Vozes cruzadas: Interação e aprendizagens intergeracionais em tempo de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo,Carla Cibele
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Alcântara,Ana, Fialho,Filipe, Matos,Joana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722022000200214
Resumo: Resumo O projeto idoSOS - intertwined voices, do Centro de Investigação em Educação e Formação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS), decorreu entre setembro de 2020 e outubro de 2021 no âmbito da criação de respostas a problemáticas decorrentes da pandemia originada pelo SARS-Cov-2. Com o objetivo de investigar estratégias intergeracionais eficazes para minorar o isolamento social da população idosa, valorizá-la e reforçar a sua capacidade de enfrentar situações de emergência, procurou-se criar vias para o diálogo e encontro entre jovens e pessoas idosas que resultassem em processos empáticos de apoio e aprendizagem mútuos. Este artigo foca-se nas metodologias e estratégias adotadas, apresentando-se também os resultados do projeto.
id RCAP_5e6d0308a2de5fdc98951b4139ae1410
oai_identifier_str oai:scielo:S2182-13722022000200214
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Vozes cruzadas: Interação e aprendizagens intergeracionais em tempo de pandemiaEmpatiaIntergeracionalidadePandemiaResumo O projeto idoSOS - intertwined voices, do Centro de Investigação em Educação e Formação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS), decorreu entre setembro de 2020 e outubro de 2021 no âmbito da criação de respostas a problemáticas decorrentes da pandemia originada pelo SARS-Cov-2. Com o objetivo de investigar estratégias intergeracionais eficazes para minorar o isolamento social da população idosa, valorizá-la e reforçar a sua capacidade de enfrentar situações de emergência, procurou-se criar vias para o diálogo e encontro entre jovens e pessoas idosas que resultassem em processos empáticos de apoio e aprendizagem mútuos. Este artigo foca-se nas metodologias e estratégias adotadas, apresentando-se também os resultados do projeto.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação2022-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722022000200214Da Investigação às Práticas v.12 n.2 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722022000200214Figueiredo,Carla CibeleAlcântara,AnaFialho,FilipeMatos,Joanainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:26:26Zoai:scielo:S2182-13722022000200214Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:31:32.684057Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Vozes cruzadas: Interação e aprendizagens intergeracionais em tempo de pandemia
title Vozes cruzadas: Interação e aprendizagens intergeracionais em tempo de pandemia
spellingShingle Vozes cruzadas: Interação e aprendizagens intergeracionais em tempo de pandemia
Figueiredo,Carla Cibele
Empatia
Intergeracionalidade
Pandemia
title_short Vozes cruzadas: Interação e aprendizagens intergeracionais em tempo de pandemia
title_full Vozes cruzadas: Interação e aprendizagens intergeracionais em tempo de pandemia
title_fullStr Vozes cruzadas: Interação e aprendizagens intergeracionais em tempo de pandemia
title_full_unstemmed Vozes cruzadas: Interação e aprendizagens intergeracionais em tempo de pandemia
title_sort Vozes cruzadas: Interação e aprendizagens intergeracionais em tempo de pandemia
author Figueiredo,Carla Cibele
author_facet Figueiredo,Carla Cibele
Alcântara,Ana
Fialho,Filipe
Matos,Joana
author_role author
author2 Alcântara,Ana
Fialho,Filipe
Matos,Joana
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo,Carla Cibele
Alcântara,Ana
Fialho,Filipe
Matos,Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Empatia
Intergeracionalidade
Pandemia
topic Empatia
Intergeracionalidade
Pandemia
description Resumo O projeto idoSOS - intertwined voices, do Centro de Investigação em Educação e Formação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS), decorreu entre setembro de 2020 e outubro de 2021 no âmbito da criação de respostas a problemáticas decorrentes da pandemia originada pelo SARS-Cov-2. Com o objetivo de investigar estratégias intergeracionais eficazes para minorar o isolamento social da população idosa, valorizá-la e reforçar a sua capacidade de enfrentar situações de emergência, procurou-se criar vias para o diálogo e encontro entre jovens e pessoas idosas que resultassem em processos empáticos de apoio e aprendizagem mútuos. Este artigo foca-se nas metodologias e estratégias adotadas, apresentando-se também os resultados do projeto.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722022000200214
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722022000200214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722022000200214
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Da Investigação às Práticas v.12 n.2 2022
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137376500449280