Vozes cruzadas: Interação e aprendizagens intergeracionais em tempo de pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722022000200214 |
Resumo: | Resumo O projeto idoSOS - intertwined voices, do Centro de Investigação em Educação e Formação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS), decorreu entre setembro de 2020 e outubro de 2021 no âmbito da criação de respostas a problemáticas decorrentes da pandemia originada pelo SARS-Cov-2. Com o objetivo de investigar estratégias intergeracionais eficazes para minorar o isolamento social da população idosa, valorizá-la e reforçar a sua capacidade de enfrentar situações de emergência, procurou-se criar vias para o diálogo e encontro entre jovens e pessoas idosas que resultassem em processos empáticos de apoio e aprendizagem mútuos. Este artigo foca-se nas metodologias e estratégias adotadas, apresentando-se também os resultados do projeto. |
id |
RCAP_5e6d0308a2de5fdc98951b4139ae1410 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2182-13722022000200214 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Vozes cruzadas: Interação e aprendizagens intergeracionais em tempo de pandemiaEmpatiaIntergeracionalidadePandemiaResumo O projeto idoSOS - intertwined voices, do Centro de Investigação em Educação e Formação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS), decorreu entre setembro de 2020 e outubro de 2021 no âmbito da criação de respostas a problemáticas decorrentes da pandemia originada pelo SARS-Cov-2. Com o objetivo de investigar estratégias intergeracionais eficazes para minorar o isolamento social da população idosa, valorizá-la e reforçar a sua capacidade de enfrentar situações de emergência, procurou-se criar vias para o diálogo e encontro entre jovens e pessoas idosas que resultassem em processos empáticos de apoio e aprendizagem mútuos. Este artigo foca-se nas metodologias e estratégias adotadas, apresentando-se também os resultados do projeto.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação2022-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722022000200214Da Investigação às Práticas v.12 n.2 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722022000200214Figueiredo,Carla CibeleAlcântara,AnaFialho,FilipeMatos,Joanainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:26:26Zoai:scielo:S2182-13722022000200214Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:31:32.684057Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vozes cruzadas: Interação e aprendizagens intergeracionais em tempo de pandemia |
title |
Vozes cruzadas: Interação e aprendizagens intergeracionais em tempo de pandemia |
spellingShingle |
Vozes cruzadas: Interação e aprendizagens intergeracionais em tempo de pandemia Figueiredo,Carla Cibele Empatia Intergeracionalidade Pandemia |
title_short |
Vozes cruzadas: Interação e aprendizagens intergeracionais em tempo de pandemia |
title_full |
Vozes cruzadas: Interação e aprendizagens intergeracionais em tempo de pandemia |
title_fullStr |
Vozes cruzadas: Interação e aprendizagens intergeracionais em tempo de pandemia |
title_full_unstemmed |
Vozes cruzadas: Interação e aprendizagens intergeracionais em tempo de pandemia |
title_sort |
Vozes cruzadas: Interação e aprendizagens intergeracionais em tempo de pandemia |
author |
Figueiredo,Carla Cibele |
author_facet |
Figueiredo,Carla Cibele Alcântara,Ana Fialho,Filipe Matos,Joana |
author_role |
author |
author2 |
Alcântara,Ana Fialho,Filipe Matos,Joana |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo,Carla Cibele Alcântara,Ana Fialho,Filipe Matos,Joana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empatia Intergeracionalidade Pandemia |
topic |
Empatia Intergeracionalidade Pandemia |
description |
Resumo O projeto idoSOS - intertwined voices, do Centro de Investigação em Educação e Formação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS), decorreu entre setembro de 2020 e outubro de 2021 no âmbito da criação de respostas a problemáticas decorrentes da pandemia originada pelo SARS-Cov-2. Com o objetivo de investigar estratégias intergeracionais eficazes para minorar o isolamento social da população idosa, valorizá-la e reforçar a sua capacidade de enfrentar situações de emergência, procurou-se criar vias para o diálogo e encontro entre jovens e pessoas idosas que resultassem em processos empáticos de apoio e aprendizagem mútuos. Este artigo foca-se nas metodologias e estratégias adotadas, apresentando-se também os resultados do projeto. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722022000200214 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722022000200214 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722022000200214 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Da Investigação às Práticas v.12 n.2 2022 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137376500449280 |