Diversificação de estratégias para uma aprendizagem eficaz na disciplina de Economia A

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sílvia Maria Gonçalves Fernandes Nogueira, 1969-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/16069
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2014
id RCAP_5ecc473ca1997bd4e7e1ae430fae0563
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/16069
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diversificação de estratégias para uma aprendizagem eficaz na disciplina de Economia AEconomiaEnsino-aprendizagemMotivaçãoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2014Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2014A diversificação de estratégias de ensino-aprendizagem é um tema pertinente face ao desenvolvimento e evolução do panorama educacional. Com esta investigação pretende-se compreender como a diversificação de estratégias de ensino-aprendizagem pode augurar uma aprendizagem eficaz na disciplina de Economia A. Pretendendo dar resposta à questão desta investigação, selecionou-se enquadrada no paradigma qualitativo, a metodologia investigacional do estudo de caso, uma vez que se pretende verificar, através de recurso a técnicas de recolha de dados, como o questionário, observação participante e a entrevista, se a diversificação de estratégias contribuiu para uma aprendizagem eficaz, cujos resultados obtidos são de cariz descritivo e interpretativo. O presente estudo recai sobre a diversificação de estratégias de ensinoaprendizagem aplicadas a uma turma do 10.º ano de escolaridade, na disciplina de Economia A, na qual foram implementadas as seguintes estratégias: trabalho em pares, trabalho individual, trabalho em grupo, dramatização/teatro, vídeo e Prezi. Deste modo, este estudo baseia-se numa reflexão sobre questões como a importância da aprendizagem eficaz, a interação entre ensino e aprendizagem, a interação do ensino-aprendizagem com a aplicação de diversas estratégias e a adequação das estratégias a cada turma específica, tendo sempre em mente uma aprendizagem cabal e eficaz dos conteúdos da disciplina.Teaching and learning strategies diversification is a relevant topic towards the development and evolution of the educational outlook. We aim to understand with this research, how diversification of teaching and learning strategies may predict an effective learning in the subject of Economics A. In order to respond to the question of this research,the investigational methodology case-study has been selected in line with the qualitative paradigm, since we intend to determine, by means of collective data techniques, such as questionnaire, participant observation and the interview, whether the diversification of strategies has contributed for an effective learning, whose obtained results are of descriptive and interpretive nature. The present study focus on the diversification of learning - teaching strategies applied to a 10th class of Economics, in which the following strategies have been implemented: pair work, individual work, group work, drama/theatre, video and Prezi. Therefore, this study is based upon a reflection about issues such as the importance of effective learning, the interaction between teaching and learning, the interaction of teaching and learning by applying several strategies and the appropriateness strategies to each specific class, always having in mind a thorough and effective learning of the content subject.Cerdeira, Luísa, 1956-Repositório da Universidade de LisboaSantos, Sílvia Maria Gonçalves Fernandes Nogueira, 1969-2015-02-18T10:54:56Z20142014-06-192014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/16069TID:201219387porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:03:07Zoai:repositorio.ul.pt:10451/16069Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:21.780497Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diversificação de estratégias para uma aprendizagem eficaz na disciplina de Economia A
title Diversificação de estratégias para uma aprendizagem eficaz na disciplina de Economia A
spellingShingle Diversificação de estratégias para uma aprendizagem eficaz na disciplina de Economia A
Santos, Sílvia Maria Gonçalves Fernandes Nogueira, 1969-
Economia
Ensino-aprendizagem
Motivação
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
title_short Diversificação de estratégias para uma aprendizagem eficaz na disciplina de Economia A
title_full Diversificação de estratégias para uma aprendizagem eficaz na disciplina de Economia A
title_fullStr Diversificação de estratégias para uma aprendizagem eficaz na disciplina de Economia A
title_full_unstemmed Diversificação de estratégias para uma aprendizagem eficaz na disciplina de Economia A
title_sort Diversificação de estratégias para uma aprendizagem eficaz na disciplina de Economia A
author Santos, Sílvia Maria Gonçalves Fernandes Nogueira, 1969-
author_facet Santos, Sílvia Maria Gonçalves Fernandes Nogueira, 1969-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cerdeira, Luísa, 1956-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sílvia Maria Gonçalves Fernandes Nogueira, 1969-
dc.subject.por.fl_str_mv Economia
Ensino-aprendizagem
Motivação
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
topic Economia
Ensino-aprendizagem
Motivação
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-06-19
2014-01-01T00:00:00Z
2015-02-18T10:54:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/16069
TID:201219387
url http://hdl.handle.net/10451/16069
identifier_str_mv TID:201219387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134271218122752