Implementação de radares fixos na cidade de Lisboa: impacto na sinistralidade rodoviária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/24753 |
Resumo: | A sinistralidade rodoviária contribui de modo significativo para o número mortes que ocorrem anualmente, em Portugal. Associada ao factor humano, a velocidade excessiva e/ou inadequada é apontada como a causa que mais se evidencia na ocorrência de acidentes rodoviários, estando também relacionada com a gravidade das suas consequências. Inúmeros estudos, apontam para o facto do controlo de velocidade contribuir decisivamente para a diminuição dos índices de sinistralidade rodoviária, pelo que nos propusemos realizar a presente Dissertação com o objectivo de verificar o impacto que esse controle pode ter. Pretendeu-se, através da análise de dados referentes à sinistralidade registada, pela Divisão de Trânsito do Comando Metropolitano de Lisboa, nas Avenidas de Ceuta, das Descobertas e Infante D. Henrique, na cidade de Lisboa, no período de 2005 a 2009, verificar o impacto dos radares fixos, instalados no ano de 2007, na sinistralidade ocorrida naquelas artérias. A análise dos dados envolveu essencialmente a utilização de estatísticas descritivas, nomeadamente frequências absolutas e frequências relativas, recorrendo para isso ao programa de tratamento estatístico, Statistical Package for the Social Sciences, na versão 18.0.0. Dos resultados obtidos, o nosso estudo permite-nos concluir que houve uma redução significativa da sinistralidade registada e uma alteração comportamental dos condutores relativamente à velocidade por eles praticada. Entendemos que o controlo efectivo da velocidade poderá contribuir de forma significativa para a melhoria da segurança rodoviária. |
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Implementação de radares fixos na cidade de Lisboa: impacto na sinistralidade rodoviáriaPolícia de Segurança PúblicaSinistralidade RodoviáriaVelocidadeGestão e Fiscalização de VelocidadeRadares FixosDomínio/Área Científica::Ciências SociaisA sinistralidade rodoviária contribui de modo significativo para o número mortes que ocorrem anualmente, em Portugal. Associada ao factor humano, a velocidade excessiva e/ou inadequada é apontada como a causa que mais se evidencia na ocorrência de acidentes rodoviários, estando também relacionada com a gravidade das suas consequências. Inúmeros estudos, apontam para o facto do controlo de velocidade contribuir decisivamente para a diminuição dos índices de sinistralidade rodoviária, pelo que nos propusemos realizar a presente Dissertação com o objectivo de verificar o impacto que esse controle pode ter. Pretendeu-se, através da análise de dados referentes à sinistralidade registada, pela Divisão de Trânsito do Comando Metropolitano de Lisboa, nas Avenidas de Ceuta, das Descobertas e Infante D. Henrique, na cidade de Lisboa, no período de 2005 a 2009, verificar o impacto dos radares fixos, instalados no ano de 2007, na sinistralidade ocorrida naquelas artérias. A análise dos dados envolveu essencialmente a utilização de estatísticas descritivas, nomeadamente frequências absolutas e frequências relativas, recorrendo para isso ao programa de tratamento estatístico, Statistical Package for the Social Sciences, na versão 18.0.0. Dos resultados obtidos, o nosso estudo permite-nos concluir que houve uma redução significativa da sinistralidade registada e uma alteração comportamental dos condutores relativamente à velocidade por eles praticada. Entendemos que o controlo efectivo da velocidade poderá contribuir de forma significativa para a melhoria da segurança rodoviária.The road accident rate contributes a significant proportion to the number of deaths that occur annually in Portugal. Associated with the human factor, speed and / or inappropriate use is identified as the most evident cause in the occurrence of road accidents. High speed is also related with the severity of the consequences. Numerous studies point to the fact that the speed control contributes decisively to reduce the rates of road accidents so we propose, for this dissertation, to ascertain the impact that this control may have. It was intended, by analyzing data on accidents registered by the «Divisão de Trânsito do Comando Metropolitano de Lisboa», in the Avenues of «Ceuta», «das Descobertas» e «Infante D. Henrique», in Lisbon, in the period 2005 to 2009, to investigate the impact of fixed cameras, installed in 2007, on accident occurred in those arteries. Data analysis involved mainly the use of descriptive statistics, including absolute frequencies and relative frequencies, making use of the statistical program Statistical Package for the Social Sciences, version 18.0.0. From our results, our study allows us to conclude that there was a significant reduction in accidents and reported behavioral change on the speed practiced by drivers. We believe that effective control of speed may contribute significantly to the improvement of road safety.Matos, Ricardo Miguel de CastroRepositório ComumMartins, Vitor Manuel de Almeida2018-11-06T11:29:17Z2011-052011-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/24753TID:201345668porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-29T12:28:15Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/24753Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:47:21.173992Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A sinistralidade rodoviária contribui de modo significativo para o número mortes que ocorrem anualmente, em Portugal. Associada ao factor humano, a velocidade excessiva e/ou inadequada é apontada como a causa que mais se evidencia na ocorrência de acidentes rodoviários, estando também relacionada com a gravidade das suas consequências. Inúmeros estudos, apontam para o facto do controlo de velocidade contribuir decisivamente para a diminuição dos índices de sinistralidade rodoviária, pelo que nos propusemos realizar a presente Dissertação com o objectivo de verificar o impacto que esse controle pode ter. Pretendeu-se, através da análise de dados referentes à sinistralidade registada, pela Divisão de Trânsito do Comando Metropolitano de Lisboa, nas Avenidas de Ceuta, das Descobertas e Infante D. Henrique, na cidade de Lisboa, no período de 2005 a 2009, verificar o impacto dos radares fixos, instalados no ano de 2007, na sinistralidade ocorrida naquelas artérias. A análise dos dados envolveu essencialmente a utilização de estatísticas descritivas, nomeadamente frequências absolutas e frequências relativas, recorrendo para isso ao programa de tratamento estatístico, Statistical Package for the Social Sciences, na versão 18.0.0. Dos resultados obtidos, o nosso estudo permite-nos concluir que houve uma redução significativa da sinistralidade registada e uma alteração comportamental dos condutores relativamente à velocidade por eles praticada. Entendemos que o controlo efectivo da velocidade poderá contribuir de forma significativa para a melhoria da segurança rodoviária. |
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