O turismo e a comunicação digital: o papel da estratégia comunicacional na perceção do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Ana Filipa de Carvalho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11448
Resumo: A Comunicação Digital tem vindo gradualmente a ganhar valor no seio das empresas. É do conhecimento geral que atualmente o consumidor tem uma vasta oportunidade de compra, e por isso, é fundamental conseguir desempenhar a complexa tarefa de chegar diretamente ao nosso consumidor, e consequentemente satisfazê-lo. Este conceito é utilizado e trabalhado pela maioria das empresas existentes, através de ferramentas que atualmente são possíveis utilizar. Todavia, o sucesso só é notado quando a comunicação é interligada ao marketing, uma vez que ambas as atividades produzem o conteúdo que entrará em contacto direto com o consumidor, por isso são consideradas como uma “primeira imagem” da organização e o primeiro impacto é o mais importante. Tendo em conta a relevância do digital nos dias de hoje, é a partir desta realidade que surge a necessidade investigação que terá como foco a comunicação digital – uma subárea da comunicação analisar o tipo de ações e/ou práticas da comunicação digital que são aplicadas nas empresas do setor do turismo na tentativa de atingir, de forma assertiva, o consumidor. Para um diagnóstico mais eficaz, considera-se pertinente analisar este através de uma pesquisa exploratória, por meio de entrevistas semiestruturadas e inquéritos via questionário e a aplicação de instrumentos e métodos para atestar a veracidade, ou não, das hipóteses formuladas, juntamente com a revisão de literatura. Todos estes elementos vão constar, posteriormente, no trabalho final de forma a clarificar todos os pontos que sejam pertinentes.
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