O turismo e a comunicação digital: o papel da estratégia comunicacional na perceção do consumidor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/11448 |
Resumo: | A Comunicação Digital tem vindo gradualmente a ganhar valor no seio das empresas. É do conhecimento geral que atualmente o consumidor tem uma vasta oportunidade de compra, e por isso, é fundamental conseguir desempenhar a complexa tarefa de chegar diretamente ao nosso consumidor, e consequentemente satisfazê-lo. Este conceito é utilizado e trabalhado pela maioria das empresas existentes, através de ferramentas que atualmente são possíveis utilizar. Todavia, o sucesso só é notado quando a comunicação é interligada ao marketing, uma vez que ambas as atividades produzem o conteúdo que entrará em contacto direto com o consumidor, por isso são consideradas como uma “primeira imagem” da organização e o primeiro impacto é o mais importante. Tendo em conta a relevância do digital nos dias de hoje, é a partir desta realidade que surge a necessidade investigação que terá como foco a comunicação digital – uma subárea da comunicação analisar o tipo de ações e/ou práticas da comunicação digital que são aplicadas nas empresas do setor do turismo na tentativa de atingir, de forma assertiva, o consumidor. Para um diagnóstico mais eficaz, considera-se pertinente analisar este através de uma pesquisa exploratória, por meio de entrevistas semiestruturadas e inquéritos via questionário e a aplicação de instrumentos e métodos para atestar a veracidade, ou não, das hipóteses formuladas, juntamente com a revisão de literatura. Todos estes elementos vão constar, posteriormente, no trabalho final de forma a clarificar todos os pontos que sejam pertinentes. |
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O turismo e a comunicação digital: o papel da estratégia comunicacional na perceção do consumidorComunicaçãoMarketingA Comunicação Digital tem vindo gradualmente a ganhar valor no seio das empresas. É do conhecimento geral que atualmente o consumidor tem uma vasta oportunidade de compra, e por isso, é fundamental conseguir desempenhar a complexa tarefa de chegar diretamente ao nosso consumidor, e consequentemente satisfazê-lo. Este conceito é utilizado e trabalhado pela maioria das empresas existentes, através de ferramentas que atualmente são possíveis utilizar. Todavia, o sucesso só é notado quando a comunicação é interligada ao marketing, uma vez que ambas as atividades produzem o conteúdo que entrará em contacto direto com o consumidor, por isso são consideradas como uma “primeira imagem” da organização e o primeiro impacto é o mais importante. Tendo em conta a relevância do digital nos dias de hoje, é a partir desta realidade que surge a necessidade investigação que terá como foco a comunicação digital – uma subárea da comunicação analisar o tipo de ações e/ou práticas da comunicação digital que são aplicadas nas empresas do setor do turismo na tentativa de atingir, de forma assertiva, o consumidor. Para um diagnóstico mais eficaz, considera-se pertinente analisar este através de uma pesquisa exploratória, por meio de entrevistas semiestruturadas e inquéritos via questionário e a aplicação de instrumentos e métodos para atestar a veracidade, ou não, das hipóteses formuladas, juntamente com a revisão de literatura. Todos estes elementos vão constar, posteriormente, no trabalho final de forma a clarificar todos os pontos que sejam pertinentes.Digital Communication has gradually gained value within companies. It is common knowledge that consumers currently have a vast opportunity to buy, and therefore, it is essential to be able to perform the complex task of reaching our consumer directly, and consequently satisfying them. This concept is used and worked on by most existing companies, through tools that are currently possible to use. However, success is only noticed when communication is linked to marketing, since both activities produce the content that will come into direct contact with the consumer, so they are considered as a “first image” of the organization and the first impact is the most important. Taking into account the relevance of digital nowadays, it is from this reality that the need arises for research that will focus on digital communication - a subarea of communication to analyze the type of actions and/or practices of digital communication that are applied in companies in the tourism sector in an attempt to assertively reach the consumer. For a more effective diagnosis, it is considered pertinent to analyze this through an exploratory research, through semi-structured interviews and surveys via questionnaire and the application of instruments and methods to certify the veracity, or not, of the formulated hypotheses, together with the review of literature. All these elements will later appear in the final work in order to clarify all the points that are relevant.2023-03-21T12:10:28Z2022-07-04T00:00:00Z2022-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11448porCardoso, Ana Filipa de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:44:50Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11448Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:51.808848Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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