationalization is one of the central solutions, giving the firm the opportunity to create value and turning business independent of just one economic state. We live nowadays in a world where globalization represents a key role, not only in economic change but also in determining consumer preferences which represents a key aspect in the constructing of any internationalization strategy in the food retail sector. Facing a slow growth or even stagnation in domestic markets, mainly in European countries, firms acting in the Food Retail sector are encouraged by international expansion to compensate this negative conjecture. Competition, performance and management skills are indicators which motivate internationalization strategy. This study will analyze different types of internationalization strategies on retail business with special focus on Greenfield Investment and Acquisition, the ones adopted by the company in the case study. This dissertation consists in a Pedagogic Case Study in Management and is divided in two parts: Case Study and Pedagogic Note subject to the internationalization options taken by a Portuguese Food Retail – Jerónimo Martins Group. This work aims to define a process of international expansion in its various forms and steps. Moreover, pedagogically it is an practical case study that allows both students and trainees to analyze and to reason in order to take conscientious and structured decisions.2015-03-27T18:07:51Z2015-06-01T00:00:00Z2015-062014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/8690TID:201031310porCosta, Inês Dias dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:39:30Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/8690Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:18:08.953742Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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