As possibilidades da actividade pedagógica como tratamento sócio-afectivo da criança hospitalizada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontes,Rejane de S.
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872006000100005
Resumo: Refletir sobre a atuação de professores em hospitais tem sido uma questão bastante delicada na recente, mas polémica, discussão da prática pedagógica em enfermarias pediátricas. Este trabalho busca compreender o papel da educação para a saúde da criança hospitalizada em enfermaria pediátrica, analisando a ação do professor em um hospital público (Hospital Universitário António Pedro/Niterói, RJ). A metodologia de pesquisa foi a observação participante de situações de interação criança-criança, criança-adulto e de interação da criança com o meio. As categorias de análise foram: a linguagem, o brinquedo, a emoção e o conhecimento, apoiadas nos referenciais teóricos propostos por Wallon e Vygotsky. Como a educação pode contribuir para a saúde da criança hospitalizada? A conclusão a que chego é que a educação possibilita a criança re-significar sua vida e o espaço hospitalar onde se encontra, através de uma escuta pedagógica atenta e sensível que colabora para o resgate da subjetividade e da auto-estima infantis, contribuindo assim, para o bem estar e a saúde da criança hospitalizada.
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