Comunidades de prática e aprendizagem em ambiente virtual: proposta de formação baseada na interação e colaboração em Programa de Residência Média em Anestesiologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/27765 |
Resumo: | Esta investigação tem por objetivo analisar a possibilidade da interação e a colaboração através de uma plataforma virtual em modalidade de b-learning, com o objetivo de potencializar a aprendizagem dos estudantes de pós-graduação em anestesiologia. O enquadramento metodológico teve um caráter misto, assentado numa abordagem qualitativa, e análise de dados quantitativos. Os instrumentos de recolha de dados foram: revisão bibliográfica, pesquisas de páginas especializadas na internet, questionários estruturados além de dados quantitativos de repositórios oficiais. Ao final do estudo ficou evidenciado pelo relato dos sujeitos da pesquisa, que os mesmos possuíam familiaridade com as tecnologias, e já faziam uso da internet para pesquisas durante a graduação, apresentando dificuldades para o manuseio de tecnologias apenas nas etapas iniciais do projeto. Apesar de serem nativos digitais, a maior parte da amostra mostrou preferência por aulas presenciais complementadas por pesquisa online. Nos registros obtidos foi demonstrada certa insegurança em expressar opiniões entre os colegas de profissão, mas concordam que o método ajudou a ampliar o conhecimento. No estudo, os alunos expressaram maior necessidade de interação por parte dos preceptores para uma maior partilha de experiências, e que os assuntos tratados na plataforma virtual esteja em concordância com a programação das aulas presenciais. Em acordo com a literatura, os resultados mostraram que a flexibilidade de acesso à plataforma no tempo e no espaço, foi uma das características positivas do método. As opiniões expressadas pelos alunos demonstraram que o método colaborativo de partilha de informações através de uma comunidade de prática e aprendizagem virtual se mostrou válido como parte do currículo da especialização em anestesiologia. |
id |
RCAP_5e883d4b342c8f998466d5dab38ee3e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/27765 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comunidades de prática e aprendizagem em ambiente virtual: proposta de formação baseada na interação e colaboração em Programa de Residência Média em AnestesiologiaAmbiente virtualAprendizagem colaborativaResidência médicaAnestesiologiaTecnologias da informação e comunicaçãoVirtual environmentComunidades de práticaCollaborative learningAnesthesiology residencyTechnologyInformation and communicationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoEsta investigação tem por objetivo analisar a possibilidade da interação e a colaboração através de uma plataforma virtual em modalidade de b-learning, com o objetivo de potencializar a aprendizagem dos estudantes de pós-graduação em anestesiologia. O enquadramento metodológico teve um caráter misto, assentado numa abordagem qualitativa, e análise de dados quantitativos. Os instrumentos de recolha de dados foram: revisão bibliográfica, pesquisas de páginas especializadas na internet, questionários estruturados além de dados quantitativos de repositórios oficiais. Ao final do estudo ficou evidenciado pelo relato dos sujeitos da pesquisa, que os mesmos possuíam familiaridade com as tecnologias, e já faziam uso da internet para pesquisas durante a graduação, apresentando dificuldades para o manuseio de tecnologias apenas nas etapas iniciais do projeto. Apesar de serem nativos digitais, a maior parte da amostra mostrou preferência por aulas presenciais complementadas por pesquisa online. Nos registros obtidos foi demonstrada certa insegurança em expressar opiniões entre os colegas de profissão, mas concordam que o método ajudou a ampliar o conhecimento. No estudo, os alunos expressaram maior necessidade de interação por parte dos preceptores para uma maior partilha de experiências, e que os assuntos tratados na plataforma virtual esteja em concordância com a programação das aulas presenciais. Em acordo com a literatura, os resultados mostraram que a flexibilidade de acesso à plataforma no tempo e no espaço, foi uma das características positivas do método. As opiniões expressadas pelos alunos demonstraram que o método colaborativo de partilha de informações através de uma comunidade de prática e aprendizagem virtual se mostrou válido como parte do currículo da especialização em anestesiologia.This research aims to analyze the possibility of interaction and collaboration through a virtual platform in b-learning mode, with the aim of enhancing the learning of graduate students in anesthesiology. The methodological framework had a mixed character, based on a qualitative approach, and analysis of quantitative data. The data collection instruments were: bibliographic review, specialized web page searches, structured questionnaires, and quantitative data from official repositories. At the end of the study it was evidenced by the report of the research subjects, who were familiar with the technologies, and already used the internet for research during graduation, presenting difficulties for the handling of technologies only in the initial stages of the project. Despite being digital natives, most of the sample showed preference for face-to-face classes complemented by online research. In the records obtained, a certain insecurity was expressed in expressing opinions among colleagues in the profession, but they agree that the method helped to increase the knowledge. In the study, students expressed a greater need for interaction on the part of the