Necessidades psicopedagógicas dos alunos da Universidade de Évora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/11920 |
Resumo: | O ingresso no Ensino Superior impõe aos jovens uma série de desafios que tanto podem ser encarados como estimulantes, como contribuir para o seu insucesso e insatisfação. Nesta investigação pretendemos identificar/estudar as necessidades de apoio psicopedagógico dos alunos da Universidade de Évora. Sessenta estudantes desta instituição responderam a uma entrevista semi-estruturada, visando identificar as suas necessidades psicopedagógicas inerentes ao processo de adaptação e numa dimensão pessoal, social, académica e vocacional e de desenvolvimento de carreira. Os resultados evidenciam que as principais necessidades dos alunos prendem-se com o desconhecimento dos novos espaços, a falta de informação sobre o mercado de trabalho, a existência de factores sociais e pessoais inibidores do estabelecimento de relações interpessoais satisfatórias e do bem-estar emocional e a aquisição de competências de estudo. Os resultados são discutidos com base na revisão de literatura, em função dos objectivos delineados e visando a satisfação das necessidades referidas; ### Abstract: The entrance in Higher Education confronts the young adult with a series of challenges that can be faced as stimulating, as well as contribute to their lack of success and satisfaction. In this investigation, we intended to study the needs of psychopedagogical support of the students at University of Évora (Portugal). Sixty students were interviewed, trying to understand their psychopedagogical needs, inherent of their adaptation’s process and at personal, social, academic and vocational dimensions of their career development. The results show that the main needs of these students are the lack of knowledge of the new spaces, the lack of information about the job’s market, the existence of social and personal factors that inhibit the establishment of satisfactory interpersonal relations and of the emotional well-being and the acquisition of study competences. The results are discussed considering previous studies and the goals that were previously established, as well as intending to satisfact those needs. |
id |
RCAP_5e4305193d49520976183166d0725242 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/11920 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Necessidades psicopedagógicas dos alunos da Universidade de ÉvoraAdaptação ao ensino superiorNecessidades de apoio psicopedagógicoIntervenção psicopedagógicaHigher education's adaptationPshycopedagogical needsPshycopedagogical interventionO ingresso no Ensino Superior impõe aos jovens uma série de desafios que tanto podem ser encarados como estimulantes, como contribuir para o seu insucesso e insatisfação. Nesta investigação pretendemos identificar/estudar as necessidades de apoio psicopedagógico dos alunos da Universidade de Évora. Sessenta estudantes desta instituição responderam a uma entrevista semi-estruturada, visando identificar as suas necessidades psicopedagógicas inerentes ao processo de adaptação e numa dimensão pessoal, social, académica e vocacional e de desenvolvimento de carreira. Os resultados evidenciam que as principais necessidades dos alunos prendem-se com o desconhecimento dos novos espaços, a falta de informação sobre o mercado de trabalho, a existência de factores sociais e pessoais inibidores do estabelecimento de relações interpessoais satisfatórias e do bem-estar emocional e a aquisição de competências de estudo. Os resultados são discutidos com base na revisão de literatura, em função dos objectivos delineados e visando a satisfação das necessidades referidas; ### Abstract: The entrance in Higher Education confronts the young adult with a series of challenges that can be faced as stimulating, as well as contribute to their lack of success and satisfaction. In this investigation, we intended to study the needs of psychopedagogical support of the students at University of Évora (Portugal). Sixty students were interviewed, trying to understand their psychopedagogical needs, inherent of their adaptation’s process and at personal, social, academic and vocational dimensions of their career development. The results show that the main needs of these students are the lack of knowledge of the new spaces, the lack of information about the job’s market, the existence of social and personal factors that inhibit the establishment of satisfactory interpersonal relations and of the emotional well-being and the acquisition of study competences. The results are discussed considering previous studies and the goals that were previously established, as well as intending to satisfact those needs.Universidade de Évora2014-12-10T12:10:59Z2014-12-102011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11920http://hdl.handle.net/10174/11920porDepartamento de Psicologiateses@bib.uevora.pt681Lopes, Sílvia Serrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:56:14Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11920Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:40.014469Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Necessidades psicopedagógicas dos alunos da Universidade de Évora |
title |
Necessidades psicopedagógicas dos alunos da Universidade de Évora |
spellingShingle |
Necessidades psicopedagógicas dos alunos da Universidade de Évora Lopes, Sílvia Serra Adaptação ao ensino superior Necessidades de apoio psicopedagógico Intervenção psicopedagógica Higher education's adaptation Pshycopedagogical needs Pshycopedagogical intervention |
title_short |
Necessidades psicopedagógicas dos alunos da Universidade de Évora |
title_full |
Necessidades psicopedagógicas dos alunos da Universidade de Évora |
title_fullStr |
Necessidades psicopedagógicas dos alunos da Universidade de Évora |
title_full_unstemmed |
Necessidades psicopedagógicas dos alunos da Universidade de Évora |
title_sort |
Necessidades psicopedagógicas dos alunos da Universidade de Évora |
author |
Lopes, Sílvia Serra |
author_facet |
Lopes, Sílvia Serra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Sílvia Serra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adaptação ao ensino superior Necessidades de apoio psicopedagógico Intervenção psicopedagógica Higher education's adaptation Pshycopedagogical needs Pshycopedagogical intervention |
topic |
Adaptação ao ensino superior Necessidades de apoio psicopedagógico Intervenção psicopedagógica Higher education's adaptation Pshycopedagogical needs Pshycopedagogical intervention |
description |
O ingresso no Ensino Superior impõe aos jovens uma série de desafios que tanto podem ser encarados como estimulantes, como contribuir para o seu insucesso e insatisfação. Nesta investigação pretendemos identificar/estudar as necessidades de apoio psicopedagógico dos alunos da Universidade de Évora. Sessenta estudantes desta instituição responderam a uma entrevista semi-estruturada, visando identificar as suas necessidades psicopedagógicas inerentes ao processo de adaptação e numa dimensão pessoal, social, académica e vocacional e de desenvolvimento de carreira. Os resultados evidenciam que as principais necessidades dos alunos prendem-se com o desconhecimento dos novos espaços, a falta de informação sobre o mercado de trabalho, a existência de factores sociais e pessoais inibidores do estabelecimento de relações interpessoais satisfatórias e do bem-estar emocional e a aquisição de competências de estudo. Os resultados são discutidos com base na revisão de literatura, em função dos objectivos delineados e visando a satisfação das necessidades referidas; ### Abstract: The entrance in Higher Education confronts the young adult with a series of challenges that can be faced as stimulating, as well as contribute to their lack of success and satisfaction. In this investigation, we intended to study the needs of psychopedagogical support of the students at University of Évora (Portugal). Sixty students were interviewed, trying to understand their psychopedagogical needs, inherent of their adaptation’s process and at personal, social, academic and vocational dimensions of their career development. The results show that the main needs of these students are the lack of knowledge of the new spaces, the lack of information about the job’s market, the existence of social and personal factors that inhibit the establishment of satisfactory interpersonal relations and of the emotional well-being and the acquisition of study competences. The results are discussed considering previous studies and the goals that were previously established, as well as intending to satisfact those needs. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2014-12-10T12:10:59Z 2014-12-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/11920 http://hdl.handle.net/10174/11920 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/11920 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Psicologia teses@bib.uevora.pt 681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136541564469248 |