Relatório da disciplina de Psicologia da Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: César, Margarida
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/5701
Resumo: Relatório apresentado no âmbito do concurso para professora associada, de acordo com o estatuto da carreira docente universitária.
id RCAP_5e94f653bfaeaca0fcb54b23aad29464
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/5701
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da disciplina de Psicologia da EducaçãoPsicologia da educaçãoDesenvolvimentoAprendizagemNecessidades educativas especiaisMetodologia de investigaçãoSucesso escolarRelatório apresentado no âmbito do concurso para professora associada, de acordo com o estatuto da carreira docente universitária.O presente relatório incide sobre a disciplina de Psicologia da Educação, leccionada no Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, uma disciplina faz parte do 1º semestre, estando integrada no 4º ano do plano de estudos das Licenciaturas em Ensino da Matemática, da Física e da Química e no 3º ano das Licenciaturas em Ensino da Biologia e da Geologia, quando as referidas licenciaturas tinham uma duração de 5 anos, ou seja, até ao presente ano lectivo (2007/08). A escolha da disciplina de Psicologia da Educação para elaboração do presente relatório prende-se, essencialmente, com cinco critérios que nos pareceram relevantes: (1) é uma disciplina que leccionamos há mais de 20 anos (desde 1984/85), o que significa que temos uma margem de experiência considerável na sua leccionação; (2) por esse motivo, tivemos acesso a diversos feed-backs quanto aos impactes que teve nas práticas de muitos dos professores que a frequentaram; (3) é a única disciplina que leccionámos com carácter de continuidade (mais de dois anos lectivos) e que é de frequência obrigatória. As disciplinas de Psicologia da Educação, Interacções Sociais na Sala de Aula e Aprendizagem e Diversidade, dos Mestrados em Educação, são disciplinas de opção e que apenas leccionámos dois, três e um ano lectivo, respectivamente. As disciplinas obrigatórias do Mestrado em Educação que leccionámos, até agora, foram a de Problemas Contemporâneos de Educação, que leccionámos durante dois anos lectivos, e que já não existe nos novos planos curriculares; e Metodologia de Investigação I, que leccionámos pela primeira vez no presente ano lectivo. Assim, pareceram-nos constituir experiências docentes menos consistentes, por não darem acesso a uma reflexão e análise longitudinal, que o percurso de uma disciplina com mais de 20 anos permite construir; (4) a disciplina de Psicologia da Educação – actualmente Processo Educativo: Aprendizagem e Desenvolvimento, nos actuais Mestrados em Ensino (2º ciclo) - é uma disciplina que existe na maioria dos cursos que se inserem na formação inicial de professores, o que salienta a sua relevância para essa mesma formação; (5) é uma disciplina com diversos impactes no percurso profissional que temos vindo a desenvolver. Por exemplo, foi baseada nos conhecimentos de Psicologia da Educação que concebemos uma nova disciplina de Formação Social Cultural e Ética, transversal a todas as licenciaturas, intitulada Métodos de Estudo e de Trabalho no Ensino Superior, bem como dois livros, um destinado aos alunos e outro aos professores, de 2º e 3º ciclos do ensino básico, sobre Estudo Acompanhado (César, Rijo, Mendes, Loureiro, & Carmo, 2002/2007a, 200272007b). Foi também com base na experiência do primeiro tema explorado em Psicologia da Educação, até 2002/03, que concebemos muitas das práticas que implementámos em 2007/08, quando leccionámos a disciplina de Mestrado em Educação intitulada Metodologias de Investigação I. Foi ainda a experiência com o último tema de Psicologia da Educação, relacionado com as Necessidades Educativas Especiais, que nos levou a conceber as disciplinas de Aprendizagem e Diversidade (para o Mestrado em Educação) e de Necessidades Educativas Especiais e Processos de Ensino e de Aprendizagem (para o Mestrado em Ensino – 2º ciclo). Pelo que foi dito, esta pode ser considerada uma disciplina de charneira na prática docente que temos desenvolvido, ao longo destes mais de 20 anos, enquanto docente universitária e investigadora.Repositório da Universidade de LisboaCésar, Margarida2012-03-22T12:26:20Z2008-102008-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5701porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:47:23Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5701Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:53.722765Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da disciplina de Psicologia da Educação
title Relatório da disciplina de Psicologia da Educação
spellingShingle Relatório da disciplina de Psicologia da Educação
César, Margarida
Psicologia da educação
Desenvolvimento
Aprendizagem
Necessidades educativas especiais
Metodologia de investigação
Sucesso escolar
title_short Relatório da disciplina de Psicologia da Educação
title_full Relatório da disciplina de Psicologia da Educação
title_fullStr Relatório da disciplina de Psicologia da Educação
title_full_unstemmed Relatório da disciplina de Psicologia da Educação
title_sort Relatório da disciplina de Psicologia da Educação
author César, Margarida
author_facet César, Margarida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv César, Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia da educação
Desenvolvimento
Aprendizagem
Necessidades educativas especiais
Metodologia de investigação
Sucesso escolar
topic Psicologia da educação
Desenvolvimento
Aprendizagem
Necessidades educativas especiais
Metodologia de investigação
Sucesso escolar
description Relatório apresentado no âmbito do concurso para professora associada, de acordo com o estatuto da carreira docente universitária.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10
2008-10-01T00:00:00Z
2012-03-22T12:26:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/5701
url http://hdl.handle.net/10451/5701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134197484355584