Diversificação de estratégias para uma aprendizagem eficaz na disciplina de Economia A
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/16069 |
Resumo: | Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2014 |
id |
RCAP_5ecc473ca1997bd4e7e1ae430fae0563 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/16069 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Diversificação de estratégias para uma aprendizagem eficaz na disciplina de Economia AEconomiaEnsino-aprendizagemMotivaçãoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2014Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2014A diversificação de estratégias de ensino-aprendizagem é um tema pertinente face ao desenvolvimento e evolução do panorama educacional. Com esta investigação pretende-se compreender como a diversificação de estratégias de ensino-aprendizagem pode augurar uma aprendizagem eficaz na disciplina de Economia A. Pretendendo dar resposta à questão desta investigação, selecionou-se enquadrada no paradigma qualitativo, a metodologia investigacional do estudo de caso, uma vez que se pretende verificar, através de recurso a técnicas de recolha de dados, como o questionário, observação participante e a entrevista, se a diversificação de estratégias contribuiu para uma aprendizagem eficaz, cujos resultados obtidos são de cariz descritivo e interpretativo. O presente estudo recai sobre a diversificação de estratégias de ensinoaprendizagem aplicadas a uma turma do 10.º ano de escolaridade, na disciplina de Economia A, na qual foram implementadas as seguintes estratégias: trabalho em pares, trabalho individual, trabalho em grupo, dramatização/teatro, vídeo e Prezi. Deste modo, este estudo baseia-se numa reflexão sobre questões como a importância da aprendizagem eficaz, a interação entre ensino e aprendizagem, a interação do ensino-aprendizagem com a aplicação de diversas estratégias e a adequação das estratégias a cada turma específica, tendo sempre em mente uma aprendizagem cabal e eficaz dos conteúdos da disciplina.Teaching and learning strategies diversification is a relevant topic towards the development and evolution of the educational outlook. We aim to understand with this research, how diversification of teaching and learning strategies may predict an effective learning in the subject of Economics A. In order to respond to the question of this research,the investigational methodology case-study has been selected in line with the qualitative paradigm, since we intend to determine, by means of collective data techniques, such as questionnaire, participant observation and the interview, whether the diversification of strategies has contributed for an effective learning, whose obtained results are of descriptive and interpretive nature. The present study focus on the diversification of learning - teaching strategies applied to a 10th class of Economics, in which the following strategies have been implemented: pair work, individual work, group work, drama/theatre, video and Prezi. Therefore, this study is based upon a reflection about issues such as the importance of effective learning, the interaction between teaching and learning, the interaction of teaching and learning by applying several strategies and the appropriateness strategies to each specific class, always having in mind a thorough and effective learning of the content subject.Cerdeira, Luísa, 1956-Repositório da Universidade de LisboaSantos, Sílvia Maria Gonçalves Fernandes Nogueira, 1969-2015-02-18T10:54:56Z20142014-06-192014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/16069TID:201219387porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:03:07Zoai:repositorio.ul.pt:10451/16069Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:21.780497Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diversificação de estratégias para uma aprendizagem eficaz na disciplina de Economia A |
title |
Diversificação de estratégias para uma aprendizagem eficaz na disciplina de Economia A |
spellingShingle |
Diversificação de estratégias para uma aprendizagem eficaz na disciplina de Economia A Santos, Sílvia Maria Gonçalves Fernandes Nogueira, 1969- Economia Ensino-aprendizagem Motivação Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014 |
title_short |
Diversificação de estratégias para uma aprendizagem eficaz na disciplina de Economia A |
title_full |
Diversificação de estratégias para uma aprendizagem eficaz na disciplina de Economia A |
title_fullStr |
Diversificação de estratégias para uma aprendizagem eficaz na disciplina de Economia A |
title_full_unstemmed |
Diversificação de estratégias para uma aprendizagem eficaz na disciplina de Economia A |
title_sort |
Diversificação de estratégias para uma aprendizagem eficaz na disciplina de Economia A |
author |
Santos, Sílvia Maria Gonçalves Fernandes Nogueira, 1969- |
author_facet |
Santos, Sílvia Maria Gonçalves Fernandes Nogueira, 1969- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cerdeira, Luísa, 1956- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Sílvia Maria Gonçalves Fernandes Nogueira, 1969- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Economia Ensino-aprendizagem Motivação Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014 |
topic |
Economia Ensino-aprendizagem Motivação Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014 |
description |
Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2014 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-06-19 2014-01-01T00:00:00Z 2015-02-18T10:54:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/16069 TID:201219387 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/16069 |
identifier_str_mv |
TID:201219387 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134271218122752 |