Implementação de radares fixos na cidade de Lisboa: impacto na sinistralidade rodoviária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Vitor Manuel de Almeida
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/24753
Resumo: A sinistralidade rodoviária contribui de modo significativo para o número mortes que ocorrem anualmente, em Portugal. Associada ao factor humano, a velocidade excessiva e/ou inadequada é apontada como a causa que mais se evidencia na ocorrência de acidentes rodoviários, estando também relacionada com a gravidade das suas consequências. Inúmeros estudos, apontam para o facto do controlo de velocidade contribuir decisivamente para a diminuição dos índices de sinistralidade rodoviária, pelo que nos propusemos realizar a presente Dissertação com o objectivo de verificar o impacto que esse controle pode ter. Pretendeu-se, através da análise de dados referentes à sinistralidade registada, pela Divisão de Trânsito do Comando Metropolitano de Lisboa, nas Avenidas de Ceuta, das Descobertas e Infante D. Henrique, na cidade de Lisboa, no período de 2005 a 2009, verificar o impacto dos radares fixos, instalados no ano de 2007, na sinistralidade ocorrida naquelas artérias. A análise dos dados envolveu essencialmente a utilização de estatísticas descritivas, nomeadamente frequências absolutas e frequências relativas, recorrendo para isso ao programa de tratamento estatístico, Statistical Package for the Social Sciences, na versão 18.0.0. Dos resultados obtidos, o nosso estudo permite-nos concluir que houve uma redução significativa da sinistralidade registada e uma alteração comportamental dos condutores relativamente à velocidade por eles praticada. Entendemos que o controlo efectivo da velocidade poderá contribuir de forma significativa para a melhoria da segurança rodoviária.
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