teachers for a greater sharing of experiences, and that the subjects treated in the virtual platform are in agreement with the programming of the classroom lessons. According to the literature, the results showed that the flexibility of access to the platform in time and space was one of the positive characteristics of the method. The opinions expressed by the students demonstrated that the collaborative method of sharing information through a community of virtual practice and learning proved valid as part of the curriculum of the specialization in anesthesiology.RUNSantos, Silvio Marcos Lima dos2018-01-08T11:51:32Z2017-11-242017-03-312017-11-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/27765TID:201776987porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:14:41Zoai:run.unl.pt:10362/27765Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:28:44.739494Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunidades de prática e aprendizagem em ambiente virtual: proposta de formação baseada na interação e colaboração em Programa de Residência Média em Anestesiologia |
title |
Comunidades de prática e aprendizagem em ambiente virtual: proposta de formação baseada na interação e colaboração em Programa de Residência Média em Anestesiologia |
spellingShingle |
Comunidades de prática e aprendizagem em ambiente virtual: proposta de formação baseada na interação e colaboração em Programa de Residência Média em Anestesiologia Santos, Silvio Marcos Lima dos Ambiente virtual Aprendizagem colaborativa Residência médica Anestesiologia Tecnologias da informação e comunicação Virtual environment Comunidades de prática Collaborative learning Anesthesiology residency Technology Information and communication Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
Comunidades de prática e aprendizagem em ambiente virtual: proposta de formação baseada na interação e colaboração em Programa de Residência Média em Anestesiologia |
title_full |
Comunidades de prática e aprendizagem em ambiente virtual: proposta de formação baseada na interação e colaboração em Programa de Residência Média em Anestesiologia |
title_fullStr |
Comunidades de prática e aprendizagem em ambiente virtual: proposta de formação baseada na interação e colaboração em Programa de Residência Média em Anestesiologia |
title_full_unstemmed |
Comunidades de prática e aprendizagem em ambiente virtual: proposta de formação baseada na interação e colaboração em Programa de Residência Média em Anestesiologia |
title_sort |
Comunidades de prática e aprendizagem em ambiente virtual: proposta de formação baseada na interação e colaboração em Programa de Residência Média em Anestesiologia |
author |
Santos, Silvio Marcos Lima dos |
author_facet |
Santos, Silvio Marcos Lima dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Silvio Marcos Lima dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente virtual Aprendizagem colaborativa Residência médica Anestesiologia Tecnologias da informação e comunicação Virtual environment Comunidades de prática Collaborative learning Anesthesiology residency Technology Information and communication Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Ambiente virtual Aprendizagem colaborativa Residência médica Anestesiologia Tecnologias da informação e comunicação Virtual environment Comunidades de prática Collaborative learning Anesthesiology residency Technology Information and communication Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
Esta investigação tem por objetivo analisar a possibilidade da interação e a colaboração através de uma plataforma virtual em modalidade de b-learning, com o objetivo de potencializar a aprendizagem dos estudantes de pós-graduação em anestesiologia. O enquadramento metodológico teve um caráter misto, assentado numa abordagem qualitativa, e análise de dados quantitativos. Os instrumentos de recolha de dados foram: revisão bibliográfica, pesquisas de páginas especializadas na internet, questionários estruturados além de dados quantitativos de repositórios oficiais. Ao final do estudo ficou evidenciado pelo relato dos sujeitos da pesquisa, que os mesmos possuíam familiaridade com as tecnologias, e já faziam uso da internet para pesquisas durante a graduação, apresentando dificuldades para o manuseio de tecnologias apenas nas etapas iniciais do projeto. Apesar de serem nativos digitais, a maior parte da amostra mostrou preferência por aulas presenciais complementadas por pesquisa online. Nos registros obtidos foi demonstrada certa insegurança em expressar opiniões entre os colegas de profissão, mas concordam que o método ajudou a ampliar o conhecimento. No estudo, os alunos expressaram maior necessidade de interação por parte dos preceptores para uma maior partilha de experiências, e que os assuntos tratados na plataforma virtual esteja em concordância com a programação das aulas presenciais. Em acordo com a literatura, os resultados mostraram que a flexibilidade de acesso à plataforma no tempo e no espaço, foi uma das características positivas do método. As opiniões expressadas pelos alunos demonstraram que o método colaborativo de partilha de informações através de uma comunidade de prática e aprendizagem virtual se mostrou válido como parte do currículo da especialização em anestesiologia. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-24 2017-03-31 2017-11-24T00:00:00Z 2018-01-08T11:51:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/27765 TID:201776987 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/27765 |
identifier_str_mv |
TID:201776987 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137912803033088 |