Comunidades de prática e aprendizagem em ambiente virtual: proposta de formação baseada na interação e colaboração em Programa de Residência Média em Anestesiologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Silvio Marcos Lima dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/27765
Resumo: Esta investigação tem por objetivo analisar a possibilidade da interação e a colaboração através de uma plataforma virtual em modalidade de b-learning, com o objetivo de potencializar a aprendizagem dos estudantes de pós-graduação em anestesiologia. O enquadramento metodológico teve um caráter misto, assentado numa abordagem qualitativa, e análise de dados quantitativos. Os instrumentos de recolha de dados foram: revisão bibliográfica, pesquisas de páginas especializadas na internet, questionários estruturados além de dados quantitativos de repositórios oficiais. Ao final do estudo ficou evidenciado pelo relato dos sujeitos da pesquisa, que os mesmos possuíam familiaridade com as tecnologias, e já faziam uso da internet para pesquisas durante a graduação, apresentando dificuldades para o manuseio de tecnologias apenas nas etapas iniciais do projeto. Apesar de serem nativos digitais, a maior parte da amostra mostrou preferência por aulas presenciais complementadas por pesquisa online. Nos registros obtidos foi demonstrada certa insegurança em expressar opiniões entre os colegas de profissão, mas concordam que o método ajudou a ampliar o conhecimento. No estudo, os alunos expressaram maior necessidade de interação por parte dos preceptores para uma maior partilha de experiências, e que os assuntos tratados na plataforma virtual esteja em concordância com a programação das aulas presenciais. Em acordo com a literatura, os resultados mostraram que a flexibilidade de acesso à plataforma no tempo e no espaço, foi uma das características positivas do método. As opiniões expressadas pelos alunos demonstraram que o método colaborativo de partilha de informações através de uma comunidade de prática e aprendizagem virtual se mostrou válido como parte do currículo da especialização em anestesiologia.
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