Contribuições do aprendizado multimídia para jogos com foco nas dificuldades da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cezarotto, Matheus Araujo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Battaiola, André Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/6010
Resumo: Jogos educacionais são desenvolvidos para crianças com dificuldades de aprendizagem na matemática, com a premissa de promover ao usuário um ambiente de aprendizagem lúdico. No desenvolvimento desses jogos, um dos desafios está no balancear dos elementos referentes ao entretenimento (diversão), com os elementos instrucionais (aprendizagem). Este artigo, pelo viés do aprendizado multimídia, busca contribuições na literatura para orientar o desenvolvimento de jogos educacionais em especial na apresentação da informação, ao considerar as necessidades cognitivas e motivacionais do aprendiz. O artigo tem objetivo exploratório, natureza básica, abordagem qualitativa e como procedimento utiliza uma revisão bibliográfica narrativa. Como resultado, apresenta-se um conjunto de apontamentos para auxiliar na configuração das informações gráficas em jogos. Ademais, com base na revisão da literatura se promove uma discussão com exemplos de jogos educacionais utilizados para as dificuldades de aprendizagem da matemática.
id RCAP_5f15d48aa7a620682bb6140a69bf5372
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/6010
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contribuições do aprendizado multimídia para jogos com foco nas dificuldades da matemáticaDesign de jogosElementos gráficosMultimídiaMatemáticaAprendizagemGame DesignGraphical ElementsMultimediaMathematicsLearningJogos educacionais são desenvolvidos para crianças com dificuldades de aprendizagem na matemática, com a premissa de promover ao usuário um ambiente de aprendizagem lúdico. No desenvolvimento desses jogos, um dos desafios está no balancear dos elementos referentes ao entretenimento (diversão), com os elementos instrucionais (aprendizagem). Este artigo, pelo viés do aprendizado multimídia, busca contribuições na literatura para orientar o desenvolvimento de jogos educacionais em especial na apresentação da informação, ao considerar as necessidades cognitivas e motivacionais do aprendiz. O artigo tem objetivo exploratório, natureza básica, abordagem qualitativa e como procedimento utiliza uma revisão bibliográfica narrativa. Como resultado, apresenta-se um conjunto de apontamentos para auxiliar na configuração das informações gráficas em jogos. Ademais, com base na revisão da literatura se promove uma discussão com exemplos de jogos educacionais utilizados para as dificuldades de aprendizagem da matemática.Educational games have been developed focusing on children with mathematical learning disability, in an attempt to promote for the user’s a playful digital environment which allows the learning of specific contents. One of the challenges raised by the development of these games is finding a balance between the entertainment and the educational aspects. This study, adopting a multimedia learning perspective, aims to contribute with a guide for the educational games development, considering the learner’s cognitive and motivational necessities. The research approach is exploratory and qualitative, based on a literature review. As a result, we present a series of reflections that can guide the configuration of graphical information on educational games. Moreover, based on the literature review, we describe a discussion with some educational games focused on mathematical learning disability.Edições Universidade Fernando PessoaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaCezarotto, Matheus AraujoBattaiola, André Luiz2017-05-26T15:41:45Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6010porCibertextualidades. Porto. ISSN 1646-4435. 8 (2017) 79-92.1646-4435info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:05:25Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6010Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:42:52.623828Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições do aprendizado multimídia para jogos com foco nas dificuldades da matemática
title Contribuições do aprendizado multimídia para jogos com foco nas dificuldades da matemática
spellingShingle Contribuições do aprendizado multimídia para jogos com foco nas dificuldades da matemática
Cezarotto, Matheus Araujo
Design de jogos
Elementos gráficos
Multimídia
Matemática
Aprendizagem
Game Design
Graphical Elements
Multimedia
Mathematics
Learning
title_short Contribuições do aprendizado multimídia para jogos com foco nas dificuldades da matemática
title_full Contribuições do aprendizado multimídia para jogos com foco nas dificuldades da matemática
title_fullStr Contribuições do aprendizado multimídia para jogos com foco nas dificuldades da matemática
title_full_unstemmed Contribuições do aprendizado multimídia para jogos com foco nas dificuldades da matemática
title_sort Contribuições do aprendizado multimídia para jogos com foco nas dificuldades da matemática
author Cezarotto, Matheus Araujo
author_facet Cezarotto, Matheus Araujo
Battaiola, André Luiz
author_role author
author2 Battaiola, André Luiz
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cezarotto, Matheus Araujo
Battaiola, André Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Design de jogos
Elementos gráficos
Multimídia
Matemática
Aprendizagem
Game Design
Graphical Elements
Multimedia
Mathematics
Learning
topic Design de jogos
Elementos gráficos
Multimídia
Matemática
Aprendizagem
Game Design
Graphical Elements
Multimedia
Mathematics
Learning
description Jogos educacionais são desenvolvidos para crianças com dificuldades de aprendizagem na matemática, com a premissa de promover ao usuário um ambiente de aprendizagem lúdico. No desenvolvimento desses jogos, um dos desafios está no balancear dos elementos referentes ao entretenimento (diversão), com os elementos instrucionais (aprendizagem). Este artigo, pelo viés do aprendizado multimídia, busca contribuições na literatura para orientar o desenvolvimento de jogos educacionais em especial na apresentação da informação, ao considerar as necessidades cognitivas e motivacionais do aprendiz. O artigo tem objetivo exploratório, natureza básica, abordagem qualitativa e como procedimento utiliza uma revisão bibliográfica narrativa. Como resultado, apresenta-se um conjunto de apontamentos para auxiliar na configuração das informações gráficas em jogos. Ademais, com base na revisão da literatura se promove uma discussão com exemplos de jogos educacionais utilizados para as dificuldades de aprendizagem da matemática.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-26T15:41:45Z
2017-01-01T00:00:00Z
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/6010
url http://hdl.handle.net/10284/6010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cibertextualidades. Porto. ISSN 1646-4435. 8 (2017) 79-92.
1646-4435
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universidade Fernando Pessoa
publisher.none.fl_str_mv Edições Universidade Fernando Pessoa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130295738302464